Guadalajara (México) – Dois nomes da nova geração derrubaram rivais favoritas na rodada de quinta-feira no WTA 500 de Guadalajara e irão se enfrentar nas quartas de final. Uma delas foi a andorrana Victoria Jimenez Kasintseva, de 20 anos, e a outra a norte-americana Iva Jovic, ainda mais jovem e com apenas 17 anos.
Kasintseva conquistou uma importante vitória no torneio ao superar a segunda favorita, a russa Veronika Kudermetova, com parciais de 6/4 e 6/2. Esta foi a vitória da andorrana sobre uma top 50. Também é a segunda vez que ela chega às quartas de final em torneios de quadra dura, algo que já havia conquistado em Seul 2022.
Para garantir o duelo de jovens nas quartas, Jovic deixou pelo caminho a colombiana Camila Osorio, cabeça de chave número 8, levando a melhor também em sets diretos e com o mesmo placar, fechando o jogo ao marcar 6/4 e 6/2.
Outra favorita que se despediu na segunda rodada foi a belga Elise Mertens, que chegou a ter vantagem contra a francesa Elsa Jacquemot, mas levou a virada. Na partida realizada nesta quinta-feira, um dia após ser interrompida pela chuva, Jacquemot conseguiu uma reação e provocou uma das maiores surpresas, eliminando a principal favorita por 4/6, 6/3 e 6/4.
A francesa de 22 anos terá agora pela frente a experiente alemã Tatjana Maria, cabeça de chave número 6, no segundo jogo de sexta-feira na quadra central. Quem abrirá o dia será a letã Jelena Ostapenko, que pode ter uma rodada dupla. Ela encara canadense Marina Stakusic e se vencer vai enfrentar mais tarde a colombiana Emiliana Arango.
Única sul-americana entre as quadrifinalistas, Arango derrotou facilmente a australiana Storm Hunter, convidada especial do torneio, por duplo 6/2.
Em outra partida da quinta-feira, a polonesa Madalena Frech fez valer a condição de quarta cabeça de chave e derrotou a italiana vinda do quali Lucrezia Stefanini com parciais de 6/1 e 7/6 (8-6). Ela terá agora pela frente a tcheca Nikola Bartunkova, de 19 anos e atual 228ª do ranking.