Swiatek: “Com 1/5 é fácil entrar em pânico, mas eu não entrei”

Foto: Garrett Ellwood/USTA

Nova York (EUA) – A polonesa Iga Swiatek mais uma vez deu mostras de sua força mental e mesmo depois de um começo ruim de partida contra a russa Anna Kalinskaya, que abriu 5/1 no primeiro set, se recuperou e conseguiu conquistar a vitória em sets diretos, garantindo um lugar nas oitavas de final no US Open.

“Com 1/5 é fácil entrar em pânico, mas eu não entrei. Então, isso é bom. Com certeza não foi uma partida fácil, especialmente no início. Estou feliz por ter me recuperado e começado a jogar melhor, porque com certeza cometi alguns erros no início do primeiro set que eu gostaria que não tivessem acontecido. Além disso, Anna jogou muito bem”, analisou Iga após a vitória por 7/6 (7-2) e 6/4.

Embora o placar tenha ficado bastante adverso para a polonesa, ela não acredita que estava tão mal. “Sinto que joguei bem, mas cometi alguns erros quando queria fechar o rali. Então eu sabia que não precisava mudar muita coisa. Mas com certeza eu queria manter as margens  para não cometer erros não forçados”.

Swiatek então se concentrou nos aspectos técnicos e assim procurou reduzir ao máximo os erros não forçados. E a ajuda do time foi fundamental para achar as soluções. “Em algum momento hoje eu sentia que não sabia o que mudar. Mas aí meu time me ajudou um pouco”, contou a ex-número 1 do mundo.

“Às vezes, não é fácil encontrar as soluções e a solução exata que vai te ajudar. Às vezes, leva tempo. Chegamos ao ponto em que você simplesmente não tem outra escolha a não ser manter a vantagem e tentar colocar mais uma bola. Talvez não tentar a bola vencedora”, acrescentou a polonesa.

Colocar mais o primeiro saque também foi um fator, embora a própria tenista não tenha percebido tanto. Ela colocou apenas 37% das primeiras bolas em quadra no set inicial, elevando o aproveitamento para 52% no segundo. “Não percebi que meu saque estava baixo. Às vezes, sentia que talvez estivesse exagerando na hora de escolher os pontos. Eu não tinha ideia de qual era a porcentagem”.

Subscribe
Notificar
guest
7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Fábio S.
Fábio S.
1 mês atrás

Estava torcendo pela russa, pena.

William
William
1 mês atrás
Responder para  Fábio S.

Pena mesmo. Pq se você torce por ela gosta de sofrer….kkkkkkk. Nunca ganhou um título.

Flávio
Flávio
1 mês atrás

Isso é importante não entrar em pânico mesmo e acreditar sempre, agora convenhamos minha cara Iga foi sua adversária que pipocou feio ali, pois 5×1 na mão não tem desculpa para ela, claro que você não vai dizer isso por causa da sua boa ética, mas no fundo você sabe que a mediana Kalisnkaya fez isso. kkk

Fonsequismo fonsequisado
Fonsequismo fonsequisado
1 mês atrás

Rapaz, que pipocada sinistra da russa ein. Meu Deus, como que perde um primeiro set daquele, 5/1

Leo
Leo
1 mês atrás

Quando se joga contra uma campeã de vários slans como a Iga não pode vacilar.

Flávio
Flávio
1 mês atrás

Pois é cara, dizem que a Kalinskaya desabou em choro após o jogo aí é complicado porque o tênis feminino costuma ser cruel com certas ocasiões, Kalinskaya sabe que foi ela mesma que entregou o primeiro set por falta de mental e aí o vacilo cobra o preço, se perdesse ,como perdeu, por um placar desfavorável é aceitável, mas perder como perdeu o primeiro set aí não tem jeito ou sem desculpa porque o mental arrebenta mesmo e as mulheres tenistas, maioria delas, têm dificuldade de digerir isso porque são muito frágeis emocionalmente. Vimos instabilidade emocional da Anisimova em Winbledom, ontem foi Kalisnkaya e já tiveram outras e vai continuar tendo porque a pressão que elas carregam é muito grande que a maioria delas não sabem lidar com isso.

Vivi
Vivi
1 mês atrás

Por isso é tão importante para os jogadores trabalharem o mental; evitar um apagão como o da Kalinskaya e ter forças para virar um placar desfavorável, como fez a Iga. Muitos trabalham tanto a parte técnica, mas esquecem que há muito mais que isso a se desenvolver. Quando há um equilíbrio, fica mais fácil ter êxito. Talvez a Iga tenha encontrado esse equilíbrio, mas ainda dá pra melhorar.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.