São Luís (MA) – A paulista Júlia Konishi e a gaúcha Sofia Mendonça são as primeiras brasileiras classificadas para as quartas de final Copa Feminina de Tênis, torneio ITF W15 em São Luís.
Terceira cabeça de chave, Konishi venceu a maranhense Bruna Liotto por 6/3 e 6/0. Konishi, de 25 anos é a atual 839ª do ranking, enquanto Liotto está com 18 anos e fez o primeiro ponto na WTA no início da semana. A próxima rival da paulista será a romena Maria Toma, cabeça 5.
“Comecei nervosa, contra uma tenista local, com a torcida toda para ela, mas consegui jogar muito bem, solta, e fiz o que tinha que fazer. Acho que o ranking não diz tanta coisa, porque todas que estão aqui jogam muito bem, mas espero me manter firme e seguir no torneio”, disse Konishi após a partida.
Em outro duelo nacional, Sofia Mendonça venceu a catarinense Maria Eduarda Lages por 1/6, 7/5 e 6/2. Mendonça é a cabeça 4 do torneio e 904ª do mundo aos 23 anos. Ela enfrenta nas quartas a italiana Beatrice Stagno, sexta favorita, que fez 7/5 e 6/0 contra a catarinense de 15 anos Giulia Bajsic Leo.
“O jogo foi bem difícil, no início estava bem devagar e foi complicado. Ela estava muito bem e acertou tudo no primeiro set”, comentou Sofia Mendonça. “Comecei a jogar melhor no segundo, sendo mais precisa e menos nervosa nas primeiras bolas. Hoje está ventando bastante e a gente teve que se adaptar muito, e até o final eu consegui me adaptar melhor”.
Outras quatro brasileiras estão na segunda rodada do torneio e jogam na quinta-feira, com do destaque para o duelo nacional entre Jennifer Rosa Dourado e Livia Santo. Além delas, Bianca Bernardes desafia a norte-americana Hibah Shaikh, cabeça 2, enquanto Helena Bueno enfrenta a mexicana Marian Gomez.
Essas meninas que perderam para Konishi 25 anos e Sofia Mendonça 23 anos,podem pensar seriamente em um plano B