São Petersburgo (EUA) – A segunda-feira é de felicidade dupla para a norte-americana Jessica Pegula, que além de garantir seu retorno ao top 5, ultrapassando a russa Mirra Andreeva para chegar à quinta colocação, também conseguiu carimbar sua classificação para o WTA Finals.
Vice-campeã em Wuhan, Pegula é a sexta a se classificar para o torneio que reúne as oito melhores da temporada, se juntando às compatriotas Coco Gauff, Amanda Anisimova e Madison Keys, além da polonesa Iga Swiatek e da bielorrussa Aryna Sabalenka.
Somente duas vagas seguem em aberto para o torneio, que no momento ficariam com Andreeva (7ª) e a italiana Jasmine Paolini, que com a campanha em Wuhan deixou para trás a cazaque Elena Rybakina e assumiu a oitava colocação. Elas estão separadas por 218 pontos.
Além da volta de Pegula ao top 5 do ranking, apenas mais uma mudança aconteceu no top 10, a estreia da russa Ekaterina Alexandrova, que superou a chinesa Qinwen Zheng e agora é a décima melhor do mundo.
O destaque positivo do top 100 na semana foi a veterana alemã Laura Siegemund, que teve a maior ascensão desta faixa ao ganhar 18 lugares e ir para o 39º posto. Na contramão, a chinesa Xinyu Wang foi a que mais caiu, perdendo 25 posições, descendo para 62ª colocação.
Alemã Laura, duplista no top 39 de simples, legal.