Riad (Arábia Saudita) – No jogo que abriu a segunda rodada do WTA Finals, Elena Rybakina conseguiu mais uma vitória em Riad e está muito perto da classificação para a semifinal do torneio entre as oito melhores da temporada. A cazaque virou o jogo contra Iga Swiatek, marcando as parciais de 3/6, 6/1 e 6/0 em 1h37 de partida.
Rybakina tem a chance de garantir seu lugar na semi ainda nesta segunda-feira e até mesmo assegurar o primeiro lugar no Grupo Serena Williams em Riad. Para isso, basta que Amanda Anisimova vença Madison Keys por qualquer placar no segundo jogo do dia. Nesse cenário, Anisimova e Swiatek fariam um confronto direto pela segunda vaga.
Esta foi a quinta vitória de Rybakina no equilibrado histórico de 11 jogos contra Swiatek, sendo que neste ano a polonesa havia vencido quatro vezes, na United Cup, em Doha, Roland Garros e Cincinnati. A cazaque não vencia a rival desde o ano passado, em Stuttgart.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Campeã do Finals em 2023, quando o evento foi disputado no México, Swiatek tenta evitar a segunda eliminação consecutiva na fase de grupos. Ano passado, a polonesa venceu seus jogos contra Barbora Krejcikova e Daria Kasatkina, mas ficou em terceiro lugar na chave por conta do saldo de sets, em que Krejcikova e a norte-americana Coco Gauff se classificaram, com título da norte-americana.
An absolute comeback! @lenarybakina grabs her first win of the year over Swiatek 3-6, 6-1, 6-0. #WTAFinalsRiyadh pic.twitter.com/DMclMlJwOP
— wta (@WTA) November 3, 2025
O início de partida foi bom para Swiatek, que salvou break-point no game de abertura e quebrou na sequência. A polonesa abriu 3/0 e teve mais chances de quebra. Embora não tenha ampliado a diferença, ela não teria o saque ameaçado até o fim do set. Rybakina tinha o dobro de winners, 10 a 5, mas cometeu 17 erros não-forçados.
Rybakina reagiu cedo no segundo set e logo abriu 3/0. A cazaque não enfrentou break-points e cedeu apenas 6 pontos em seus games de serviço. Desta vez foi Swiatek quem errou demais, 19 vezes no set, especialmente em devoluções de segundo serviço que poderiam reequilibrar o set.
Já no último set, Rybakina continuou sacando muito bem, fez três aces e só perdeu três pontos nos games de serviço. Swiatek seguia com dificuldades para manter o saque e cometendo muitos erros não-forçados, permitindo três novas quebras. A cazaque fez quase o dobro de winners, 20 a 12, e cometeu 34 erros contra 42 da polonesa.
								

											
								








O treinador controverso faz muito bem pra cazaque! O nível que ela tá apresentando é de número 1
Melhorou substancialmente. Mas o caso dela com o treinador é de amor e ódio.
Show, se continuar nessa firmeza vai ser ou continuar a ser osso duríssimo de roer ! Rybakina em dia, é um verdadeiro problemaço !
Eu aposto até que vai ser campeã do Finals. Começou o ano mal , mas chegou neste momento final da temporada com um jogo mais consistente.
Rybakina venceu 12 do 13 últimos games, sendo nove consecutivos. Incrível!!!
Elena muito linda e muito perigosa, no bom sentido, obviamente.
Estou chocado, Swiatek 42 erros não forçados! A principal característica de Swiatek era o baixo número de erros, mas esse ano está completamente o contrário, vem perdendo vários jogos por causa do número altíssimo de erros não forçados… Sinceramente, esperava mais desse técnico. O saque da Iga melhorou, mas ainda sim continua bem oscilante em alguns torneios. E em matéria de variação, não houve nenhuma mudança significativa. Swiatek continua sem fazer um drop shot, um voleio! Se não evoluir nestes aspectos fica difícil recuperar o número 1
Swiatek está muito irregular, e conforme frisado muitos dos seus fundamentos em certas partidas simplesmente são inexistentes.
A Rybakina é uma excelente tenista com potencial de ser tornar número um. Acredito que ainda falte a ela mais regularidade e uma força mental que eleve o seu nível nos grandes jogos.
Essa polonesa vai se casar com um borracheiro. Vai gostar de pneu assim na Lego. Quando não dá, ganha.
kkkk… boa essa! metáfora excelente… rsrs
Adoro saborear derrotas de esportistas arrogantes como Iga Swiatek! Virada maravilhosa
Eu também Danilo, rsrs, Rybakina é excelente é fria sabe esperar o momento oportuno. Grande rainha do gelo
A campeã voltou. Rybakina X Sabalenka deve ser a final.
mas tem que avisar isso à sempre consistente da Pegula… rsrs
Eitaaaa!
Sonoro 6×1, 6×0. Será que deu tempo da Iga ou sua equipe anotarem a placa?