Yokohama (Japão) – Chegou ao fim a campanha de Igor Marcondes no challenger de Yokohama. Vindo do qualificatório, o paulista alcançou a semifinal do torneio, mas foi superado neste sábado pelo japonês Kaichi Uchida, 147º do ranking e cabeça de chave número 8, com parciais de 6/4 e 6/2, em 1h02 de partida.
A derrota encerra a ótima participação de Marcondes em competições pela Ásia nesta reta final de temporada, com 17 vitórias em 19 jogos disputados, todos em quadras sintéticas. Ele faturou dois títulos consecutivos de ITF M15 em Hua Hin, na Tailândia, depois furou o qualificatório do challenger de Kobe, no Japão, caindo na estreia da chave principal, e agora venceu mais dois jogos no quali e outros três na chave principal de Yokohama, alcançando sua primeira semi de nível challenger desde 2022.
O brasileiro de 28 anos tem duas conquistas deste gabarito em sua carreira, conquistados em Florianópolis em 2021 e Blumeneu no ano seguinte. Na atual temporada, ele já coleciona três títulos no circuito da ITF: além da dobradinha em Hua Hin, já havia triunfado no piso duro de Monastir, na Tunísia.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Com a campanha desta semana em Yokohama, Marcondes dará um novo salto no ranking, ganhando cerca de 65 colocações. Neste momento, ele está subindo provisoriamente do 469º para o 404º posto. Ele tem como melhor marca o 258º lugar em 2022.
Algoz de Igor Marcondes na semi e do compatriota Kei Nishikori nas quartas de final, Kaichi Uchida terá um duelo nacional na decisão de domingo diante do jovem Rei Sakamoto, de apenas 19 anos e segundo principal favorito ao título, que neste sábado bateu o também local Akira Santillan com uma virada por 3/6, 6/1 e 6/3.
Tenista de 31 anos, Uchida busca o 16º título como profissional e o terceiro de nível challenger, o primeiro desde 2022. Ele, inclusive, foi campeão no Rio de Janeiro em 2021. Por sua vez, Sakamoto, que foi número 1 do mundo e campeão do Australian Open como juvenil, já tem dois troféus como profissional, ambos de challenger e sobre piso duro.
Uchida domina Marcondes
Na partida deste sábado, Igor Marcondes teve poucas chances diante de Kaichi Uchida, desperdiçando o único break-point a seu favor no quarto game do primeiro set. Por outro lado, o japonês teve dez oportunidades de quebra no jogo e converteu três.
A primeira delas veio ainda no terceiro game do set inicial, o que deu a vantagem necessária para fazer 1 a 0 no placar. Já na segunda parcial, o brasileiro sofreu duas quebras seguidas, no terceiro e quinto games, deixando sua situação muito complicada. O rival se manteve firme e concretizou a vitória com tranquilidade.












Parabéns Igor, pela campanha!! Podia pegar um voo e jogar na Austrália como SE, que tal?
SE é só para finalistas
Hoje o Marcondes não atuou tão bem, já no seu 2o game de saque foi quebrado. E o Uchida sacou muito bem.
Mas o Igor está de parabéns pela retomada brilhante da carreira. Saiu do zero no ranking para quase top 400, é um feito e tanto.
Espero vê-lo disputando algum qualy de Slam no ano que vem.
Nao tem nem muito oq lamentar hj, o adversário foi amplamente superior.. de qlqr forma, valeu muito essa gira asiática e encerrar o ano voltando a fazer uma grande campanha em nível challenger..
Achei realmente que o Igor devia ter mantido a inscrição para semana que vem no Challenger do Bahrein, é a última semana de torneios desse nível em 2025 e uma grande oportunidade pro BR encerrar o ano dentro do top 400 mas, só ele sabe as condições físicas em q se encontra..
De qlqr modo, foi uma senhora remontada na carreira apos o longuissimo afastamento, cumpriu as expectativas mais otimistas nesse retorno ate aqui.. 2026 promete!
Antes de mais nada.
Parabéns Marcondes pela boa campanha neste Challenger.
Foram pontos importantes, que elevou o ranking, e dá para entrar direto nos Challenger menores Ch 50 e em alguns Ch 75.
Sabia que a partida contra Uchida seria difícil, ele já é bem rodado, bem lembrado, ele foi campeão em um torneio no Brasil.
Sobre o Jogo, Marcondes teria que entrar com uma estratégia, e concentrar no Saque.
Uchida foi superior, jogando tranquilo, vibrando, procurou evitar os erros forçados.
A torcida encheu as arquibancadas e apoiou seu conterrâneo.
Agora, e descansar um pouco, e logo retomar os treinamentos para a próxima temporada.
Sucesso Marcondes.