Nova York (EUA) – No encontro entre duas jogadoras tchecas, Karolina Muchova levou a melhor sobre Linda Noskova e avançou às oitavas de final do US Open. A atual número 13 do mundo começou atrás no placar, mas superou a jovem compatriota de 20 anos e 32ª do ranking, por 6/7 (5-7), 6/4 e 6/2.
Muchova, de 29 anos e ex-número 8 do mundo, foi semifinalista do US Open nas duas últimas edições, tendo operado o punho direito e ficado dez meses sem jogar entre uma edição e outra. E seu melhor resultado em Grand Slam foi a final de Roland Garros em 2023. Já neste ano, teve lesão no punho esquerdo, que a obrigou a jogar com backhand de uma mão em alguns torneios.
Em um primeiro set com duas quebras para cada lado, Muchova chegou a liderar por 5/2 e teve um set-point quando vencia por 5/4, mas Noskova forçou o tiebreak e virou o set. Na segunda parcial, ex-top 10 sacou bem e não enfrentou break-points. Ela criou quatro chances de quebra até aproveitar a última chance. Já no último set, Muchova quebrou mais duas vezes para virar o jogo.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A próxima adversária de Muchova será a ucraniana Marta Kostyuk, 28ª do ranking, que derrotou a francesa Diane Parry por 3/6, 6/4 e 6/2 em 2h26 de partida. Kostyuk, de 23 anos e atual 28ª do ranking, chega às oitavas de final do US Open pela primeira vez, mas já fez quartas na Austrália no ano passado. O confronto entre a tcheca e a ucraniana é inédito.