Fonseca ajusta calendário e não disputará o Masters 1000 de Xangai

Foto: Priyan Raj e Surya Raj

Xangai (China) – A equipe de João Fonseca confirmou na noite desta sexta-feira que o carioca de 19 anos e número 1 do Brasil não disputará o Masters 1000 de Xangai, que começa na próxima quarta, dia 1º de outubro. Não há nenhuma lesão ou problema físico para o tenista. Houve apenas um ajuste de calendário, pensando na carreira a longo prazo, de acordo com a informação oficial.

Fonseca atuou nos dois últimos fins de semana, defendendo o Brasil no confronto contra a Grécia na Copa Davis e também estreando na Laver Cup, em San Francisco. Ele retornou ao Brasil e retomou a rotina de treinos no Rio de Janeiro antes de seguir viagem para a Europa e disputar uma série de torneios em quadras duras e cobertas.

O próximo torneio de Fonseca passa a ser o ATP 250 de Bruxelas, que acontece entre os dias 13 e 19 de outubro. O atual 42º do mundo tem chance até mesmo de ser cabeça de chave no evento. Entre os destaques do torneio belga estarão o italiano Lorenzo Musetti, o canadense Félix Auger-Aliassime, o tcheco Jiri Lehecka e o espanhol Alejandro Davidovich Fokina.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Na semana seguinte, entre 20 e 26 de outubro, o brasileiro será uma das atrações do ATP 500 da Basileia, que terá nomes como os norte-americanos Taylor Fritz e Ben Shelton, além do dinamarquês Holger Rune, o norueguês Casper Ruud, o tcheco Jakub Mensik e o francês Arthur Fils.

O circuito em quadras duras e cobertas na Europa segue com o Masters 1000 de Paris, último torneio deste nível na temporada, que acontece entre os dias 27 de outubro e 2 de novembro. Está aberta a possibilidade de jogar um ATP 250 em Metz ou Atenas na semana seguinte. Também está prevista uma exibição em Miami contra Carlos Alcaraz no dia 8 de dezembro.

Subscribe
Notificar
guest
78 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Jackson
Jackson
1 mês atrás

Tá doido moleque novo desse e fica escolhendo torneio, fugindo de torneio grande… Ai quando vai para os torneio…Faz jogo sem ritmo nenhum de quadra…Por isso que os tops são sempre os tops…Os caras estão lá sempre jogando os torneio grandes…Quem é pra ser promessa será sempre promessa e nunca um top

Benhamin Goveia
Benhamin Goveia
1 mês atrás
Responder para  Jackson

Normal, afinal ele quer ser o futuro número 1 do mundo. Então está no caminho certo, ou nao?

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás
Responder para  Benhamin Goveia

Não. Ser número tem que jogar muito mais.

Marcos RJ
Marcos RJ
1 mês atrás
Responder para  Jackson

Concordo com o Jackson. Não faz sentido trocar um atp1000 por um atp250, pela pela oportunidade de somar pontos e pegar ritmo de jogo com jogadores top. Seria justificável se houvesse alguma lesão, mas não foi o caso.

Leonel
Leonel
1 mês atrás
Responder para  Jackson

Também acho que não deve quebrar o ritmo. Deveria fazer Shangai.

Ricardo
Ricardo
1 mês atrás
Responder para  Jackson

Quanta bobagem…O correto é mesclar, ganhou Buenos Aires ATP 250 muito mais pontos que ganhar uma rodada no 1.000
Tem que jogar 1.000, mas ainda não está pronto para os 1.000, como experiência é bom
Vai fazer mais pontos nos 250 e 500

Jackson
Jackson
1 mês atrás
Responder para  Ricardo

É bobagem sim…Talvez para o Alcaraz que estava no mesmo torneio de exibição que ele…Seja bobagem também né??? Ir jogar um ATP 1000…Correto mesclar??? Mesclar o que??? Tá fugindo de torneio grande…Só joga torneio meia boca…Vai fazer mais pontos no 250 e 500??? Você tem bola de cristal?? Já tá dando os pontos pra ele antes dele jogar??? No Rio Open disseram que ia bater campeão…E não passou da primeira rodada…

