Basileia (Suíça) – Numa de suas melhores exibições da temporada, o carioca João Fonseca passou por um grande teste em sua estreia no ATP 500 da Basileia. Afinal, o francês Giovanni Perricard havia sido o campeão do ano passado sem perder game de serviço. Mas desta vez encarou um afiado adversário, que devolveu muito bem e fez o francês jogar muitos pontos no seu saque. No final, Fonseca triunfou em sets diretos, com parciais de 7/6 (8-6) e 6/3.
Esta é a primeira vez desde 1995 que o atual campeão não passa da estreia no torneio. O último foi o sul-africano Wayne Ferreira, derrotado na primeira rodada pelo sueco Anders Jarryd. Com a vitória desta terça-feira, Fonseca vai subir no ranking, retomando provisoriamente a melhor colocação da carreira, saindo de 46º para 42º.
O carioca pode seguir subindo se vencer mais jogos nesta semana. Seu próximo obstáculo na competição será o tcheco Jakub Mensik. Os dois se cruzaram apenas uma vez no circuito, no Next Gen Finals do ano passado, onde Fonseca o bateu na fase de grupos e depois acabou conquistando o título.
Primeiro brasileiro a vencer um jogo no torneio desde Thomaz Bellucci, em 2012, Fonseca é também o sexto mais jovem a triunfar na Basileia neste século, o mais novo desde que Denis Shapovalov, então com 18 anos, superou o japonês Go Soeda em 2017.
Fonseca forehand firing 💥#SwissIndoorsBasel pic.twitter.com/R5ho5HTQ0Q
— Tennis TV (@TennisTV) October 21, 2025
Primeiro set equilibrado
Como era de se esperar, o primeiro set foi dominado pelos sacadores. Embora tenha devolvido com mais qualidade do que o francês, conseguindo colocar muitas bolas em quadra mesmo no primeiro serviço do francês, ninguém conseguiu um único break-point.
Aí o tiebreak fez muita diferença. Fonseca manteve a ideia de sempre forçar o forehand instável do adversário e isso o levou a ter 6-3 de ampla vantagem. Permitiu empate, mas manteve a cabeça fria e, na quarta oportunidade, cravou o seu quarto ace do set.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O brasileiro trabalhou com 69% do primeiro saque, abaixo dos 78% de Perricard, mas perdeu apenas cinco pontos com o serviço inicial diante de nove do adversário. Num piso veloz, se destacaram os winners (17 do brasileiro contra 18) e poucos erros (7 a 12).
Brilliant in Basel 🇨🇭
Joao Fonseca takes out the defending champion Giovanni Mpetshi Perricard 7-6 6-3 in a dominant opening display 💪#SwissIndoorsBasel pic.twitter.com/o2p9AkTCco
— Tennis TV (@TennisTV) October 21, 2025
Quebra e domínio
A vitória parcial pareceu dar ainda mais confiança ao brasileiro. Após excelente game inicial com o serviço, ele continuou colocando devoluções baixas e isso enfim lhe deu as primeiras chances de quebra, concretizada na segunda tentativa, em que novamente martelou o lado direito de Perricard.
Uma sequência de boas transições à rede, num game longo e tenso, confirmou a quebra e garantiu o 3/0. Com 74% de primeiro saque em quadra e apenas sete pontos perdidos no serviço, Fonseca avançou para 4/1 e 5/2. Ele então administrou bem a vantagem até o final, mostrou pequena ansiedade nos dois primeiros match-points, mas garantiu a vitória com paralela indefensável.
Cada tenista marcou 28 winners na partida, sendo sete aces de Fonseca e 13 de Perricard, mas o brasileiro errou menos (16 a 21). Destaque para a grande performance do brasileiro na transição à rede (16 em 22 tentativas) e seu domínio nas trocas de bola, vencendo 27 dos 48 pontos.
Hoje sim… estratégia perfeita….bolas baixas, complicando francês.
FH andando muito.
Bora nesse ritmo João. Nenhum BP contra.
Deve ter sido pelo péssimo Calendário, e por trabalhar pouco com seu Staff inexperiente…kkkk. Abs !
Kkkkkk, não podemos esquecer esta “verdade” dos “entendidos”.
Hoje Joãozinho deu show! Por ora, ele ainda joga bem melhor quando é o azarão…
Exato. Todo arsenal que possui , somente entra em quadra quando é azarão. Na boa , brilhante!!! rs. Abs !
É o que eu digo: resultados soltos podem ser extremamente enganosos.
Só nas 2 primeiras rodadas de um ATP 500 o João Fonseca já está pegando uma chave mais pesada do que alguns tenistas pegaram no M1000 de Xangai, que terminou sendo vencido por um jogador fora do top-200.
