Guadalajara (México) – Jogadora mais jovem no atual top 100 do ranking mundial, Iva Jovic vai decidir o título do WTA 500 de Guadalajara neste domingo às 18h (de Brasília). A norte-americana de 17 anos garantiu vaga na final ao vencer um duelo da nova geração contra a tcheca Nikola Bartunkova, de 19 anos, por 6/3, 6/7 (5-7) e 6/3 em 2h53 de partida.
Jovic é a atual 73ª do ranking e está com a melhor marca da carreira. A grande campanha em Guadalajara faz com que a norte-americana salte para o top 50 do ranking mundial.
A classificação para a final poderia ter vindo de forma mais tranquila para a norte-americana, que chegou a abrir 4-0 no tiebreak do segundo set e ficou a dois pontos da vitória. A tcheca conseguiu forçar o terceiro set, mas permitiu duas novas quebras na parcial decisiva.
A outra finalista é a colombiana Emiliana Arango, que faz mais uma boa campanha no México, depois de ter sido finalista do WTA 500 de Mérida em março. A jogadora de 24 anos e 86ª do ranking venceu a francesa Elsa Jacquemot por 6/4 e 7/5.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Arango ainda busca seu primeiro título na elite do circuito da WTA. A maior conquista da carreira da colombiana é um torneio da série 125 em Cancun, disputado neste ano. Outro bom resultado no México foi em 2023, quando Guadalajara recebia um WTA 1000 e ela chegou às quartas.