Zapopan (México) – Em seu segundo compromisso no ITF J300 de Zapopan, Guto Miguel conseguiu mais uma vitória no torneio em quadras de saibro no México. Ele superou nesta quarta-feira o canadense Benjamin Azar, cabeça 14 do torneio e 136º do ranking, por 6/4, 2/6 e 7/6 (7-5).
Brasileiro mais bem colocado no ranking mundial juvenil, Guto é o principal cabeça de chave em Zapopan. O goiano de 16 anos e 14º do mundo enfrenta o colombiano Juan Miguel Bolivar, 107º colocado, em busca da semifinal.
A vaga nas quartas rende 100 pontos no ranking, com possibilidade de 140 em caso de vaga na semi. Mas isso não alteraria a posição do brasileiro no ranking. Ele só melhora com uma final, que vale 210 pontos, ou com os 300 pontos do título. O ranking considera os seis melhores resultados de simples e mais 25% da soma entre as seis melhores pontuações nas duplas.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Ter um bom ranking juvenil é importante para que os tenistas possam se beneficiar do programa de aceleração da Federação Internacional, que oferece vagas em torneios profissionais. Até por isso, o goiano também vai jogar o J500 de Mérida, também no México, na semana que vem. Os tenistas do top 20 podem receber até oito vagas em torneios challenger (nível 50 ou 75) da ATP na temporada seguinte.












Se nosso querido Brazuca Guto Miguel vencer este torneio de 300 pontos e o de 500 pontos que irá participar, ele, atual TOP 14, poderá chegar de TOP 8 até TOP 5….
Seria um feito realmente admirável de conseguir mas muito difícil. Não acho provável mas possível, sim.
Acho que o importante seria terminar top 10 para ter as vantagens nesse programa de aceleramento
Não deu sopa pro “Azar” . Vamos !
Foi mais difícil do que eu esperava. Mas Guto (2009) está nas quartas.