Nova York (EUA) – Finalista de Wimbledon em julho, Amanda Anisimova estreou com vitória no US Open. A norte-americana de 23 anos e número 9 do mundo precisou de apenas 1h09 para vencer a australiana Kimberly Birrell, 83ª colocada, por 6/3 e 6/2 nesta terça-feira.
Esta é a sexta participação de Anisimova na chave principal do US Open e a melhor campanha foi a terceira rodada em 2020. Na temporada, além de ter alcançado uma decisão de Slam pela primeira vez, ela também conquistou o maior título da carreira no WTA 1000 de Doha.
“Não é fácil jogar a primeira rodada de um Grand Slam”, disse Anisimova na entrevista em quadra. “Perdi na estreia no ano passado, então fico feliz por já estar melhor. Estava nervosa, mas só queria me divertir um pouco. Sinto que poderia ter jogado melhor, mas também não foi ruim. Kim é uma adversária muito difícil, nunca havia jogado contra ela antes”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A próxima adversária de Anisimova será a australiana Maya Joint, de apenas 19 anos e 43ª do ranking, que venceu um duelo da nova geração contra a andorrana de 20 anos e vinda do quali Victoria Jimenez Kasintseva, 130ª colocada, por 6/4 e 7/6 (8-6).
Já em duelo norte-americano, a jovem de 21 anos Ashlyn Krueger, 38ª do ranking, superou Sofia Kenin, campeã do Australian Open de 2020 e atual 27ª do mundo, com parciais de 5/7, 6/4 e 6/2. Krueger disputa seu quinto US Open e tenta repetir a terceira rodada do ano passado, Kenin nunca passou das oitavas.
Havia a possibilidade de Krueger enfrentar outra tenista da casa. Mas a ex-top 10 Danielle Collins não passou da rodada de estreia, superada pela romena Jaqueline Cristian, com parciais de 6/2 e 6/0 em apenas 1h05.
Noskova vence no Ashe
A programação do Arthur Ashe Stadium foi tão rápida, com as vitórias de Iga Swiatek e Jannik Sinner mais cedo, que a organização do torneio moveu a partida entre a tcheca Linda Noskova e a húngara Dalma Galfi para o estádio principal. Atual 32ª do ranking, Noskova fez 6/4 e 7/5 em 1h23 de partida.
A tcheca de apenas 20 anos repete sua melhor campanha no US Open, a segunda rodada de 2023, mas já chegou às quartas de final na Austrália. Sua próxima adversária é a alemã Eva Lys, que venceu a britânica vinda do quali Francesca Jones por 6/0 e 7/5.