Joinville (SC) – O jovem paulista Gustavo Albieri, de 17 anos, marcou seu primeiro ponto no ranking profissional da ATP com uma vitória na estreia da etapa de Joinville do Circuito BRB/Engie de Tênis, torneio ITF M15 disputado no Joinville Tênis Clube.
Albieri venceu nesta quarta-feira o gaúcho Thiago Guglieri por 7/6 (7-2) e 6/3. Nas oitavas de final, o paulista desafiará o catarinense Bruno Fernandez, cabeça de chave 8 do torneio, que venceu o gaúcho Vicente Freda por duplo 6/3.
“Estou bem feliz por ter conquistado meu primeiro ponto na ATP. Estou trabalhando para isso, agora é seguir trabalhando com humildade e continuar acreditando em mim. Fiz um bom jogo hoje, o Thiago também jogou bem, mas consegui aproveitar melhor as chances que eu tive para sair com a vitória”, comemorou Albieri, atleta da Rede Tênis.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Também está definido um reencontro entre Guto Miguel e Enzo Kohlmann, que se enfrentaram em um duelo de 3h na última semana em São Paulo. Após a boa estreia de Guto na última terça, Kohlmann venceu nesta quarta Pedro Almeida por 6/1 e 7/6 (7-5).
Quem também avançou foi o paranaense Gustavo Almeida, finalista na capital paulista. O jovem de 19 anos é o cabeça 6 em Joinville e bateu Jefferson Wendler por 4/6, 6/2 e 6/3. Seu próximo rival será Enzo Lima.
Os principais cabeças de chave tiveram rumos opostos. O pernambucano José Pereira marcou 6/4 e 6/1 contra Victor Braga e garantiu um duelo com Victor Pagotto. Já o paranaense João Schiessl abandonou depois de perder o primeiro set para o goiano Luis Felipe Miguel por 6/2. Nas oitavas, Miguel enfrenta o baiano Natan Rodrigues, que bateu Gabriel Carvalho por 6/2, 4/6 e 6/4.
Alguem sabe o q houve com o Schiessl? De qq forma, estamos indo bem no torneio, de novo.
Frustrante essa derrota do Schiessl. Torneio para vencer e avançar no ranking. Esperava ele melhorando esse ano, furando o TOP500 e começando a transição para os Challengers. Mas não está evoluindo, está patinando e até caiu no ranking, já que fechou 2024 como 540 do mundo. Bom para o Luis Felipe Miguel, que conquistou seu 1º ponto na ATP e vai estrear no ranking. Assim como o Gustavo Albieri, que será o 1º tenista da geração 2007 a entrar no ranking da ATP. E ambos estão no mesmo quadrante, junto com Natan Rodrigues e Bruno Fernandez, que fizeram no máximo quartas de ITF. Ou seja, teremos um semifinalista de ITF inédito neste quadrante. Este é o lado do Gustavo Almeida, favorito a fazer outra final, o que seria importante para colocá-lo entre os 600 do mundo. Do outro lado temos um quadrante equilibrado com Guto, Kohlmann, Yamacita e Loureiro e o outro quadrante com o favoritismo do veterano José Pereira e do Igor Gimenez.
Ao que parece ele está lutando com lesões.
Parabéns ao Gustavo Albieri e ao Luis Felipe Miguel, pelo primeiro ponto ATP
Parabéns aos Brasileiros.
Que venham mais Torneios ITF Masculino no Brasil, assim outros jogadores terão oportunidades de entrarem no Ranking ATP.
Pequeno torneio mas bem interessante para a garotada marcar uns pontinhos e ganhar rodagem no circuito. Parabéns!