Artur
Artur
1 mês atrás
Responder para  Jackson

Kkkkkkkkk brasileiro é um caso a ser estudado. Até esses dias todo mundo reclamando que ele nao jogava 250 e 500, que ele se achava e só priorizava torneio grande e bla bla bla. Agora o cara fala que ele só joga torneio meia boca. Coitado do joao, espero realmente que ele e sua equipe foquem no que acreditam e nao ouçam os grandes comentaristas de internet

Jackson
Jackson
1 mês atrás
Responder para  Artur

Eu não sou todo mundo…E nunca falei que ele se achava…Eu particularmente não acho que ele é ou vai ser esse fenômeno que muitos acham que ele é…Quando você for questionar algum comentário…Separa o todo mundo

Bruno Lopes
Bruno Lopes
1 mês atrás
Responder para  Ricardo

MDS quanta bobagem em um post.
Pensamento pequeno.

Evaldo Moreira
Evaldo Moreira
1 mês atrás
Responder para  Ricardo

Mesclar ???? Kkkkkkkk, esse sabe !!!!

Julio Marinho
Julio Marinho
1 mês atrás
Responder para  Jackson

O grande problema para mim, é isso acho de uma bobagem tremenda, é fazer uma agenda diferente porque está espremida entre duas exibições (Laver cup, que pelo menos é mais competitiva e integrativa, e esse jogo idiota em Miami). Se for para a China só para o masters de Shangai é realmente ruim, mas a questão é que o erro é não ter feito a gira chinesa (250, 500 e 1.000). E ele ainda poderia pular os atp500 europeus e fazer Paris, com dois Masters. E poderia pular um atp 500 (mesmo porque esses atp 500 são mais difíceis para ele que masters 1.000, pq é pauleira obrigatória na primeira rodada). Enfim, o triste é ter escolhas piores por conta de exibições e isso é realmente imperdoável.

Carver
Carver
1 mês atrás
Responder para  Julio Marinho

Pessoal reclamava quando ele privilegiava M1000 e pulava 500 e 250. Agora o cara privilegia os torneios menores e o povo também não fica satisfeito. Ah: e o “jogo idiota em Miami” é no meio das férias. Não tem nenhum torneio ATP em dezembro, tirando o NextGen (que não faz sentido o João jogar). Prefere que ele fique o mês todo no Rio treinando com top 900?

Julio Marinho
Julio Marinho
1 mês atrás
Responder para  Carver

Acho que não me conhece aqui, né, Carver? Bem-vindo. Sempre apoiei as decisões de ele fazer um calendário enxuto, focando nos slams. Coisa que mantém um histórico de quem frequenta o site há mais tempo. Mas você caiu de paraquedas e fala um tanto de atrocidade. Claro que o jogo em Miami, justamente no meio das férias, é uma atrocidade de todo jeito, e claro que a Laver cup impediu de ir para a China, e sim, na China há torneios menores preparatórios para o masters mil. E é o que faz mais sentido. Os atps europeus ao contrário são mais fortes, e não vão deixar a vida dele mais fácil. E, não, definirá entre não quero que ele fique treinando com top 900 do Rio. De onde você poderia ter tirado essa iluminada ideia?

Carver
Carver
1 mês atrás
Responder para  Julio Marinho

Não sabia que você era uma celebridade dos comentários, peço perdão por não ter te reconhecido. Vou pedir permissão pra você da próxima vez que emitir uma opinião. Abraço!

José Alexandre
José Alexandre
1 mês atrás

Vish, guri daqui a pouco tá pulando até os Grand Slans.