Grande resultado do Fonseca. Tomara que embale, pois esse 2o semestre está triste.
Não sei porque fica citando o Tomas Machac indiretamente. Coisa desnecessária… rs
Exato. Com segunda rodada no USOPEN 2025 , com 19 anos recém completados, está triste mesmo, meu caro. Retornou hoje ao TOP 42 , batendo o atual Campeão, fazendo os mesmos 28 Winners e mais pontos junto a rede . Tá de lascar kkkkk Abs !
Sem esquecer a Davis e aquele torneio em San Francisco. Queria ter um semestre triste desses.
Boa tarde. Nao está tao bom como primeiro semestre, mas “triste” nao seria um exagero?
Abs!
Não se trata do resultado somente, mas da qualidade do jogo do João nesta partida.
Exatamente, SDR. Ganhou e ganhou jogando bem.
Brabo!
Não vi o jogo, mas pelos comentários houve evolução e por isto veio a vitória. Tudo no tempo certo e com calma. Vamos pro próximo…
sim. Hoje não tentou tanto dar winner, teve paciencia. Foi afobado somente em no set point e MP, mas mesmo assim ainda acho que é mais da experiencia que erro tecnico.
Excelente vitória. Muito consistente o jogo todo. E dá pra continuar avançando. Quem sabe essa semana não vem a primeira semi de ATP 500.
De novo essa conversa…kkkk
Quem sabe não é essa semana?
Pra quem não acreditava tá aí, grande vitória do Fonseca!!!
Um dos melhores jogos do ano dele. Jogará contra um favorito e tem chance de passar. Para virar top 40 vai precisar chegar na semi.
Eu disse que esse francês era brucutu. Vcs tem que dar uma segurada nisso de babar ovo por qualquer brutamontes que tem o saque forte. Ele é fraco e por isso que não consegue chegar em um top 20
fraco? O cara esta ali na faixa dos 50 do mundo faz tempo e é fraco… Cada uma mesmo…
Faz quanto tempo? Apareceu ontem e fez uns poucos bons torneios. Um João concentrado e com boa estratégia nunca vai perder para um cara fraco desses.
Apareceu justamente em Basel ano passado, antes ninguém conhecia.
Eu concordo que ele tem falhas gigantes no jogo. Não deixa de ser absolutamente perigoso nesse tipo de piso. Só considerar que era o atual campeão de um torneio bem pegado. Por isso, ele era o favorito. Mas não é porque seja um jogador perfeito, mas nessas quadras aí, o saque dele e os golpes pingentes da base criam aquele 1-2 terrível.
Vim ver as críticas pela falta de ritmo
Jogar duplas parece ter dado um tempo de quadra que funcionou … Será que uma estrategia nesse sentido?
Exatamente. Tb penso em que o jogo de duplas, aliás, que perdeu no detalhe, incorpora alguns predicados ao jogo do João, mesmo assim perdeu uns pontos na rede que não lhe fizeram falta, mas deve melhorar em breve. Teve muita resiliência e tranquilidade para fechar o tiebreak, mesmo perdendo 3 set-points. O próximo adversário ele já conhece do next-generation, penso que passa, com alguma dificuldade. Bora torcer amanhã!!!
Exato meu caro. Apresentou estas excelentes devoluções, e jogo de pernas bastante melhorado , devido a falta de ritmo … rsrs. Abs !
Será que os urubus ainda estão sentindo cheiro de fumaça de palha? Ou desta vez foram debandados?
Jogou muito . Perricard tem um saque potente aproveitando os dois metros de altura e só, é um jogador mediano como centenas por aí , não mete medo. Parabéns Fonseca !!!
Jogador mediano vence ATP 500?
pode acontecer sim
Mais uma grande vitória do João Fonseca diante do melhor sacador do circuito e campeão da última edição do torneio.
Melhorou muito a devolução ( o seu ponto fraco) e colocou o francês em dificuldades no seu serviço.
Um excelente segundo set e a vitória merecida em sets diretos.
Já terá uma outra pedreira contra o Mensik.
Será um jogo muito interessante entre dois expoentes da nova geração e totalmente aberto.
Boa, João!
Excelente vitória do João. Jogo chato. Francês saca demais e não dá ritmo nenhum. Próximo jogo bem parelho na minha opinião, 50/50 ou alguma pequena vantagem pro mensik, mas de jogar o João tem todas as chances.
Eduardo, no H2H João o ganhou único confronto, mas foi pela Next, em sets curtos.
Mas Mensik hj é o 19 do ranking.
Diria um 60/40 João….odd boa hein…kkk
Pois é cadê os comentaristas sabe de tudo que falou em vários post que o Fonseca iria perder, vem aqui agora fazer seus comentários.
