Cuiabá (MT) – O paulista Gustavo Heide enfim voltará a competir em um torneio profissional e seu primeiro jogo em mais de cinco meses será nesta quarta-feira no ITF M25 de Cuiabá contra o argentino Carlos Maria Zarate, de 20 anos e atual 980º colocado no ranking da ATP.
Cabeça de chave número 2 no torneio, Heide estava afastado das competições do circuito profissional desde fevereiro, se recuperando de uma lesão nas costas. Ele passou por intenso tratamento de fisioterapia para voltar o quanto antes, mas precisou de mais de cinco meses para ficar bom.
O paulista de 23 anos ocupa atualmente a 327ª colocação no ranking, mas quando precisou fazer uma pausa para tratar as costas estava no 150º lugar, bem perto de sua melhor marca (142º).Na temporada, Heide tem sete vitórias e sete derrotas, considerando todos os níveis de competição do circuito profissional.
Seu torneio mais recente foi o ATP 250 de Santiago, em que Heide furou o quali e ainda avançou uma rodada na chave principal, depois de vencer um duelo nacional contra Thiago Wild. Na fase seguinte, foi superado pelo português Jaime Faria em três sets.
Bom retorno e rumo ao top 100
Boa sorte nesse retorno!
Será que ele pode pedir ranking protegido?
Até onde conheço, é necessário 6 meses de afastamento para utilizar o recurso de ranking protegido no circuito ATP. E nesse caso, acredito que o Heidi e a equipe deram uma derrapada, porque se esperou 5 meses, e completaria 6 meses no final de setembro, era só aguardar mais 1 ou 2 meses, iria trabalhando a parte física e teria direito de utilizar o recurso. Mas eles têm mais conhecimento que nós sobre a lesão, se resolveu voltar agora é porque deve já estar 100% recuperado fisicamente.
Eu pensei a mesma coisa, acho q era mais negócio ter esperado mais umas 3 semanas e poder usar esse recurso..
Será que ele teria que ficar afastado 6 meses para conseguir ranking protegido?