Marcos RJ
Marcos RJ
1 mês atrás
Responder para  José Alexandre

“SLAM” – nao existe slan no tenis

Fernando
Fernando
1 mês atrás

Nunca vi um sujeito dessa idade jogar tão pouco!

Carver
Carver
1 mês atrás
Responder para  Fernando

Você acompanha tênis?

Betinho esteves
Betinho esteves
1 mês atrás

Os torneios master 1000 não são obrigatórios?

Fernando S P
Fernando S P
1 mês atrás
Responder para  Betinho esteves

Boa pergunta. Até onde eu sabia, só Monte Carlo não era obrigatório.

José Nilton Dalcim
Admin
1 mês atrás
Responder para  Fernando S P

É obrigatório para quem terminou no top 30 no final de 2024. Essa é a regra.

Josue
Josue
1 mês atrás

E bom começar a se coçar ano que vem começam as defesas de pontos

JClaudio
JClaudio
1 mês atrás

Contando apenas chaves principais de torneios nível ATP (retirando Challenger, Davis e Laver) João tem 31 jogos (13 derrotas).
Uma quantidade pequena em torneios de alto nivel (com pontuação alta).
Deveria aproveitar, apenas como comparação, Mensik tem mais derrotas, e menos vitória que o João em 2025, tendo praticamente a mesma quantidade de jogos…Mensik é 18 do mundo (ganhou um master mil que faz toda diferença), Fonseca é 42.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  JClaudio

JF é TOP 37 na Race to Turim 2025 . Apenas 160 pontos do TOP 30 . Do jeito que montaram o Calendário com 1 Masters 1000 , 1 ATP 500 e 2 ATP 250 , tem mais chances de pontuar do que indo a Shangai. Jannik Sinner também nascido em agosto ( 2001 ) , terminou aos 19 anos em 2020 , como TOP 37 , vencendo o último ATP 250 do ano , em Sófia, meu caro. Abs !

JClaudio
JClaudio
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Olhando a Race de Turim, dos 36 jogadores que estão nos frente do João Fonseca, 27 estão na Asia, dos nove que não estão, um casou (Félix), outro está jogando dominó (Djokovic) e sets estão machucados (Dimitrov, Fils, Tsisipas, Draper, Shelton, Paul, Lehecke, senão, todos estariam lá).
Acho o calendário dele ruim.
(Acho que a comparação com jogadores como Sinner é ruim)

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  JClaudio

Discordo. Querem que ele participe de Torneios de grande porte , quando seu Staff está mais preocupado com seu físico. A comparação cabe pois demonstra que a nível de pontuação, aos 19 anos , somente fica a dever a fenômenos como Carlos Alcaraz. Cair em primeira ou segunda rodadas em Masters 1000 , pontuação menor do que pode obter num ATP 250 . Temos na Equipe um especialista como Franco Davin , que tem muito mais experiência com garotos de 19 , que nós todos juntos. Ao menos, a meu ver . Abs !

Marcos RJ
Marcos RJ
1 mês atrás
Responder para  JClaudio

Domino!!!!! KKKKKKKKKKK
No demais, bom comentário. A nata do circuito esta comprometida com o ATP 1000 de Shangai

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Marcos RJ

Esta é a primeira temporada profissional de JF. Sem essa de nata do Circuito, meu caro. Abs !

Renato
Renato
1 mês atrás
Responder para  JClaudio

Análise super interessante!

Edil
Edil
1 mês atrás

Achei muito estranho o Big J nao esta no voo dos tenistas que estiveram em San Francisco rumo a Asia. Quando soube que tinha voltado ao Brasil pensei, quem sera’ o louco que decidiu voltar ao Brasil para depois ir a Asia? Muito estranho. Dai, a decisao de nao ir faz mais sentido. Imagina que todos que jogaram a Laver esta’ em algum dos dois 500 desta semana. Sei nao viu! Meu sonho do garoto entrar no top 30 ainda este ano vai sendo minado. Espero eu esteja errado.

