Marcondes faz balanço positivo da temporada: “No caminho certo”

Igor Marcondes (Foto: Reprodução/Instagram)

Yokohama (Japão) – Depois de uma arrancada impressionante na gira asiática neste final de ano, o paulista Igor Marcondes encerrou a temporada com uma excelente campanha no challenger de Yokohama, no Japão, saindo do quali e alcançando a semifinal. Neste sábado, ele foi eliminado pelo local Kaichi Uchida, 288º do ranking e cabeça de chave número 8, com parciais de 6/4 e 6/2, em 1h02 de partida.

Nas últimas semanas, Marcondes se aventurou pela Ásia, onde disputou quatro torneios sobre piso duro e marcou uma excelente sequência de 17 vitórias em 19 jogos. Ele faturou dois títulos consecutivos de ITF M15 em Hua Hin, na Tailândia, depois furou o qualificatório do challenger de Kobe, no Japão, caindo na estreia da chave principal, e venceu mais dois jogos no quali e outros três na chave principal de Yokohama, alcançando sua primeira semi de nível challenger desde 2022.

Com esses resultados, o paulista de 28 anos conseguiu uma arrancada de mais de 200 posições, saltando do 613º lugar no dia 20 de outubro para o 404º posto na atualização da próxima semana. Ele tem como recorde pessoal a 258ª posição de 2022.

Vale lembrar que Igor ficou três anos afastado do circuito devido a uma suspensão por faltar a três exames antidoping no intervalo de doze meses, entre 2021 e 2022. Seu retorno às quadras aconteceu apenas em março deste ano e, desde então, faturou três títulos: além das duas conquistas citadas na Tailândia, também faturou o ITF M15 de Monastir, na Tunísia, em maio.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Diante dessa retomada na carreira, o tenista brasileiro avalia que fez um bom ano. “O balanço é bem positivo. Para quem saiu do zero e vai terminar quase no top 400, acho que está muito bom. Ganhei títulos de ITF e agora nesses últimos dois torneios, consegui jogar challengers. Eu tenho certeza que estou no caminho certo”, avaliou.

Para ele, poder disputar uma sequência grande de jogos foi importante para adquirir ritmo e confiança. Além disso, já pensa na próxima temporada. “Fiz muitos jogos o ano inteiro para ir pegando ritmo, e agora no final do ano consegui atingir todas as metas que coloquei para este ano de 2025. Estou feliz, motivado, mais ainda pelos resultados que estou obtendo e pelo jogo que estou mostrando. Ansioso pelo o que possa vir em 2026”.

Marcondes também agradeceu sua equipe técnica, família e patrocinadores, destacando que a união e esforço de todas as frentes fizeram a diferença para o seu sucesso. “Acho que é uma junção de tudo: em casa, esposa, família, os treinos com o time, fisioterapia. Todo mundo vai se ajudando.”

“Conseguimos criar de novo uma coisa muito legal, que antes da suspensão estávamos construindo também, mas teve a interrupção pela suspensão, e agora voltamos e conseguimos encaixar tudo de novo. Isso dá mais motivação e mais gás. Estou muito feliz por todos que estão ali comigo no dia a dia, me apoiando e dando suporte, e tenho certeza que eles estão bem felizes também”, acrescentou.

Subscribe
Notificar
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Guilherme ES Ribeiro
Guilherme ES Ribeiro
2 horas atrás

Ótimo ano do Marcondes realmente. Espero que continue evoluindo e entre no TOP300 em 2026. Apenas uma pequena contribuição ao texto, Uchida é 288 do mundo. 147 é seu melhor ranking

Gusmão
Gusmão
1 hora atrás

Maravilha!
Força Marcondes para a próxima temporada.

Leonel
Leonel
1 hora atrás

Mais um pra ganhar os challengers no Brasil. so dava estrangeiros.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.