Brasil faz primeiros treinos em Hobart para o Play-off da Billie Jean King Cup

Domain Tennis Centre (Foto: CBT)

Hobart (Austrália) – O Brasil iniciou, nesta terça-feira, a preparação para os confrontos dos Play-offs da Billie Jean King Cup. A equipe realizou os primeiros treinos no Domain Tennis Centre, em Hobart, onde irá enfrentar Portugal e Austrália pelo Grupo E da competição. As partidas acontecem no próximo sábado e domingo, com transmissão ao vivo pela ESPN e Disney+, a partir das 22h (horário de Brasília).

Participaram dos treinamentos quatro das cinco atletas convocadas: Laura Pigossi, Ana Candiotto, Luísa Stefani e Ingrid Martins. Nauhany Silva disputou a Billie Jean King Cup Junior em Santiago (Chile) na última semana, e irá integrar a equipe a partir desta quarta-feira.

Para o capitão brasileiro Luiz Peniza, o primeiro dia de treinos é sempre importante para a competição. “Primeiro dia de treinos aqui em Hobart, com uma estrutura ótima. Tivemos um dia extremamente positivo, mesmo com as interrupções por conta das chuvas. As quadras estão ótimas. Tem um pouco de vento aqui em Hobart, mas nada que já não esperássemos. Vamos com tudo.” afirmou Peniza, capitão do time nacional na Billie Jean King Cup desde o início de 2024.

Cada confronto é composto por duas partidas de simples e uma de duplas, sempre em melhor de três sets. A equipe campeã do grupo avança para os Qualifiers de 2026, enquanto as outras duas seguem para o Grupo I Américas do ano que vem.

Grupo E

Local: Domain Tennis Centre, Hobart, Austrália

Piso: Duro outdoor

Datas

Sexta-feira, 14 de novembro – Austrália vs Portugal – 22h (Horário de Brasília)

Sábado, 15 de novembro – Brasil vs Portugal (Horário de Brasília)

Domingo, 16 de novembro – Brasil vs Austrália (Horário de Brasília)

Time Brasil

Laura Pigossi

Atual 193ª colocada no ranking de simples da WTA e 82ª em duplas, Laura possui 13 convocações e é detentora do maior número de títulos entre as convocadas. São 57 no total, sendo 12 de simples. Além dos troféus, Pigossi também entrou para a história do país nos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde faturou a medalha de bronze, nas duplas femininas, ao lado de Luisa Stefani. A tenista ainda conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-americanos de Santiago.

Ana Candiotto

Convocada pela segunda vez em sua carreira, a paulista de 21 anos acumula 14 títulos em sua carreira, sendo dois deles conquistados em 2025. Atualmente, ocupa a 461ª posição no ranking da WTA. Sua primeira convocação foi também em 2025, para o confronto diante da República Tcheca e Espanha, disputado em abril.

Nauhany Silva

Com apenas 15 anos e convocada pela primeira vez para defender o Brasil na Billie Jean King Cup, Naná ocupa atualmente a 672ª posição no ranking da WTA. Ainda vivendo a fase de transição entre o juvenil e profissional, Naná vem se destacando neste segundo semestre. Além de ter vencido sua primeira partida em um WTA 250, no SP Open, a paulista acaba de conquistar dois títulos, sendo o primeiro deles de duplas no ITF W35 de São Paulo, ao lado de Ana Candiotto e o mais recente, o W15 de São João da Boa Vista, em simples.

Luisa Stefani

Primeira mulher brasileira a entrar no Top 10 do ranking de duplas da WTA na Era Aberta, a paulista ocupa a 14ª posição e soma 13 títulos WTA, sendo sendo três WTA 1000, cinco WTA 500, dois WTA 250 e outros três WTA 125. Também conquistou a inédita medalha de bronze nos Jogos de Tóquio, ao lado de Laura Pigossi, e as medalhas de ouro e prata nas duplas feminina e mista do Pan-americanos de Santiago. Foi vice-campeã do WTA Finals na última semana, sendo a primeira brasileira a alcançar tal feito. Stefani chega à sua 12ª convocação para a Billie Jean King Cup.

Ingrid Martins

Atual número 78 do ranking de duplas da WTA, Ingrid chega para sua sexta convocação na Billie Jean King Cup, defendendo o Brasil. Em sua carreira, a carioca de 29 anos acumula 21 conquistas, sendo quatro delas em simples e outras 17 em duplas.

Luiz Peniza

Auxiliar técnico do Brasil na Billie Jean King Cup desde 2018, Luiz Peniza assumiu o comando da equipe em janeiro de 2024. É pós-graduado em treinamento esportivo de Alto rendimento e Coordenador Programa de desenvolvimento da CBT, além de ter participado da formação de diversos tenistas, como Orlando Luz, Rafael Matos e Marcelo Demoliner. Também foi o treinador de Carolina Meligeni e João Menezes.

Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.