Basileia (Suíça) – A vitória na estreia do ATP 500 da Basileia foi bastante comemorada por João Fonseca, especialmente pelo nível do adversário que ele superou nesta terça-feira. O carioca de 19 anos e número 1 do Brasil destacou o bom desempenho no saque para superar o francês Giovanni Perricard, 33º do ranking e atual campeão do torneio em quadras duras e cobertas.
“Foi um jogo complicado, com pouco ritmo. Meu adversário é um excelente jogador e tem um dos melhores saques do circuito, senão o melhor”, disse Fonseca após a vitória por 7/6 (8-6) e 6/3 em 1h26 de partida.
“É difícil de devolver e ler o saque. É muito rápido. Mas eu sabia que precisaria me manter muito firme no meu saque, com uma mentalidade boa antes de entrar nos pontos. Consegui ir super bem no tiebreak do primeiro set e foi muito importante fazer uma quebra no começo do segundo para liquidar o jogo”, acrescentou o carioca, que não enfrentou break-points. Cada jogador fez 28 winners e Perricard cometeu 21 erros contra 16.
“É um prazer jogar nessa quadra, com muita história no tênis. Muito obrigado aos torcedores brasileiros e também a todos que compareceram”, complementou o atual 46º do mundo, que se tornou apenas o quarto jogador a eliminar o atual campeão na estreia da Basileia. Provisoriamente, ele está ganhando quatro posições no ranking e igualando sua melhor marca da carreira.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Fonseca volta à quadra nesta quarta-feira, por volta de 14h30 (de Brasília) para enfrentar o tcheco Jakub Mensik, de 20 anos e 19º do ranking. Os dois jovens jogadores se enfrentaram apenas uma vez no circuito profissional, com vitória brasileira na fase de grupos do Next Gen ATP Finals do ano passado.
Special delivery incoming: 💌
Joao has a message for you 🙌#SwissIndoorsBasel pic.twitter.com/MBtCqNAWEh
— ATP Tour (@atptour) October 21, 2025












Pena que uma nova vitória , que seria mais um feito incrível , não vai trazer ganhos de ranking . Mas …..vida que segue . Um jogo de cada vez .
Vai sim.
A cada nova vitória neste torneio, ele soma pontos e obviamente sobe no ranking.
Já passou do 46º lugar para o 42º. Se continuar ganhando, sobe mais.
Não sobe não. Os pontos ganhos com mais uma vitória não fazem ultrapassar o primeiro acima dele.
Então deram informação errada neste site Tenisbrasil.
Foi lá que eu li esta possibilidade dele subir mais se continuar ganhando.
Se vencer o Mensik, não consegue subir além do 42º, Victorio. Ficaria a 13 pontos do Diallo, que ainda vai estrear, e a 30 do Munar, que está nas oitavas.
Com a vitória desta terça-feira, Fonseca vai subir no ranking, retomando provisoriamente a melhor colocação da carreira, saindo de 46º para 42º.
O carioca pode seguir subindo se vencer mais jogos nesta semana.
Palavras ditas no site Tenisbrasil, retransmitidas por mim, acima.
Foi um grande jogo, agora é manter o foco que o próximo adversário é ainda mais forte. Mas o João mostrou seu jogo, pode ganhar e vamos torcer.
Creio que nao passa pelo Mesink.
Pode não passar TB concordo mas que vai dar jogo parelho ah se vai. Nível do.Fonseca crescendo e do Mensik ele já ganhou.no.next gen..Então na moral ele tá levando vantagem. Vamos ver na técnica(leve favoritismo pro.mensik)
O nome correto dele é Jakub Menšík (a pronúncia é “Iakub mênshik”).
Gostei bastante. Achei que ele lidou muito bem com os (poucos, é verdade) momentos em que o cara o colocou em dificuldades. Tomara que amanhã o jogo seja bem cedo pra eu também poder ver. :-D
Grandes sacadores ele não poderia deixar quebrar de jeito nenhum. Nessas quadras rápidas é difícil depois recuperar uma quebra. Foi o que aconteceu com perrissard foi quebrado pelo João e porta fechada. Contra o Mensik a mesma coisa. Ninguém pode deixar ser quebrado. Resolve a partida nos tiebreaks.
Hoje Joãozinho deu show! Para gáudio da nação brasileira.
Podem criticar a vontade o João porque quem vai dar show ou estar lá na elite nos próximos anos e com jogos memoráveis vai ser ele para deleite nosso assistir tantos espetaculos daqui pra frente. Obrigado JF por tirar a gente dessa seca entediante de muitos anos sem show.
Belíssima estréia! De repente é uma boa idéia disputar também o torneio de duplas já que disputa tão poucos torneios individuais e assim pode ganhar mais ritmo de jogo e assim melhorar sua performance no que mais importa!
Menšík (19º) será um adversário ainda mais difícil – embora João já tenha vencido o único confronto entre eles – por 3 x 2 – (ocorreu no Next Gen – regras diferentes – sets de 04 games) – o tenista tcheco evoluiu muito de lá para cá – É o favorito para o jogo de hoje – João terá que jogar muito bem, para ter alguma chance de vitória…
Acabou de desistir
Ora, se Botic van de Zandschulp( 82 ) não é “um qualquer” em relação a João Fonseca, o são menos ainda Taylor Fritz( 4 ) e Alejandro Davidovich( 18 ), para quem Jakub Mensik “Andou perdendo”, e bom que se diga, diante de um Fritz e de um Davidovich enquanto “jogadores sólidos”, ou seja, não se pode exemplificar o fato do tcheco não viver “um grande momento”, com base apenas nas derrotas para o americano e para o espanhol, mesmo porque, a avaliação “sólidos” é um tanto curta, em comparação ao que ambos têm produzido. O correto, a partir do aspecto comparativo, seria afirmar que João sabe jogar bola, e muito, mas com discernimento. Para completar, sim, João é muito bom de bola…
Ganhou wo do Mensik
Parece que Mensik se retirou. Fonseca nas quartas.