ITF Junior Finals define grupos e começa nesta quarta em Chengdu

Jeline Vandromme, campeã juvenil do US Open (Foto: Sergio Llamera/ITF)

Chengdu (China) – A Federação Internacional de Tênis divulgou os grupos do ITF Junior Finals, que será disputado a partir desta quarta-feira até o próximo domingo, na cidade chinesa de Chengdu. As competições reunem 16 jovens tenistas e os jogos são transmitidos no site da ITF.

As chaves masculina e feminina terão formato similar ao do ATP Finals e do WTA Finals, com dois grupos de quatro tenistas cada. Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais, até a definição dos campeões.

O Grupo A do torneio masculino terá o búlgaro Alexander Vasilev, o italiano Jacopo Vasami, o romeno Yannick Alexandrescou e o finlandês Oskari Paldanius. Já no Grupo B estão o espanhol Andres Santamarta Roig, o alemão Max Schoenhaus e os norte-americanos Benjamin Willwerth e Jack Kennedy. Em caso de alguma desistência, o japonês Ryo Tabata é o alternate.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Já na disputa feminina, o Grupo A conta com a norte-americana Kristina Penickova, a belga Jeline Vandromme, a alemã Julia Stusek e a espanhola Charo Esquiva. No Grupo B estão a britânica Hannah Klugman, a eslovaca Mia Pohankova, a tcheca Jana Kovackova e a chinesa Ruien Zhang. A também anfitriã Yushan Shao aparece como alternate.

Torneio vale mil pontos no ranking

De acordo com a ITF, uma novidade desta edição é que os campeões vão receber 1.000 pontos no ranking juvenil, o mesmo valor atribuído a um título de Grand Slam da categoria. O desempenho pode ser decisivo na disputa pelo número 1 do mundo ao fim da temporada. Além disso, um ranking melhor dará acesso a torneios profissionais de nível superior em 2026 por meio do programa de acelaração da ITF.

Os participantes também terão apoio financeiro para a transição ao circuito profissional. Um valor recorde de US$ 220 mil será destinado a garantias para viagens, sendo até US$ 23 mil para os campeões, com valores decrescentes até o oitavo colocado.

Entre os grandes nomes do tênis mundial já passaram pelo torneio estão quatro campeãs de Grand Slam: Marketa Vondrousova, Elena Rybakina, Sofia Kenin e Jelena Ostapenko, além de Casper Ruud, Holger Rune, Andrey Rublev, Lorenzo Musetti, Taylor Fritz, Qinwen Zheng e Leylah Fernandez.

Subscribe
Notificar
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Paulo A.
Paulo A.
10 horas atrás

Em breve teremos uma brasileira nesse grupo. Adivinhem quem?

Leonel
Leonel
10 horas atrás
Responder para  Paulo A.

Serão duas brasileiras. Naná e Victoria. Talvez a naná não aí chegar porque tá indo bem.no profissional e pode deslanchar. Então juvenil fica pros retardatários. Kkk

Leonel
Leonel
10 horas atrás

Guto vai chegar ano que vem. Aposto num slam pra ele em 2026. Meia dúzia ou mais vão sair só ranking juvenil por idade. Então guto deverá entra 2026 já no top 10.

Leonel
Leonel
10 horas atrás

Este ano 6 dos juvenis masculinos por terem 18 anos deverão sair do ranking em 2026. Isso quer dizer que Guto que 14 no ranking deverá iniciar 2026 como número 8(oitavo) ranking juvenil.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.