Francisco
Francisco
1 mês atrás

Bruxellas está bem acessível pro Fonseca. Dá pra sonhar com um segundo título de 250.

Diogo Coelho
Diogo Coelho
1 mês atrás
Responder para  Francisco

Eu também acho, sobretudo porque ele pode ser cabeça de chave.

Felipe
Felipe
1 mês atrás
Responder para  Francisco

Booa! Sonho faz todo sentido, porém tem um erro no comentário. Seria o primeiro 250, já que o outro caneco foi um 500, de Buenos Aires!

José Nilton Dalcim
Admin
1 mês atrás
Responder para  Felipe

Buenos Aires nunca foi 500.

David
David
1 mês atrás

Para Laver Cup não tem ajuste de calendário…. eles devem saber algo de algum exame fisiológico dele que justifique tão poucos jogos, ele deve estar jogando igual o Djoko já, a diferença é que um está no fim de carreira.

André Borges
André Borges
1 mês atrás
Responder para  David

$$$$ um jogo na Laver pagou 250k dolares, vai jogar ATP500 pra que?

Bruno
Bruno
1 mês atrás

Pra mim tá certo.
Se ele vai jogar uma série de eventos na Europa até o final de ano, melhor evitar um deslocamento grande e fuso horário enorme para jogar um torneio na China.
Vai jogar torneios menores, com teoricamente mais chances de fazer uma sequência de vitórias, adequado para quem tem que ter ritmo de jogo e se habituar ao circuito (é o primeiro ano dele)…

Edu Martins
Edu Martins
1 mês atrás
Responder para  Bruno

Pra mim também, é só o primeiro ano, e já alcançou o objetivo que traçou no início do ano, estar ali nos tops 40, e parece que vai jogar vários torneios então, China é distância desgastante x fuso medonho, não precisa ainda desse sacrifício.

Verridianinha Filha
Verridianinha Filha
1 mês atrás

ué. esnobar Masters 1.000 eu nunca vi. sonho de qualquer tenista.

Sliceman
Sliceman
1 mês atrás

Não entendo. 2 torneios 500 de fora e agora o master 1000??? Tem que aproveitar todas as oportunidades para subir no rkg. Para se top 10, tem que trabalhar muito, desde de cedo. A vida do tenista top é duríssima e entrega total. Se começar a frouxar , adi-os!

Maurício Sabbag
Maurício Sabbag
1 mês atrás

A maioria dos comentários criticando o Fonseca. Até parece que vivem de perto o cotidiano dele. Um monte de técnicos de meia pataca.

JClaudio
JClaudio
1 mês atrás
Responder para  Maurício Sabbag

Olá Maurício…
Mas o que vc deseja, que o pessoal faça elogios?
Um curso chancelado pela CBT para técnico de tenis?
Substituir a opinião por uma receita de bolo?
Outro dia, numa matéria sobre a opinião do Borg sobre o tal de GOAT, entrou um rapaz revoltado com a discussão eterna, os favoráveis e os contrários.
Em certo momento da mensagem ele escreve:
“Não aguento mais essa discussão sobre o big 3, são muito cansativas, é algo doentio, não vou abrir essas matérias, carrega muita negatividade”.
Ser comentarista de comentários alheios é algo que chama atenção.
Fica parecendo que vc é a Solange Hernandez, responsável pela opinião alheia.

Maurício Sabbag
Maurício Sabbag
1 mês atrás
Responder para  JClaudio

Sim, eu observei comentários alheios e achei importante pontuar que não tem cabimento ficar criticando à distância sem estar a par da rotina dele. É o tal ditado: ” Cada macaco no seu galho”.
Quanto à sua pergunta… ” Mas o que vc deseja, que o pessoal faça elogios?” a resposta é: não precisa elogiar, mas também criticar uma comissão técnica que a pessoa nunca viu, nunca entrou em contato, não acho nada adequado.
Então é isso. Boa noite.

