Gênova (Itália) – Depois de duas vitórias na semana, Thiago Monteiro foi eliminado nas quartas de final do challenger de Gênova, em quadras de saibro na Itália. O cearense de 31 anos e 169º do ranking foi superado nesta sexta-feira pelo italiano Luciano Darderi, principal cabeça de chave e 34º do mundo, por 7/5 e 6/2.
Por ter vencido os também anfitriões Francesco Passaro e Enrico Dalla Valle nas fases iniciais, Monteiro faz 16 pontos na ATP. Ele também chegou às quartas na semana passada, em Como, também na Itália e recebe 12 pontos.
Como tinha resultados a defender nas últimas semanas, Monteiro terá um avanço de apenas duas posições para o 167º lugar. Ele segue como número 4 do Brasil, mas ficará apenas três posições atrás do paulista Felipe Meligeni, que não joga mais em 2025 por lesão e cirurgia nas costas.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Algoz de Monteiro nesta sexta-feira, Darderi vive seu melhor momento na carreira e conquistou três torneios da ATP no saibro este ano, em Marrakech, Bastad e Umag. O italiano de 23 anos enfrenta o alemão Tom Gentzsch na semifinal. Já a outra semi terá mais dois tenistas da casa, Stefano Travaglia e Andrea Pellegrino.
Com o jogo disputado em condições mais lentas, pela combinação entre quadra de saibro, nível do mar e maior umidade no período noturno, o saque não era um fator determinante para a definição dos pontos e o primeiro set teve chances para os dois lados, com oito break-points para Darderi e seis para Monteiro. O italiano conseguiu duas quebras contra uma e venceu a parcial. Ele liderava por 5/3, cedeu o empate, mas logo recuperou a vantagem.
Já no segundo set, Darderi soube se aproveitar de seu melhor momento na temporada e na partida. Ele conseguiu duas novas quebras e só foi enfrentar um break-point no último game da partida, definindo a disputa em sets diretos.
Resultado normal. Engrossou primeiro set depois morreu. Vida que egue semana que vem tem mais
normal. não tinha a mínima chance de ganhar do Darderi. infelizmente é ladeira abaixo.
Aposenta
Força Monteirão da Massa!!! Guerreiro! Te admiramos muito! Muito orgulho do atleta e do ser humano!!!