Curitiba (PR) – No jogo que encerrou a programação desta terça-feira da Copa Internacional de Tênis, Thiago Monteiro estreou com vitória no challenger disputado nas quadras de saibro do Graciosa Country Club, em Curitiba. O cearense começou atrás no placar, mas superou o argentino Nicolas Kicker por 3/6, 6/2 e 6/3.
Monteiro mantém o retrospecto perfeito contra Kicker, que já foi 78º do mundo e atualmente aparece atualmente no 295º lugar do ranking. O canhoto de 31 anos e 176º colocado enfrentará nas oitavas o peruano Gonzalo Bueno, de 21 anos e 223º do ranking. Monteiro venceu o único duelo anterior, disputado em Cordoba.
“Muito feliz por essa vitória fazia muitos anos, desde 2009, que não jogava aqui. Feliz de voltar ao Graciosa, sempre comparece muita gente, alguns foram embora porque estava muito frio, mas é bom vencer, ganhar confiança e buscar evoluir nas coisas que não foram muito bem hoje. É importante ter todos estes torneios no Brasil, na América do Sul, a gente não precisa ir muito longe pra jogar, o Guto hoje teve a chance de enfrentar um cara 130 do mundo, enfim, muito feliz de vencer aqui”, disse Monteiro após a partida.
Com a vitória de Monteiro, serão quatro brasileiros na segunda rodada do torneio, que distribui US$ 100 mil, com 75 pontos na ATP ao campeão. Ele se junta ao catarinense Pedro Boscardin, ao paulista Daniel Dutra da Silva e ao paranaense João Schiessl. Entre eles, só Boscardin joga na quarta-feira, contra o argentino Thiago Tirante, cabeça 2.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O primeiro set teve apenas uma quebra, conquistada por Kicker ainda no início da partida. O argentino saiu vencendo por 3/1 e não enfrentou break-points na parcial. Monteiro começou melhor no segundo set e abriu 4/1, além de salvar quatro break-points antes de voltar a quebrar no fim da parcial.
Com ótimo desempenho no saque, Monteiro disparou três aces no último set e não enfrentou break-points. O cearense cedeu apenas quatro pontos em seus games de serviço e conseguiu uma quebra para definir a disputa em três sets.
Guto é superado por argentino
Ainda nesta terça-feira, o juvenil goiano Guto Miguel foi eliminado na estreia. O convidado de apenas 16 anos sofreu um duplo 6/2 do argentino Roman Burruchaga, cabeça 5 do torneio e 131º do ranking. Burruchaga enfrenta o compatriota Facundo Diaz Acosta nas oitavas.
“Fiquei um mês parado depois do US Open com uma lesão e só voltei a sacar semana passada, então foi um jogo muito bom e o placar não resumiu a partida. Para quem assistiu foi bem legal, trocas longas de bola, as minhas saindo por muito pouco, tudo é questão de ajustes e ritmo e como disse, estou voltando de lesão. E ele é 130 do mundo, não me deu muitas brechas. Tive algumas oportunidades, mas é isso, cada semana evoluindo mais. Seguimos em frente que ainda tem a dupla”, analisou Guto Miguel.
Grande Monteirão da massa, muito feliz com você!!! Go, go, go! Parabéns!!
Estou mais aliviado que ☺️!
Parabéns Monteiro..
Com esses torneios no Brasil e América do Sul. Tem como voltar aos 100°.
Parabéns, Monteirão da massa. Vamos retomar o segundo lugar no Brasil e voltar ao top100.
Ouso dizer que a coisa mais importante que aconteceu com o Guto Miguel na carreira, até hoje, foi o convite para disputar o Graciosa. Parabéns aos organizadores! Mesmo com a derrota, ele aprendeu boa parte das manhas do jogo com esse argentino.
Eu estou bem pessimista com relaçao a esse challenger, mas tenho esperança do Monteiro conseguir passar pra terceira rodada. Claro q torcerei pros 4, mas as chances de termos outro dia ruim pros brazucas é grande. O q eu mais quero é, mais tarde, abrir um comentário dizendo “errei minha previsões, parabéns a________________ pelas grandes vitórias”. Me cobrem.
Parabéns pro Monteiro, não desistiu e no final, se impôs. Segunda rodada aberta, o peruano pode complicar.