Parabéns joão Fonseca !
Perderia sim se tivesse na zica que vinha. Ganhou porque elevou o.nivel, sacou bem, consistente o.jogo todo. Se não jogasse nesse nível e se repetisse as apresentações anteriores teria sim perdido.
Muitos ses e pretéritos imperfeitos na mesma análise de futebol.
Bela vitória. Se jogar com essa solidez tem boa chance de bater o Mensik, que tem tido um segundo semestre bem irregular. Vai João!
O grande problema do João Fonseca é esse! Potencial, ele sempre teve, é inegável. Mas parece uma montanha russa. Capaz de atropelar o Rublev e na rodada seguinte perder para o Sonego em decadência. Ganhar um atp na argentina em cima do Cerundulo e depois perder na primeira rodada do Brasil para um desconhecido completo. Enfim, ainda tá difícil confiar no João. Só sei que fenômeno ele não é, mas torço que possa pelo menos ter mais sucesso do que o Belucci.
É preciso colocar as coisas em perspectiva. O João Fonseca é o jogador mais jovem do top 100. A imensa maioria dos tenistas da idade dele não tá vivendo “montanha russa” em torneios ATP e Grand Slam. Tá jogando quali de Challenger, camelando pra se manter entre os 200 ou 300 melhores do mundo. O estranho, nesse sentido, não é a oscilação do João, mas sim o fato dele estar competindo no nível em que está, na idade que tem. Sobre ser um fenômeno ou não, bem, é o maior jovem prospecto da história do tênis brasileiro. Se vai ser maior que Belucci ou Guga só o tempo dirá. Mas até aqui a coisa tá andando muito bem…
O negócio é a questão da paciência. O jogo de hoje não foi muito diferente da semana passada, no sentido de que ele vai disputando bem. Mesmo sacando bem pior em Bruxelas, o que pegaram foram aqueles pontinhos finais do set. Hoje, titubeou para fechar o jogo e passou. Semana passada, tinha quebra nos dois sets e não confirmou. A diferença, um pouco mais de calma. O que a experiência de um ano para frente não vai fazer no jogo dele. Hoje, esteve mais focado em proteger seus games de saque, já que voltar quebra contra o francês é a morte. Uma coisa é estar rodando seu saque bem e se soltar nos games de saque do adversario, ir encontrando as devoluções. Outra é estar atrás e precisar encontrar uma quebra. Considero uma das maiores vitórias da carreira, porque houve evolução em dois quesitos fundamentais: mental e devolução (e o jogo de duplas ontem deve ter ajudado). Era o atual campeão, indoor, jogo chato e muito mental (sem ritmo). Belíssima vitória.
“Devolveu muito” porque não sabe devolver segundo os entendidos de plantão. Parabéns João!!! Fez uma ótima apresentação!!!
Fazia tempo, que não via João Fonseca jogar tão bem.
Sacando muito, mantendo a calma. Foi uma partida perfeita.
Mantendo esse ritmo, irá muito longe.
Depois vou tentar ver esse jogo. A reportagem diz que o Fonseca devolveu muito. Devolver melhor é uma coisa que o Fonseca precisava evoluir. Pelo visto, deve ter conseguindo.
Ah sim, agora vai, Big3 à vista!!!!
Isso é algo para daqui uns três anos
Sim, é só minha empolgação de torcedor brazuca desmiolado, rsrsrsrs!!!! Um refresco depois de tanta malhação no garoto, se perde a próxima, vai cair o mundo de novo!
Foi uma atuação boa. Não ótima. Sacou bem e devolveu bem. Além disso o Mpetshi Perricard vinha de uma semana cheia (fez semi semana passada) e tem um estilo que o jogo do Fonseca encaixa. Sacador, de poucos golpes e trocador de pancada. João vacilou na hora de fechar os dois sets e continua com alguns golpes falhos. Precisa ter mais velocidades nas pernas para chegar antes, fincar os pés no chão e não bater bolas tão desequilibrado, inclusive nos voleios. Vai pegar o Mensik, que não vem em boa fase. É um jogo totalmente vencível e está na hora do Fonseca engatar uma boa campanha.
Não sei de onde você tirou que o jogo do João encaixa com excelentes sacadores, tal como o Perricard. Pelo contrário. Até hoje ele tem muito mais derrotas (Fritz, Jarry, Atmane, Berrettini, Tabilo, Maroszan) do que vitórias (Mensik, Landaluce e agora Perricard) contra esse tipo de jogador. É notório que um dos fundamentos que ele precisa melhorar é a devolução. Mas hoje foi muito bem ao devolver com bloqueios e com bolas baixas quando o francês tentava o saque-voleio.
