Metz (França) – Um dos nomes da nova geração que deverá rivalizar com o carioca João Fonseca nos próximos anos, o norte-americano Learner Tien conquistou neste sábado seu primeiro título na ATP, levantando a taça no 250 de Metz ao vencer o britânico Cameron Norrie na final de canhotos, marcando parciais de 6/3, 3/6 e 7/6 (8-6).
Disputando sua segunda final de ATP na carreira, foi vice em Pequim ao perder para o italiano Jannik Sinner, o norte-americano ajudou o rival Fonseca no ranking. Ao bater Norrie na decisão, ele impediu que o britânico superasse o brasileiro, que assim garantiu a permanência na 24ª posição e terminará o ano com a melhor colocação da carreira.
Vice-campeão também no ano passado, Norrie irá se manter no 27º lugar e vai receber 52.890 euros de premiação, ao passo que Tien subirá 10 colocações com a maior conquista da carreira até então e será o 28º do mundo na próxima segunda-feira, batendo seu recorde pessoal que era o 36º posto alcançado em setembro. Ele levará para casa um prêmio de 90.675 euros.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Tien controlou bem o primeiro set, principalmente graças a uma quebra obtida no quarto game. O norte-americano administrou bem a vantagem até a reta final e só foi ter mais trabalho sacando para fechar, quando encarou seu primeiro break-point na partida, que conseguiu salvar para em seguida fechar no primeiro set-point.
A história foi parecida na segunda parcial, outra que acabou definida no detalhe, novamente com a definição acontecendo no quarto game, que foi muito disputado e longo, com Norrie precisando de seis break-points para converter um. Depois disso, ele confirmou os serviços que precisava e empatou o jogo.
O set decisivo foi de oscilações e decisão no tiebreak. Tien largou na frente, fez 4/1 e poderia ter ampliado a vantagem se tivesse aproveitado um dos dois break-points que teve no sexto game. Norrie fez o rival pagar caro e na sequência devolveu o break. Sem novas quebras, veio o desempate final, em que o norte-americano reverteu o placar de 1-5 para marcar 8-6 e ficar com o título.












Estou impressionado com o mental to Learner. Teve tudo para liquidar o terceiro set com uma quebra de vantagem e um 15/40 que devolveu segundo servico na rede. Dai o veterano fez aces e quebrou em seguida. Naquela altura em vez de 5/2 estava 4/4. Dei como jogo perdido. Que nada, o rapaz voltou a subir o nivel levou para o tibreak e ai se perdeu por um momento, que pode ser fatal. O veterano abriu 5/1 e serviu para fazer 6/1. Nao fez. Dai o Learner voltou para ganhar e ajudar nosso Jao. Como ja’ disse aqui antes, mal posso esperar para ver eles dois disputando titulos. Continuo nos meu sonhos com o Carioca.
O site Live da ATP esta mostrando Learner Tien subindo para 28.
Primeiro título do Tien. E na verdade, apesar da matéria falar que ele ficaria como 31 do mundo, Tien deve entrar no TOP30, como 28 do mundo, tornando-se o 86º americano TOP30 de simples masculino desde a criação do ranking em 1973, e apenas o 2º do mundo da geração 2005, depois do tcheco Jakub Mensik
Lembrando que João é de agosto de 2006 e já foi confirmado como 24° ao final de 2025. Mas, não pode falar que é fenômeno, que fere hater.
Exato. Mas o cara que jogou uma penca de Torneios, e devido a ” falta de ritmo” do Brasileiro, levaria grande vantagem ao Final da Temporada, atingiu o TOP 28 e somente agora na boca dos 20 anos ( 02/12 ) , leva seu primeiro ATP. JF atual TOP 24 , levou seu primeiro ATP 500 e de quebra 3 x 0 no confronto direto. Abs !
Ambos atrás de João Fonseca (neste quesito precocidade) que é de 2006 e já é Top 30! Mais uma vez vemos a precocidade do João! Campeão do NextGen, Campeão de ATP 250 e 500, sem forçar muito e jogar tudo…
Grandissima temporada do Tien hein.. assim como o Fonseca, começou o ano fora do top 100 e vai terminar entre os 32 cabeças de chave pro AOpen.. chama a atenção como, apesar dos estilos de jogo diametralmente opostos, os dois vêm subindo juntos desde o juvenil, sempre se mantendo muito próximos um do outro no ranking… grandes expectativas para vermos até onde ambos chegarão ja em 2026.
Tien vai para 28 do mundo.
Esse garoto é muito habilidoso. Ele não tem a potência e imposição do Fonseca, mas seu jogo é mais variado, com spins e angulações surreais. Teve 10 vitórias a mais que o Fonseca em nível ATP, ganhando de jogadores top como Medvedev e Zverev e tendo experiências que Fonseca não teve, como enfrentar Djokovic e o Sinner numa final de ATP 500. Terminou o ano atrás no ranking e com um título de ATP a menos, mas com uma base de experiência maior. Será muito interessante ver o desenvolvimento paralelo dos dois em 2026.
Lembrando que o Norrie bateu Alcaraz dias atrás! Ou seja, esse Tien joga demais!!!