Monterrey (México) – Na final entre duas jogadoras russas, Diana Shnaider levou a melhor sobre Ekaterina Alexandrova e conquistou o título do WTA 500 de Monterrey. A canhota de 21 anos e 22ª do ranking precisou de três sets e 2h11 para vencer por 6/3, 4/6 e 6/4.
Este é o quinto título de WTA na carreira de Shnaider, que venceu os quatro primeiros no ano passado, em Hong Kong, Budapeste, Bad Homburg e Hua Hin. Ela também foi finalista em Ningbo, na China, em 2023.
Com os 500 pontos do título, a jovem russa voltará ao top 20 e assumirá o 17º lugar do ranking. Sua melhor marca da carreira é a 11ª posição. Ela recebe o prêmio de US$ 164 mil.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já Alexandrova está com o melhor ranking da carreira aos 30 anos, ocupando o 14º lugar e deve ganhar mais duas posições. Ela tem cinco títulos de WTA, um deles neste ano em Linz e disputou a 10ª final da carreira. A premiação é de 325 pontos e US$ 101 mil.
There’s no better feeling 🙌
The moment Diana Shnaider conquered Monterrey 🏆#AbiertoGNPSeguros pic.twitter.com/jla6FQHQKQ
— wta (@WTA) August 24, 2025
Shnaider venceu o primeiro set com apenas uma quebra, conquistada logo no início da partida e enfrentou somente um break-point na parcial. A jovem russa ficou muito perto de uma vitória mais tranquila quando liderou o segundo set por 4/3 e saque, mas sofreu duas quebras seguidas.
Logo na abertura do terceiro set, Shnaider se recuperou e conseguiu a quebra, além de escapar de um 15-40 para abrir 2/0 no placar. Depois disso não teve mais o serviço ameaçado. A vantagem permaneceu mínima, já que Alexandrova sobrevivia a games longos no saque, mas não conseguia buscar o empate contra a jovem rival.
Melichar e Bucsa serão campeãs de duplas
O título de duplas ficou com a espanhola Cristina Bucsa e a norte-americana Nicole Melichar, que venceram a chinesa Hanyu Guo e a russa Alexandra Panova por 6/2 e 6/0. Bucsa, de 27 anos, conquistou o sétimo título da carreira e o segundo na temporada. Melichar, de 32 anos, tem agora 16 títulos no circuito e levantou seu primeiro troféu em 2025.
Put it in the book 📚 #AbiertoGNPSeguros pic.twitter.com/VcfRj5BiV0
— wta (@WTA) August 24, 2025