RenatoB
RenatoB
1 mês atrás
Responder para  Maurício Sabbag

Olá Maurício, concordo com vc. Além do fato que ninguém levou em conta a questão do fuso. Seria o único torneio na Ásia. Isso pesa, mesmo para atletas.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
1 mês atrás
Responder para  Maurício Sabbag

Impressionante,caro Maurício. E apoiados por alguns que acompanham o Circuito há muito. Inacreditável!. Abs !

Maurício Sabbag
Maurício Sabbag
1 mês atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Pois é, caríssimo Sérgio. Mas felizmente a comissão técnica dele não deve estar dando a mínima pros palpites desses AAA – Assessores para Assuntos Aleatórios… rs.

Jorge Luiz
Jorge Luiz
1 mês atrás

Bora curtir as praias cariocas

Bruno Lopes
Bruno Lopes
1 mês atrás

Está muito estranho, o JF participa de poucos torneios, acredito que a staff do jogador deve esconder alguma informação, não é possível.
A maioria dos jogadores que participaram da Laver Cup já estao em ação.

Lázaro
Lázaro
1 mês atrás

Penso que não faz sentido mesmo jogar apenas um torneio na Asia. Se perde na primeira rodada só teve o desgaste. Mas parece-me que houve alguns erros na definição do calendário, como no caso de julho-agosto. E essa programação não se será cumprida, deve pular um destes torneios a depender dos resultados e só vai para Atenas ou Metz se perder na primeira rodada em Paris. Para o ano que vem, imagino que mudará o ritmo.

Nilson
Nilson
1 mês atrás

Acho que está certo, viajar meio mundo para jogar um torneio, chegando frio e com fuso bagunçado, para disputar com quem já está no circuito Ásia há 2 torneios, melhor não ir. Achava que ele ia por ser obrigatório, mas decerto tem uma válvula de escape para poder não ir. E ano que vem faz o circuito Ásia sem pontos para defender, chance de subir no ranking ano que vem. Sem pressa, 1 ano para um garoto de 19 anos não deve gerar stress não.

Sinner melhor da história
Sinner melhor da história
1 mês atrás

So descansa eu falo isso ano inteiro ja

Evandro
Evandro
1 mês atrás

Não adianta viajar e jogar igual louco e, por exemplo, dar chance para se lesionar. Alguém já citou aqui nesses comentários que tem pelo menos 7 machucados à frente do Fonseca no ranking. Adiantou? Nada como estar saudável para mostrar todo o seu tênis! Claro que fica a vontade de vê-lo mais em ação. Ano que vem será diferente, com certeza.

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás

Nossa não vai jogar no torneio do patrocinador (Rolex)? Caramba, torcer para esse técnico doido estar certo. Cara sem experiência nenhuma tomando decisões incomuns.

Evandro
Evandro
1 mês atrás
Responder para  Gustavo

Jogador incomum, decisões incomuns.

André Borges
André Borges
1 mês atrás

João com um.calendario muito moderno bem alinhado com o que pensam os tops. Jogar os Slams com prioridade e focar nos ATP250 e exibições que paguem altos caches e deixar os imbecis se matando pr migalha nos ATP500 e M1000.

Jackson
Jackson
1 mês atrás
Responder para  André Borges

Ué Alcaraz tá lá, Sinner tá lá…Os 2 primeiros do rank…O calendário deles não é moderno?? E do JF é??…Eles que são top 1 e 2 são imbecis que estão se matando por migalhas??? E o super Fenômeno JF que foge de torneios grandes pra jogar torneios 250 meia boca…É o certo??….Que piada esse comentário…kkk..Você foi irônico né?? Não é possível que você escreveu esse monte de coisa…

Eduardo
Eduardo
1 mês atrás
Responder para  André Borges

Já esperava merda vindo daí ahhaha

Sidney
Sidney
1 mês atrás

Bia cruzou o planeta pra ir pra Seoul, deve dar mais de 24 horas de viagem, fuso, europeus 10 horas a menos de voo, parece que equipe estão certos, vai que perde na R1, R2. Europeus e americanos não voam 7/10 horas pra vir pra América do Sul pra ATP 250, 500, 250 em sequência.

