Riad (Arábia Saudita) – Disputando seu primeiro WTA Finals, a paulista Luisa Stefani estreou com derrota na competição que reúne as oito melhores duplas da temporada. Ela e a húngara Timea Babos enfrentaram logo de cara a segunda principal parceria do ano, formada pela tcheca Katerina Siniakova e a norte-americana Taylor Townsend, e foram superadas pelo placar de 6/2, 3/6 e 10-6, em 1h27 de partida.
Com o resultado, Stefani e Babos terão a chance de recuperação na próxima terça-feira, quando enfrentam as russas Mirra Andreeva e Diana Shnaider, que mais cedo perderam em sets diretos para a canadense Gabriela Dabrowski e a neozelandesa Erin Routliffe.
Uma vitória poderá colocar a brasileira e a húngara de volta na briga por uma vaga na semifinal do torneio, enquanto nova derrota pode significar a eliminação precoce ou ao menos complicar bastante a situação no grupo Liezel Huber.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Luisa Stefani é apenas a segunda brasileira da história a participar do WTA Finals, repetindo o feito de Beatriz Haddad Maia em 2022. Naquele ano, Bia formou a sétima melhor dupla da temporada com a cazaque Anna Danilina e conseguiu uma classificação inédita para o país. No entanto, a canhota paulista acabou eliminada na fase de grupos, com duas derrotas e uma vitória.
Stefani e Babos esboçam virada, mas ficam no quase
Campeãs de Dubai e do Australian Open, além de vice-campeãs no US Open, Katerina Siniakova e Taylor Townsend não demoraram a justificar o status de uma das parcerias mais temidas do circuito nesta temporada. Desde o início, a dupla impôs um ritmo intenso e se destacou pela consistência, aproveitando as brechas concedidas por Luisa Stefani e Timea Babos.
A primeira quebra da partida veio logo no terceiro game, no saque da brasileira. Em ponto decisivo, Siniakova acertou uma devolução cruzada no pé de Luisa, abrindo vantagem para a parceria tcheco-americana. No sexto game, Stefani e Babos tiveram duas oportunidades de devolver a quebra, mas Siniakova foi precisa ao fechar duas vezes a rede após a devolução da húngara, garantindo o serviço de Townsend. Para piorar o cenário, Stefani acabou quebrada novamente, e as adversárias fecharam a primeira parcial em seguida.
O segundo set começou com novo revés para a brasileira, que teve o saque quebrado pela terceira vez, no terceiro game. A reação, no entanto, veio no sexto game: Stefani e Babos conseguiram pela primeira vez uma quebra de serviço e empataram em 3/3. A recuperação deu novo fôlego à dupla. Luisa confirmou seu saque pela primeira vez na partida, e a virada no placar elevou a confiança. Na sequência, elas conquistaram mais uma quebra para abrir 5/3. Sacando com Babos, a parceria selou a parcial e levou a definição do jogo para o match-tiebreak.
A série decisiva começou equilibrada, com as duas duplas trocando pontos até o 4-3 a favor da brasileira e da húngara. A partir daí, porém, uma combinação de erros de um lado somada à eficiência das adversárias do outro, mudou completamente o panorama. Siniakova e Townsend venceram seis pontos consecutivos e abriram larga vantagem, chegando a múltiplos match-points.
Stefani e Babos ainda salvaram dois, mostrando resistência, mas a desvantagem era grande demais para reverter. O desfecho veio com um excelente saque aberto de Townsend, que a húngara não conseguiu devolver, selando a vitória da dupla tcheco-americana.
Mission accomplished! 💪
Siniakova/Townsend defeats Babos/Stefani 6-2, 3-6, 6-10. #WTAFinalsRiyadh pic.twitter.com/0Vf5vx6dI9
— wta (@WTA) November 2, 2025














Adoro a Luísa e torço sempre por ela, mas ela não mata os voleios, todo voleio dela volta.
Todo? Todo voleio volta? 100% deles?
Elas jogaram abaixo eu achei, apesar da dupla adversária ser muuuuito boa.
A Timea jogou muito abaixo , ela é ótima no fundo e hoje não conseguiu repetir suas atuações.
Concordo com a observação , que a Luísa precisa ser mais efetiva nos seus voleios.
Torcendo muuuuito
Era complicado mesmo,mas valeu,levou ao 3⁰ set e não fez feio na estréia
Vamos com tudo para os outros jogosnda chave
As duas quebras no primeiro set foram os saques da Luisa. Os voleios sao muito fraquinhos, e vi ela errar bolas fáceis na rede. Isto é, nao gostei. A Babos tb nao ajudou muito.
Resultado absolutamente normal. Siniakova/Townsend constituem uma dupla fortíssima. A briga será pela segunda vaga.
A chave em que cairam foi péssima. Chave da morte!