Shenzhen (China) – A segunda semifinal da Billie Jean King Cup acontecerá neste sábado, a partir das 6h (de Brasília). Estados Unidos e Grã-Bretanha duelam para saber quem enfrenta a Itália na final marcada para o domingo. A equipe norte-americana tem ampla vantagem no histórico de confrontos contra as britânicas, vencendo nove vezes e perdendo apenas uma, mas os dois países não se enfrentam há 33 anos, desde 1992. A competição é transmitida pela ESPN.
Será o 11º confronto entre Estados Unidos e Grã-Bretanha na competição. No retrospecto, as britânicas venceram apenas quatro partidas em 29 disputadas entre as nações. A única vitória em série veio na semifinal de 1971. Os outros encontros em semifinais também favorecem amplamente as norte-americanas, que lideram por 5 a 1 nesses duelos. As duas equipes também já decidiram o título em 1967 e 1981, com vitórias dos Estados Unidos.
As norte-americanas tentam chegar à final da Billie Jean King Cup pela 31ª vez e a primeira desde 2018. Campeãs em 18 edições, recorde da competição, conquistaram o título mais recente em 2017 ao derrotar Belarus em Minsk. O time dos Estados Unidos conta com Jessica Pegula, Emma Navarro, McCartney Kessler, Hailey Baptiste e Taylor Townsend.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A Grã-Bretanha, por sua vez, busca sua quinta final e a primeira desde 1981. As britânicas voltam a disputar uma semifinal pelo terceiro ano nas últimas quatro temporadas, após campanhas em 2022 e 2024. Apesar de quatro finais na história, o país ainda não conquistou um título. As convocadas para a etapa final do torneio são Katie Boulter, Francesca Jones, Sonay Kartal e Jodie Burrage.
Expectativa para duelo entre Pegula e Boulter
As norte-americanas chegaram à semifinal após uma vitória por 2 a 1 sobre o Cazaquistão, em que Emma Navarro venceu sua partida de simples, enquanto Jessica Pegula venceu nas duplas ao lado da canhota Taylor Townsend. Já as britânicas bateram o Japão por 2 a 0, com vitórias de Kartal e Boulter em simples e sem a necessidade de definição no terceiro jogo da série.
A semifinal começa com a partida entre as números 2 de cada país e a expectativa é maior para o segundo jogo, entre Pegula e Boulter. A britânica, que hoje ocupa apenas o 55º lugar do ranking, venceu a norte-americana, atual número 7 do mundo, no único duelo anterior, pela United Cup de 2024.