De Minaur vence duelo australiano e Tsitsipas obtém boa virada

Foto: Brad Penner/USTA

* atualizado às 22h13 com derrota de Monfils

Nova York (EUA) – Possíveis adversários de terceira rodada, o australiano Alex de Minaur e o grego Stefanos Tsitsipas confirmaram seus favoritismos na abertura do US Open, porém de formas distintas. Enquanto o número 8 do ranking dominou o compatriota Christopher O’Connell, por 6/3, 6/4 e 6/4, o cabeça 26 precisou virar contra o francês Alexandre Muller, parciais de 4/6, 6/0, 6/1 e 7/6 (7-5).

Em temporada sólida, especialmente sobre o piso sintético, onde é o tenista que mais marcou vitórias desde janeiro, agora com 25, De Minaur disputa seu nono US Open consecutivo, tendo atingido as quartas de final duas vezes, em 2020 e 2024. Com 19 triunfos em Flushing Meadows, o Slam norte-americano se torna o de maior sucesso na carreira do australiano.

Seu adversário de quinta-feira será o japonês Shintaro Mochizuki, que também economizou energia ao derrotar o canhoto francês Hugo Gaston, por 6/4, 6/3 e 6/4. O confronto é inédito. Mochizuki tem apenas 22 anos e ocupa o 112º posto do ranking e por isso precisou disputar o qualificatório em Nova York.

Tsitsipas por sua vez segue tentando um resultado animador na temporada. O grego não vence dois jogos seguidos no mesmo torneio desde Barcelona, em abril, pouco depois de ganhar o 500 de Dubai. Ele também está devendo nos Grand Slam, tendo ganhado uma partida em Roland Garros e caído nas estreias da Austrália e de Wimbledon.

O ex-número 3 do mundo que deixou a faixa do top 10 no ano passado nunca havia perdido um set para Muller, mas soube reagir muito bem, usando bem o primeiro saque para abrir a quadra e utilizar bem o seu poderoso forehand. Ele agora encara o sempre perigoso Daniel Altmaier para tentar repetir a terceira rodada de 2020 e 2021, que seguem como melhores campanhas em Nova York.

Caso realmente De Minaur e Tsitsipas se cruzem, o grego entra com o curioso retrospecto de 11 vitórias em 12 partidas, sendo 8 a 1 na quadra sintética.

Aliassime passa por lucky-loser

Derrotado na estreia de seus três últimos US Open, o canadense Félix Auger-Aliassime enfim superou o obstáculo, com uma vitória em sets diretos mas muito bem disputados contra o britânico Bily Harris, que entrou na chave como lucky-loser. O cabeça 25 anotou 6/4, 7/6 (10-8) e 6/4, e agora enfrenta o russo Roman Safiullin, que venceu o francês Gael Monfils, por 6/4, 2/6, 6/1, 3/6 e 6/4

Aliassime chegou à semifinal de Flushing Meadows em 2021, caminhada que o levaria na temporada seguinte para o sexto lugar do ranking, período em que ganhou três ATPs.

Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.