Florianópolis (SC) – O Brasil já está definido para o ITF Beach Tennis Pan-american Championship, que será realizado entre os dias 25 e 28 de setembro, em Caraguatatuba, no litoral de São Paulo. O capitão Alex Mingozzi convocou os atletas que irão representar o país nas categorias profissionais, enquanto que o capitão Marcus Ferreira chamou os atletas juvenis das categorias 12, 14, 16 e 18 anos.
Na chave masculina profissional, o Brasil será representado pelas duplas André Baran (#4 do mundo) e Felipe Loch (#10), Giovanni Cariani (#5) e Daniel Mola (#7), além de Allan Oliveira (#11) e Fabricio Neis (#17).
Já na chave feminina profissional, as convocadas foram Vitória Marchezini e Sophia Chow (#2 do mundo), Júlia Nogueira (#15) e Marcela Vita (#16), e Raquel Iotte (#18) e Graziele Silva (#20). Nas duplas mistas, o Brasil terá Baran e Marchezini, Loch e Chow e Cariani e Nogueira.
Com a equipe definida, o capitão Alex Mingozzi destacou a força do grupo e a importância da mescla entre gerações. “Estamos levando um time muito forte, que mescla experiência e nova geração. Temos atletas consolidados e outros que ganham sua primeira oportunidade de defender o Brasil, fruto dos bons resultados recentes. Isso mostra a profundidade do nosso elenco e nos dá confiança para buscar mais uma conquista. Desde 2018, quando assumi o time brasileiro, o país venceu todas as edições, mas sabemos que os adversários estão cada vez mais fortes, como Venezuela, Porto Rico e Aruba. Vamos preparados para mais uma grande batalha”, afirmou Mingozzi.
Para o capitão da equipe juvenil, Marcus Ferreira, o fator casa pode ser um grande diferencial para o Brasil. “O Pan-Americano será no Brasil. Ano passado foi em Aruba, ano retrasado no Chile, então acredito que jogando em casa, a festa esse ano será ainda maior. Somos favoritos na competição, além de termos a vantagem de levarmos uma dupla a mais que as demais delegações. Isso é muito positivo. Não tenho dúvidas que sairemos com um resultado positivo, pois sei do potencial de todos nossos atletas e de nossa equipe”, afirmou.
Na última edição em 2024, realizada em Oranjestad, Aruba, o Brasil foi dominante e conquistou 28 medalhas, sendo 13 de ouro, 13 de prata e 2 de bronze.
Convocados:
Duplas 12 anos masculino
Antonio Queiroz / Gustavo Giovannini
Nicolas Correia / Eduardo Borges
Leonardo Favaro / Matheus Justo
Duplas 12 anos feminino
Sophia Ferreira / Antonella Campos
Ariely Mallu / Isabella Carvalho
Maria Valentina Cramer / Manuela Lucher
Duplas mistas 12 anos
Eduardo Borges/Antonella Campos
Matheus Justo/Maria Valentina Cramer
Nicolas Correia/Sophia Ferreira
Duplas 14 anos masculino
Pietro Mota/Diego Gélio
Franco Justo/Luiz Villar
Guilherme Ferreira/Victor Palhano
Duplas 14 anos feminino
Bia Sornas/Isabela Scachetti
Alexia Grigoletto/Pietra Tremonte
Letícia Ragneri/Maria Eduarda Lemma
Duplas mistas 14 anos
Pietro Mota/Alexia Grigoletto
Guilherme Ferreira/Pietra Tremonte
Luiz Villar/Bia Sornas
Duplas 16 anos masculino
Giovanni Nomelini/Levi Goldmann
Lucas Cahú/Enzo Piçarro
Enzo Battaglini/Matheus Coelho
Duplas 16 anos feminino
Viviane Kobo/Sophia Fiedler
Giovanna Batista/Maria Gilli
Natalia Buonincoutro/Ana Guaita
Duplas mistas 16 anos
Giovanni Nomelini/Maria Gilli
Enzo Battaglini/Natalia Buonincoutro
Levi Goldmann/Sophia Fiedler
Duplas 18 anos masculino
Henrique Medeiros/Leonardo Neiva
André Caetano/Mateus Yuji
Caio Gazoli/Vinícius Schurtz
Duplas 18 anos feminino
Sofia Espíndola/Anna Merola
Laura Amorim/Beatriz Valerio
Julia Vasconcelos/Ana Miguel
Duplas mistas 18 anos
Andre Caetano/Beatriz Valerio
Henrique Medeiros/Anna Merola
Mateus Yuji/Ana Miguel