Riad (Arábia Saudita) – A paulista Luísa Stefani segue fazendo história ao lado da húngara Timea Babos no WTA Finals. Depois de se tornar a primeira brasileira nas semifinais do torneio, nesta sexta-feira ela foi mais longe e se classificou para a decisão, batendo a taiwanesa Su-Wei Hsieh e a letã Jelena Ostapenko por 6/4 e 7/6 (7-5).
Depois de conquistar, ao lado da paulista Laura Pigossi, a primeira medalha olímpica do tênis nacional, Stefani tenta se tornar a primeira brasileira campeã do WTA Finals. Ela e Babos esperam na final pelas vencedoras do duelo entre Katerina Siniakova/Taylor Townsend e Veronika Kudermetova/Elise Mertens.
Stefani se junta a um seleto grupo de brasileiros com final no torneio que reúne os melhores da temporada. Na WTA ela é a única até então a alcançar este feito, ao passo que na ATP tivemos a conquista de Gustavo Kuerten em simples (2000) e os dois vices de Marcelo Melo nas duplas (2014 com Ivan Dodig e 2017 com Lukasz Kubot).
Classificadas em segundo lugar no seu grupo, a paulista e a húngara pegaram na semi as invictas Hsieh e Ostapenko, que venceram todas as partidas que disputaram na primeira fase e perderam apenas um set nos três jogos.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Na primeira semi do dia, porém, a taiwanesa e a letã acabaram saindo atrás e perderam o primeiro set, no qual chegaram a ter quebra de vantagem. Depois de perder quatro break-points no game inicial, Hsieh e Ostapenko conseguiram bater o saque de Luisa e Timea no terceiro e abriram 3/1 no placar.
Só que a brasileira e a húngara não abaixaram a cabeça e já no sexto game devolveram o break. No décimo, Stefani e Babos voltaram a ser ameaçadas e salvaram novo break-point, respondendo a altura com uma quebra decisiva em seguida para fechar a parcial.
A história meio que se repetiu no segundo set, novamente com Hsieh e Ostapenko saindo na frente para marcar 4/2. Novamente, a paulista e a húngara correram atrás do prejuízo, devolveram o break no oitavo e no décimo tiveram seus dois primeiros match-points. Porém, a vitória veio um pouco depois, quando faturaram o tiebreak.
Se para Stefani será a primeira final de WTA Finals, fazendo sua estreia na competição neste ano, Babos já foi tricampeã do evento, vencendo em 2017 com a tcheca Andrea Hlavackova e em 2018 e 2019 com a francesa Kristina Mladenovic.












Extraordinário,simplesmente fantástico
Sensacional
A Luisa começou muito nervosa, mas recuperou-se muito bem, enquanto a Timea, além de não perder nenhum serviço, acho, jogou muito. Apenas errou no final, mas não comprometeu. A Ostapenko foi o ponto de desequilíbrio da outra dupla, mas o que vale é a vitória espetacular da dupla, que não é a favorita pra final, mas precisa melhorar um pouco a devolução da Luísa. Vamo que vamos!!!!!
Ostapenko vai lá só pra catar o cheque que for possível e voltar pra casa o quanto antes melhor. Nesse jogo estava cansada logo cedo e com a movimentação toda comprometida, não dava pra Su-Wei fazer tudo sozinha. Já a Luiza, jogando com 0,0001 de poder ofensivo, feliz em só passar a bola para o outro lado e deixando sempre pra Babos (que estava visivelmente cansada no final também) finalizar. Chaveamento ajudou com certeza.
Parabéns para a dupla e pêsames para a ESPN!
Todo castigo pra ESPN é pouco!
Fantástico,sensacional,parabéns Luísa
A Stefani não joga sozinha, parabéns para Babos também.
Muito bem lembrado, merece também todos os parabéns por esse resultado excepcional
Que venha o título
Um dia de muita tristeza e amargura pra uma galera. E um dia de muita alegria, pra quem torce pelos tenistas esforçados, aguerridos, que deixam tudo em quadra. A Luisa merecia demais fazer historia. Agora na final vão jogar como franco atiradoras, se o título vier melhor ainda…..
Que resultado fantástico da Luisa. Fazendo história. Parabéns pra ela e pra Babos.
Fantástico!!!
