Almaty (Cazaquistão) – Antes de fazer sua estreia no ATP 250 de Almaty, onde defendia o título conquistado no ano passado, o russo Karen Khachanov afirmou que tinha cometa neste final de ano permanecer no top 10 e buscar um lugar no ATP Finals. Tudo ficou mais difícil com a queda na estreia no torneio cazaque.
Cabeça de chave número 1, Khachanov fechou a rodada desta quinta-feira e acabou eliminado. Estreando direto na segunda rodada, ele foi surpreendido pelo alemão Jan-Lennard Struff, que não se abateu com a derrota no primeiro set e foi buscar a virada, gastando 2h21 para triunfar com parciais de 4/6, 7/6 (7-5) e 6/3.
Nas quartas de final, o germânico, que atualmente aparece apenas na 98ª colocação, terá pela frente o francês Corentin Moutet, oitavo mais bem cotado ao título na competição. Será o quarto duelo entre eles e Struff levou a pior duas vezes (Adelaide 2022 e Metz 2024), vencendo o rival no challenger de Bordeaux, em 2023.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A derrota de Khachanov irá custar ao russo um lugar no top 10, caindo de 10º para pelo menos 11º. Ele ainda pode ser ultrapassado pelo canadense Félix Auger-Aliassime, que joga em Bruxelas nesta semana, e pelo norueguês Casper Ruud, que disputa o ATP de Estocolmo.
Já a disputa de um lugar no ATP Finals ficou ainda mais complicada para o russo, que está na 17ª posição na corrida, 1.235 pontos atrás do italiano Lorenzo Musetti, que atualmente é o oitavo e último na zona de classificação. Khachanov ainda tem em seu calendário o ATP 500 de Viena, o Masters 1000 de Paris e o ATP 250 de Atenas.













Nunca duvide de Jan-Lennard Struff!
o Struff é brutal. joga muito.