Wuhan (China) – Em final 100% norte-americana, Coco Gauff levou a melhor sobre Jessica Pegula e conquistou, neste domingo, o título do WTA 1000 de Wuhan. A jovem de 21 anos precisou de 1h42 para derrotar a compatriota com as parciais de 6/4 e 7/5.
Este é o 11º título da carreira de Gauff e o segundo na temporada, depois de faturar Roland Garros. Em eventos de nível, ela levanta o terceiro troféu em cinco finais disputadas, repetindo as conquistas de Cincinnati em 2023 e Pequim em 2024.
Depois das derrotas nas decisões de Madri e Roma, Gauff se tornou a primeira americana a jogar três finais de WTA 1000 em uma única temporada desde Serena Williams em 2014. Naquele, a ex-número 1 do mundo foi campeã Miami, Roma e Cincinnati.
Com ótimo retrospecto nos torneios chineses, Gauff tem hoje o melhor aproveitamento em eventos realizados no país na Era Aberta, com 22 vitórias e três derrotas, o que representa 88%. A WTA considera apenas jogadoras com o mínimo de dez partidas disputadas, exceto competições por equipes, como a Billie Jean King Cup.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Apesar de ficar estacionada na terceira posição do ranking, mesmo com o título nesta semana, a americana ao menos diminui a distância para as líderes do ranking, tirando 395 pontos de vantagem de Iga Swiatek, a segunda colocada, e 1.220 pontos de Aryna Sabalenka, atual número 1 do mundo. Mesmo assim, ela segue 895 pontos abaixo da polonesa e 2.527 pontos atrás da bielorrussa.
Derrotada pela terceira vez em sete jogos para Gauff no circuito, Jessica Pegula sai de Wuhan com o quarto vice-campeonato de WTA 1000 na carreira e o segundo em 2025, depois de também perder o título em Miami. No torneio chinês, ela tinha a última chance de completar a quarta temporada seguida com ao menos um troféu desse gabarito, mas não concretizou. Com isso, continua com três conquistas de nível em sua galeria, obtidas em Guadalajara 2022, Montréal 2023 e Toronto 2024.
No geral, a americana tem três conquistas neste ano, no piso duro de Austin, no saibro de Charleston e na grama de Bad Homburg, somando agora 50 vitórias e 19 derrotas desde janeiro. Com a campanha desta semana, ela recupera a quinta posição do ranking, ultrapassando a russa Mirra Andreeva, além de ter vaga garantida para o WTA Finals.
Pelo vice-campeonato, ela recebe uma premiação de US$ 351.003, enquanto a campeã Gauff fica com um cheque no valor de US$ 596.000.
Gauff busca virada no segundo set
Firme do fundo de quadra, Gauff mostrou bastante paciência e consistência nos longos ralis que marcaram a partida deste domingo. Foi assim, inclusive, que ela fechou o primeiro set, contando com um erro não forçado da adversária na rede após 17 trocas de bola.
Na segunda parcial, foi Pegula quem começou melhor, abrindo 3/0 com duas quebras à frente. Gauff chegou a empatar, mas no sétimo game acabou quebrada novamente. Pegula teve então o saque para fechar o set no 5/4, mas sofreu uma dura quebra de zero.
No 30-30 do 12º game, Pegula deixou escapar um voleio de direita para fora, concedendo o match-point para a rival, que aproveitou outro voleio mal executado vindo do outro lado para aplicar uma passada e vencer a partida e o torneio.
COCO WINS IN WUHAN! 🤩@CocoGauff beats Pegula 6-4, 7-5 to win the title 🏆#WuhanOpen pic.twitter.com/TkLv8p9ru4
— wta (@WTA) October 12, 2025
Ontem foi a Sabalenka que deu mole, mas hoje foi a Pegula que retribuiu porque tinha o segundo set para vencer, mas no tênis feminino ultimamente a inconstância das atletas geram essas nuances, pois se não aproveita a oportunidade acaba caindo mesmo, na próxima vai ser a Gauff que vai retribuir a gentileza kkkk. Parabéns a Gauff pela conquista, segue o jogo.
Que backhand assustador tem essa menina! Sai até faísca da raquete dela! Tá maluco!
Parabéns à Gauff. Está muito bem e focada.