Nova York (EUA) – Duas vezes campeã do US Open, em 2018 e 2020, e vinda de uma ótima campanha até a final em Montréal, Naomi Osaka estreou com vitória em Nova York. A japonesa de 27 anos superou nesta terça-feira a belga Greet Minnen por 6/3 e 6/4 em 1h23 de partida.
Ex-número 1 do mundo, Osaka aparece atualmente no 24º lugar do ranking e volta a ser cabeça de chave em um Grand Slam em seu retorno ao circuito após a maternidade. Ela também passou por uma recente troca de treinador, com a saída do francês Patrick Mouratoglou e a chegada do polonês Tomasz Wiktorowski, ex-técnico de Iga Swiatek.
“Meu time é como uma família e estou muito feliz com a forma como encaramos essa jornada juntos. É uma montanha russa, mas estamos todos juntos nela”, disse Osaka na entrevista em quadra. Sua próxima rival será a norte-americana Hailey Baptiste, que venceu a tcheca Katerina Siniakova por 7/5 e 6/3.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Osaka chegou a vencer seis games seguidos na partida, depois de estar perdendo o primeiro set por 3/2 até abrir 2/0 na segunda parcial. Ela, então, passou por uma breve oscilação e chegou a sofrer duas quebras num período de muitos erros, mas logo retomou o controle da partida para vencer em sets diretos. “Eu me senti muito nervosa e negativa em alguns momentos, mas tentei ser o mais positiva que foi possível para voltar ao jogo”.
Siegeund elimina Shnaider, campeã em Monterrey
Outro destaque da rodada desta terça-feira foi a vitória da alemã Laura Siegemund contra a russa Diana Shnaider, 17ª do mundo e vinda de título em Monterrey, por 7/6 (7-3), 2/6 e 6/3 em 2h32 de partida. Esta foi a terceira vitória de Siegemund contra uma top 20 em Slam na temporada, somando-se aos triunfos contra Qinwen Zheng na Austrália e Madison Keys em Wimbledon. A experiente alemã de 37 anos e 52ª do ranking enfrenta a russa Anastasia Zakharova, que bateu a armênia Elina Avanesyan por 6/3 e 6/4.
Já a também russa Ekaterina Alexandrova, finalista no México e número 12 do mundo, fez 6/4 e 6/1 contra a letã Anastasija Sevastova. Sua próxima rival será a chinesa Xinyu Wang, que venceu a norte-americana Caroline Dolehide por 2/6, 6/4 e 6/2. Quem também avançou foi Sorana Cirstea, campeã em Cleveland, que bateu a argentina Solana Sierra por 7/5 e 6/0. Sua próxima rival é a tcheca Karolina Muchova.