ITA
ITA
1 mês atrás
Responder para  Sidney

Até porque nem temos uma gira completa destas na América do Sul com tanta frequência
.

Última edição 1 mês atrás by ITA
Luiz Nunes
Luiz Nunes
1 mês atrás

E todos estão desconsiderando o básico…. a família deke tem muita grana, somente isso…. kkkkkkkk

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
1 mês atrás

Eu imagino que a equipe do João Fonseca saiba o que está fazendo. Provavelmente estão pensando a longo prazo. O tempo vai dizer se o planejamento que está sendo executado dará resultado ou não. Mesmo que não traga o resultado esperado, o planejamento precisa ser feito considerando a situação específica do João Fonseca.

Diogo Coelho
Diogo Coelho
1 mês atrás

Claro que todos queriam vê-lo jogando mais um Masters 1000, onde inclusive havia uma pequena chance de ser cabeça de chave e, portanto, sairia adiantado na chave e estreando contra um oponente de menor ranking, mas acho que a decisão foi acertada do ponto de vista logístico e físico.

Ano que vem a Laver Cup será em Londres, então não será um empecilho para disputar a gira asiática, pois a viagem da Inglaterra para a Ásia é menos cansativa e com menos diferença de fuso horário.

Espero que o João também dispute Metz ou Atenas. São dois torneios que, se as vagas do Finals já estiverem preenchidas, terão chaves bem acessíveis e uma boa oportunidade para somar pontos preciosos.

Neto
Neto
1 mês atrás

Pensando no longo prazo? Mas o João acabou de fazer 19 anos. Se não agora, quando?

Eduardo
Eduardo
1 mês atrás

Gostaria que ele jogasse Xangai por querer que ele entrasse no top 30, mas realmente ir pra China jogar só um torneio, acaba ficando mto ruim, logística enorme, fuso, mto complicado. E vai jogar 3 torneios ainda podendo jogar mais um 250 pós Paris. Galera tá mto ansiosa, mto mais que ele e a equipe dele. Primeiro ano dele de pro, ainda precisa entender melhor várias coisas, com certeza o calendário ano que vem vai ser melhor acertado.

Tomé
Tomé
1 mês atrás

Não acho que errou não. Apenas deixou de lado os torneios lá do outro lado do mundo. Se isso o ajudar a ir bem nos 3 ou 4 últimos torneios da temporada, ótimo. Fica a expectativa de que ele finalmente volte a ter um bom resultado em ATPs. Faz tempo que ele não consegue vencer 3 jogos num mesmo torneio e se não acumular pontos, entrará em 2026 em grande pressão no 1o bimestre para defender os pontos do CH de Canberra e o ATP 250 de Buenos Aires. Só fiquei na dúvida se vai tentar defender o título do Next Gen.

Leo
Leo
1 mês atrás

Único problema é depois jogar mal e nos aqui ficarmos falando que está sem ritmo de jogo. Minha percepção é que joga pouco, em especial, torneios fortes que ajudam a dar “casca”.

Brenno Tavares
Brenno Tavares
1 mês atrás

Ué quando o guri perde num torneio grande a galera fala que ele deveria jogar nos 250 e 500 para pegar mais experiência. Vai entender? Eu esqueço que vcs são experts, deveriam se canditar para gerir a carreira do menino.