Arrogância não leva a nada de bom, não é Ostapenko?
Agora na final, Luísa e Babos podem conseguir a revanche contra a única dupla que não venceram e que perderam nesse Finals.
Mas, quem sabe não dá Mertens/Kudermetova? Seria muito bom!
Força pra elas. Todas as honras a brasileira, principalmente, já faz por merecer. O que vier será lucro. Mas certamente virá porque a vitória segue os humildes.
Caracas!
Top demais!
Guerreira merecedora.
Fantastic!! Congratulations!
Fantástico resultado! Agora bora pelo título e uma premiação bem bacana! Parabéns Lu!
PArabéns, merecido pra dupla, que tenis maravilhoso jogando essa dupla.Stefani se não fosse a contusão do joelho, já estaria em final ou até campeã, mas tudo ao seu tempo. O tenis brasileiro mostrando uma nova era… 2026, 27, 28… teremos mais
Acho também. Está nascendo novo momento para o tênis Brasileiro, que deverá passar por um boom imenso, sobretudo com o João e a Nauhany. Mas, 2026 ainda será esse tic-tac terrível antes da explosão.
Alguém sabe quanto que já garantiu em $$$.
Stefanini garantindo a aposentadoria. Merecidissimo. Ela é uma menina maravilhosa e uma tenista muito aguerrida.
Uma pena que ela não tenha tanta mídia igual Bia e João que, por serem de simples, aparecem mais.
Stefani, Stefanini era um jurado de alguma coisa ..
Que espetáculo da Luísa Stefani!!! Sem palavras, só aplausos!!!
Muito bom, parabéns a dupla que teve grande atuação hoje e boa sorte para a final.
A Babos foi a protagonista novamente. Deixem de pachecada! A húngara joga muito!
Concordo plenamente. Reverteu um 0/40, na raça!!!
A Timea tá jogando demais.
Uma grande vitória! As meninas foram resilientes e mereceram ganhar, mesmo com todas as dificuldades inerentes ao jogo.
Foco total na finalíssima e torço por mais um título de Finals para o Brasil.
Que lindas! Parabéns, garotas! Força na final!
Jogos em que Timea e Luísa atuaram com garra, técnica e muita luta.
Super merecedoras!
Vencer é bom. Vencer a Ostapenko é bom demais.
tiebriek parecia que seria fácil,quase que deu ruim,mas jogaram muito
o título vem
Exatamente. 5 a 2, perderam a vantagem, mas aí …. a Ostra entregou o jogo, e ficou muito emburrada!!!
coisa linda. cuhuuuuuuuuuul! só faltou a matéria dizer quantos pontos, quantos dólares e quantas posições ela já conseguiu com a final!
É agora que a cobra vai fumar.
Por favor, pessoal, a Stefani não joga sozinha – aplaudam a Babos também.
Pra quem está perguntando Luisa e Babos dividem:
140 mil dólares da participação. +
144 mil doláres (72 pra cada vitória da fase de grupos) +
257 mil dólares pela vitória da semi.
Dá USD 270k pra cada até agora.
Se forem campeãs dividem mais USD 524K.
Quanto aos pontos, ganharam 800 pontos até agora podendo ganhar mais 500 se campeãs.
Parabéns à dupla! Vamos, Luisa! Mas vou dizer uma coisa: a Babos está jogando muiiiiitooo!!!
Que jogo, e que atuação espetacular das duas, Stefani brilhando no saque e na rede, Babos magistral nas devoluções e trocas de bolas frequentes, sem contar os aces em momentos importantes! Não sei vocês, mas não estou com saudades da Dabrowski, acho que a química entre essa dupla tá realmente incrível e fazem por merecer os resultados. Com essa confiança, podem sim ousar levar a taça na final, porque não? Torço muito por isso! Bora time húngaro-brasileiro!
Que final de ano sensacional para o tenis brasileiro. Stefanini você é incrível. Parabéns
Maravilha!!!!!
Elas conquistaram várias coisas:
Tem mais pessoas vendo os jogos de duplas !!!!
Mais pessoas aprendendo a gostar das duplas!!!!!!
E a ESPN vai transmitia a final depois da falha em não ter transmitido desde o começo!!!!!!
Parabéns Luísa e Timea !!
Duas guerreiras
Força e boa sorte amanhã!!