Washington (EUA) – O tênis feminino tem uma nova número 1 do mundo de duplas. A canhota norte-americana Taylor Townsend, de 29 anos, assumirá o posto pela primeira vez em sua carreira nesta segunda-feira no lugar da parceira mais regular, a tcheca Katerina Siniakova.
Townsend disputa o WTA 500 de Washington ao lado da chinesa Shuai Zhang, outro grande nome da especialidade, e as duas precisaram jogar apenas cinco games na noite desta sexta-feira, já que a parceria entre a cazaque Elena Rybakina e a britânica Emma Raducanu, ambas envolvidas nas semifinais de simples, desistiram quando já perdiam por 4/1.
A habilidosa norte-americana se tornará assim a 50ª diferente tenista a atingir a ponta do ranking de duplas nas cinco décadas de existência do sistema matemático adotado pela Associação feminina desde 1975. Ao mesmo tempo, será a primeira mãe a ocupar oposto.
“Virar a número 1 é um sonho”, afirmou Townsend. “É uma das metas que eu tracei para mim mesma, desde que percebi que haveria uma chance. Eu olhava o ranking e dizia ‘uau’ para ser honesta. Sabia que eu estava pertinho de Siniakova, mas eu geralmente não olhava o ranking até o dia que meu técnico (John Williams) me chamou a atenção para esse fato”.
Com a final em Washington, sua margem de liderança será de apenas 110 pontos, mas poderá aumentar mais 175 caso conquiste o título contra a parceria norte-americana formada por Caroline Dolehide e Sofia Kenin.