JClaudio
JClaudio
1 mês atrás

Quando falamos sobre o físico do rapaz, o desgaste do circuito, a necessidade de descanso…
Vale lembrar que João Fonseca jogou o USOpen, foi derrotado dia 27/8 (perdeu para o Machac).
Hoje é dia 27/9, no período de um mês, João Fonseca fez três jogos, dois pela Davis (Tsisipas, Sakellaridis) e um pela Laver (Cobolli).
João não enfrenta um Top 10 tem mais de três meses (enfrentou Fritz em junho).
Teoricamente deveria estar voando fisicamente, existe um certo sentimento “prima dona” no rapaz.
Existe um trabalho de imagem muito forte, algo bastante profissional, que coloca o rapaz entre os primeiros em “cliques” e “joinhas”, quando olhamos os resultados, são modestos (para idade são bons, quando olhamos melhor, modestos), apelamos para idade como desculpa (como o Sérgio faz).
João Fonseca será um grande jogador de tênis, o momento “árido” do circuito ajuda (concorrência não é das melhores), não sabemos, poderá ser alguém fora da curva, ou um top 10 “comportado”.
O importante é que o “produto” está sendo vendido, pouco importa se a qualidade foi comprovada ou não.
“Caso não dê certo, sempre existirá o Procon” ( parodiando Rick Blaine).

Luiz Gustavo
Luiz Gustavo
1 mês atrás

Concordo que ele joga poucos torneios, acho isso um risco, pq fica sem ritmo de jogo.Mas deve estar sendo preservado pelo físico dele,evitando lesões nesse início de carreira.

Tito
Tito
1 mês atrás

Perfeito, o menino tem só 19 anos e o tênis desgasta muito física e mentalmente (Bia). Não precisa pressa e nem pular etapas. Um passo de cada vez.

SDR
SDR
1 mês atrás

Se olharmos as datas, excluindo Xangai, ele disputará 03 torneios entre 13 de outubro e 02 de novembro, que é o que está dito na matéria, sendo o Master 1000 de Paris o último desses 03. Então vais ser um “250”, um “500” e um “1000”. Parece uma boa sequência para pegar o tal ritmo, e ganha uns dias para treinar forte até o torneio de Bruxelas. Vou acreditar nesse calendário. Boa sorte ao João.

Tom França
Tom França
1 mês atrás

Talvez o que mais entristeça o fã de tenis, tão carente de tenista brasileiro atuando, é justamente não ver o João jogar com constância. Acredito que todos, como eu, estavam ávidos pra ver o JF nesse torneio de Xangai, e qual não foi a decepção de abrir o site e ver uma notícia dessa, de cara. Pra mim foi um choque e tô ainda sem entender. Espero que o staff tenha noção de que ele certamente despencará no ranking, e terá que se desdobrar nos torneios seguintes, como aqueles times de futebol que estão no Z4, ou próximos dessa zona. Tremendamente frustrante, essa notícia. Fiquei até sem vontade de ler o restante das postagens.

Evaldo Moreira
Evaldo Moreira
1 mês atrás

Kkkkkkkkkkkkk, Ajustei de calendário??
Agora é escolha de torneio , kkkkkk, aí vem os haters: ” ah tem 19 aninhos , 42 do ranking , que outro teria feito , igual ele !? ”
Kkkkkk, diversão garantida….

Walter
Walter
1 mês atrás

Viajar para o outro lado do mundo para jogar só um torneio é uma extrema bobagem. Decisão acertada

Gilson Ribeiro
Gilson Ribeiro
1 mês atrás

E muito difícil tet que mensagens de quem emite opinião só por emitir, sem nenhum embasamento técnico, se a equipe de João optou por essa programação l, eles estão no circuito e sabem muito bem o que estão fazendo, torço muito pelo sucesso desse fenômeno.
Pra cima deles João.

Djalma
Djalma
1 mês atrás

Deveria jogar, o cara é novo e só vai ser top jogando com os top.
Se perder vai treinar, sw ganhar já serviu de treino.
Acho que deveria repensar

Carlos
Carlos
1 mês atrás

Decisão perfeita. Joga três torneios europeus seguidos, percorre distâncias pequenas, primeiro um 250, depois um 500 e depois um 1000. Ganho ritmo a vai forte pro 1000. Perfeito. Ainda tem mais um 250 se optar.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.