Riad (Arábia Saudita) – No jogo que encerrou a fase de grupos do WTA Finals, Aryna Sabalenka manteve a invencibilidade na competição e garantiu a primeira posição do Grupo Steffi Graf. A número 1 do mundo superou a norte-americana Coco Gauff por 7/6 (7-5) e 6/2 em 1h28 de partida.
Este foi o 12º encontro entre Sabalenka e Gauff no circuito, agora com seis vitórias para cada lado. Elas não se enfrentavam desde a final de Roland Garros, com vitória da norte-americana em três sets. Atual campeã no Finals, Gauff está eliminada da competição, enquanto Jessica Pegula ficou com a segunda vaga do grupo.
Em sua quinta participação no Finals, Sabalenka ainda busca um título inédito. A bielorrussa de 27 anos foi vice em 2022, superada pela francesa Caroline Garcia na decisão. Nos dois últimos anos, perdeu nas semifinais para Iga Swiatek em 2023 e Coco Gauff no ano passado, duas últimas campeãs do torneio.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A adversária de Sabalenka na semifinal desta sexta-feira será a norte-americana Amanda Anisimova, segunda colocada no Grupo Serena Williams e estreante no Finals. A número 1 do mundo venceu o duelo mais recente na final do US Open, mas a norte-americana lidera o histórico por 6 a 4 e venceu na semifinal de Wimbledon.
Undefeated in the Stefanie Graf Group 💪@SabalenkaA defeats Gauff 7-6, 6-2 and books her ticket to the semifinals.#WTAFinalsRiyadh pic.twitter.com/NCOllsRcuy
— wta (@WTA) November 6, 2025
A outra semifinal será entre a cazaque Elena Rybakina, também invicta em Riad, contra Pegula. A jogadora dos Estados Unidos lidera o histórico de confrontos por 3 a 1. Enquanto Rybakina faz sua melhor campanha em três participações, Pegula foi vice há duas temporadas.
Virada no primeiro set e domínio no segundo
Com a vitória de Jessica Pegula por 2 a 0 contra Jasmine Paolini no início da programação, Gauff entrou em quadra sabendo que seria necessário vencer Sabalenka por 2 a 0 para se classificar sem maiores riscos, já que uma vitória por 2 a 1 provavelmente a colocaria em um cenário desfavorável com as duas principais concorrentes pelo percentual de games vencidos na semana.
Leaving it all on court 😤@SabalenkaA takes the first set 7-6(5) over Gauff.#WTAFinalsRiyadh pic.twitter.com/8PANYPuKKr
— wta (@WTA) November 6, 2025
A norte-americana teve um bom início de partida, foi a primeira a quebrar para sair vencendo por 2/0 e chegou a liderar o primeiro set por 4/2. Sabalenka ainda salvou três break-points no sétimo game, um deles com uma ace, para se manter próxima no placar. Ainda assim, chegou a estar perdendo por 5/3, mas só devolveu a quebra quando a norte-americana sacava para o set. Durante o tiebreak, Gauff também esteve à frente no placar, mas Sabalenka encaixou dois ótimos saques e contou com uma dupla falta da norte-americana no 5-5 para passar à frente e vencer a parcial.
Sabalenka soube aproveitar o bom momento no segundo set, enquanto Gauff perdia confiança e intensidade. A número 1 do mundo conseguiu duas quebras seguidas e saiu vencendo por 4/0. Ainda que a atual campeã tenha diminuído a diferença, a bielorrussa se manteve à frente no placar e ainda voltou a quebrar para definir a partida em sets diretos. Sabalenka liderou a estatística de winners por 14 a1 3 e cometeu 30 erros nã0-forçados contra 44 de Gauff, que também fez seis duplas faltas, permitindo cinco quebras de serviço.












Vitória esperada da gladiadora Sabalenka, a melhor tenista WTA da atualidade. Agora a semi contra Anisimova. Minha aposta é na Vitória da Anisimova e final contra Rybakina.
O primeiro set delas foi um grande jogo e vi que a Gauff deu tudo ali porque sabia que o primeiro set valia muito para classificar, mas depois que perdeu parece que desanimou e assim foi perdendo intensidade. É difícil ganhar da Gauff por isso que a Sabalenka tem equilíbrio contra ela, agora este WTA finals parece que é o mais disputado dos últimos 5 anos, pois vejo que qualquer uma das 4 restantes pode vencer, pois acho que o fator emocional delas pode definir porque o equilíbrio está bom entre elas, claro não imaginaria que a acomodada Ribakina teria este desempenho devido o péssimo primeiro semestre dela, aliás, ainda afirmo porque ela não chegou em nenhuma final de torneio grande este ano, tem está chance agora neste finals.
Sim a Gauff é uma tenista competitiva e com disputas equilibradas com a Sabalenka. Em relação a Rybakina, ela teve esses problemas com o técnico e pessoais no primeiro semestre. Em paralelo, a Madison Keys fez um primeiro quadrimestre excelente e depois desandou. No feminino, questões emocionais pesam.muito no rendimento das atletas.
Vamooos, Queen! Fechar o ano com chave de ouro e já entrar na próxima temporada com a confiança estratosférica ❤️
Sabalenka está muito a frente das demais. Um ano excepcional da bielorussa.
Vou torcer pra Sabalenka e Rybakina as duas as duas vai dar uma final mais disputada,
Parabéns Aryna Sabalenka pela vitória e classificação para a semifinal. É a rainha atual do tênis feminino com todos os méritos. Se conseguir se manter saudável, tem tudo para conquistar muitos títulos importantes ainda na carreira, porque evoluiu o seu tênis, amadureceu e se fortaleceu mentalmente.
Coco e Iga fora! O tênis agradece!! Saba, Rimáquina e Anisimova, quem levar o título está em boas mãos!
Gosto da Sabalenka e sempre torço por ela. Agora com Coco e Iga fora, não vou ficar muito aborrecido se ela nao levar título.
Jogo tecnicamente muito fraco, com muitos erros não forçados.
Gauf não tem potência nenhuma no saque, mesmo variando, não consegue uma segunda bola que possa colocar Sabalenka em apuros, deixou o primeiro set escapar.
Sabalenka no velho e bom estilo “marretada”, errou bastante, mesmo assim continuou agressiva, já que as bolas de Gauf estavam “devagar”.
Vou te dizer sem saudosismo…….sinto saudades do tênis feminino dos anos 2000 até 2015 que acompanhei de perto, mas é o que temos no momento.