Quanto a bater desequilibrado nos voleios, você deve estar se referindo a jogos anteriores, já que hoje ele também foi bem nesse fundamento, com aproveitamento de 72% contra 58% do adversário.
Na derrota da semana passada, Fonseca conseguiu 21 pontos no saque do adversário holandês (72 saques)
Hoje, contra o francês, Fonseca conseguiu os mesmos 21 pontos no saque do adversário (66 saques).
Tudo continua igual, a devolução de saque não está se transformando em pontos (números baixos), a diferença é que hoje Fonseca ganhou.
Você mesmo colocou a informação, mas a interpretação está equivocada. 21 tem mais peso em 66 do que em 72. Ganhou uma porcentagem maior de pontos na devolução contra um adversário que saca muito mais. Foi melhor quantitativa e qualitativamente.
Olá Renato, temos um aproveitamento de 30% e outro de 32% (diferença mínima).
Quando olhamos quem tem um saque melhor dentro de um jogo de tênis, temos algumas surpresas.
Perricard sacou 66 vezes, ganhou 45 pontos (33 deles com o primeiro saque) 68% de aproveitamento.
Zandschulp sacou sacou 72 vezes, ganhou 51 pontos (42 deles com o primeiro saque) 71% de aproveitamento.
Perricard “não sacou muito mais”, nem quantativamente, nem qualitativamente.
Abs
Quando ele vai mal e criticado com razão
Quando vai bem tem que ser elogiado também,a estratégia de entrar nas duplas para ganhar tempo de quadra deu resultado,foi muito bem nas duplas,por pouco não passou e hj jogou muito bem, merece os parabéns,e importante ter sido em sets diretos
Próximo adversário também não é fácil,mas vamos pra cima João
Podemos constatar vários fatos ou verdades nesse jogo do João contra o Perricard. Entre elas: Que João é um fenômeno(essa é fácil), que ele vence jogadores com melhores colocações que a dele, que ele estuda bastante o adversário, demonstrando também que é um grande estrategista, e talvez a principal de todas as constatações que eu queria citar hoje aqui nesse fórum: de que ele não pode ficar muito tempo sem jogar. Ele simplesmente “voou” na Davis e na Laver, competições que foram realizadas uma semana após a outra. Ou seja, tava com ritmo pra ir muito longe em Xangai, porém, lhe cercearam essa possibilidade, por razões pouco ortodoxas. Espero que aprendam a lição, pra que João Fonseca possa mostrar todo o seu talento, com o ritmo de jogo mantido após grandes jornadas, como foram as duas que citei no início desse comentário.
Insistes mesmo com isso. Jogou a Laver Cup ( Indoor lenta ) , e seu Staff o colocou apenas 3 semanas depois , para jogar 4 Torneios em sequência em quadras Indoor. Teve ótima chance na Bélgica ( quebras a frente nos dois Sets ) , e não aproveitou . Como está inteiro e descansado , pode jogar neste final de Temporada, acima dos que vem de vários Torneios em sequência, misturando com as hards . Mensik é este caso. Teremos jogo contra o TOP 19 , com boas chances. Aguardemos. Abs !
Excelente vitória do Fonseca. Era um jogo equilibrado, sem muito favoritismos, mas pegou um bom adversário na quadra dura e venceu. Agora duelo Next Gen nas oitavas. Mensik é o favorito, atual TOP20, título de Master 1000 esse ano, vitórias no hard esse ano contra nomes como Djokovic, Fritz, Shelton e Draper. Na torcida para o João surpreender e fazer uma quartas de ATP500
Parabéns Fonseca, muito bom
Toda vez que um servebot ganha um jogo, os deuses do tênis choram…
Bom que o João evitou isso.
Esse Francês só tem saque…Se trocar 2, 3, 4 bolas ele já pipoca…Ele não tem jogo pra trocas de bola…É só saque
Parabéns Fonseca.
Jogou com coragem, não ficou no fundão e buscou as trocas de bola, porque tem Mais regularidade. E continua descendo o braço, o quê é importante para intimidar o adversário.
A pergunta que não quer calar : e cadê o Tien ? Nego veio aqui endeusar o americano , que o cara joga tipo fenômeno , e é “imbroxável” . Jogas todos os torneios e não quebra . Cadê o cara ? Aliás , semana passada jogou onde mesmo ?
Pois é. Os analistas de calendário acham que só o João escolhe torneio…
O cara jogou a gira asiática quase toda de 17/09 até 08/10…E vc quer comparar o calendário dele com o Fonseca …Quantos Torneios (jogos) o ele jogou??
Depois que analisei o ranking dos outros brasileiros, o Fonseca esta muito bem obrigado e com grande potencial.
vitoria braba demais,amanhã é outra pedreira,seguimos
Wow!! Parabéns, João!!
Vai em frente!