Nova York (EUA) – Depois de duas vitórias bastante tranquilas, Jannik Sinner foi mais exigido em seu terceiro jogo no US Open. O número 1 do mundo precisou de quatro sets e 3h11 para superar o canadense Denis Shapovalov, ex-top 10 e atual 29º do ranking, por 5/7. 6/4, 6/3 e 6/3.
Atual campeão do US Open, Sinner tem a liderança do ranking ameaçada por Carlos Alcaraz em Nova York. Se o espanhol fizer uma campanha igual ou melhor que a do italiano para voltar ao número 1.
O adversário de Sinner nas oitavas de final virá da partida entre o norte-americano Tommy Paul, 14º do mundo, e o cazaque Alexander Bublik, 24º colocado. O italiano perdeu recentemente para Bublik na grama de Halle, mas lidera o histórico por 4 a 2. Já diante de Paul, tem 4 a 1.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Superado nas oitavas, Shapovalov disputou seu oitavo US Open aos 26 anos e tem como melhor campanha as quartas de final de 2020. Além de ter vencido o primeiro set, o canadense chegou a liderar a terceira parcial por 3/0, mas possibilitou a reação de Sinner, que fez nove games seguidos.
Jannik Sinner’s US Open title defense is still alive! pic.twitter.com/e2bbmiqdf4
— US Open Tennis (@usopen) August 30, 2025
O início de partida foi melhor para Shapovalov, que saiu vencendo por 4/1 e chegou a liderar por 5/2. O canadense teve o serviço quebrado quando sacava para o set e permitiu o empate, mas contou com uma dupla falta do italiano no set-point. Sinner sacou muito bem no segundo set, não enfrentou break-points e aproveitou sua única chance de quebra.
No terceiro, o canadense começou melhor. Ele sacava bem e usava variações para não dar ritmo ao italiano e conseguir uma quebra logo cedo. Além disso, teve break-points para fazer 4/0 e não aproveitou. Depois de confirmar um game difícil no saque, Sinner ganhou confiança e devolveu a quebra. Isso desestabilizou Shapovalov, que passou a reclamar muito com a própria equipe e cometer muitos erros.
Sinner fez seis games seguidos no terceiro set e ainda saiu vencendo por 3/0 no quarto. Ainda que o canadense tenha melhorado nos últimos games da partida e apresentado uma atitude positiva, a vantagem construída pelo italiano foi suficiente para a vitória.
Sinner só pegou sacador. E jogar com canhoto sacador é dificílimo. Mostrou força mental hoje p ganhar a partida.
Shapo jogou como deve um adversário do Sinner, agressivo, com variação, o backhand estava bom, o saque poderia ter sido melhor (pouco aproveitamento do primeiro saque).
O problema é manter fisicamente a forma de jogar, ele não conseguiu, assim como Dmitrov, em Wimbledon, Shapo mostrou as armas que podem encurralar o jogo potente (e consistente) do italiano, que vive da “pancadaria”.
Hoje, o canadense perdeu, não foi o Sinner que ganhou (Sinner tem um problema com seu primeiro saque).
Partida difícil. Shapovalov jogou bem. Problema é manter a consistência contra caras como Sinner, Alcaraz. Que podem até começar jogando mal, ou ter momentos ruins na partida, mas acabam encontrando soluções. Ou seja, pra vence-los, além de contar com um dia ruim deles, você precisa ser extremamente consistente. O que é muito difícil em 3 sets.
Sinner vai tentar sua 13º quartas de Slam, a 3º no US Open.
Teria sido lindo ele ter feito o serviço pesado para abrir caminho para o 25º.
Jogo duríssimo, Sinner mostrou força mental ao sair do buraco no terceiro set. Nesse chaveamento do Sinner, acredito que só o maluco do Bublik pra dar algum trabalho, se conseguir ser agressivo com poucos erros. Shapo conseguiu jogar assim por quase três sets, mas tênis é um esporte de precisão, uma hora ele realmente iria baixar o ritmo e aí tem um Sinner do outro lado que não perdoa.
Receita pra jogar bem com sinner é a variação de altura e jogo. Coisa q shapo e charles fazem naturalmente. Buvlik n varia altura mais varia jogo. Esses jogadores tem vantagem natural no jogo contra sinner. Agora bots como djoko padrao di menor, e outos devolvedores tender a ter dificuldade. Djoko entrando ora variar iguala o sinner e engole no mental. Isso se o corpo deixar
Saiu vencendo por 3/0 no quarto set, não no quinto
Shapovalov mostrou como se deve jogar, falta só alguém mostrar como conseguir jogar assim por três sets inteiros. Mínimo momento q ele baixou a intensidade o Sinner ligou o modo turbo fez os nove games e o Denis já desanimou pq sobrou um Everest pra subir depois daquilo.