Umag (Croácia) – No jogo que encerrou a rodada desta segunda-feira no ATP 250 de Umag, o veterano Stan Wawrinka conseguiu um ótimo resultado. O suíço de 40 anos superou o equatoriano vindo do quali Alvaro Guillen Meza, 244º do ranking, por 6/4 e 6/1 em apenas 1h13 de partida.
“Conquistei meu primeiro título ATP aqui, então sempre será um lugar especial”, disse Wawrinka, que foi campeão do torneio em 2006 e finalista pela última vez em 2023. “Cheguei cedo para me adaptar às condições. Nunca é fácil, mas estou superfeliz com a vitória”.
Ex-número 3 do mundo e vencedor de três Grand Slam, Wawrinka aparece atualmente no 156º lugar do ranking e tinha apenas uma vitória na ATP em 2025, conquistada no final de março em Bucareste, também no saibro. Ele tem atuado com mais frequência no circuito challenger, com uma final em Aix-en-Provence e uma recente semifinal em Iasi.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O próximo adversário de Wawrinka em Umag será o bósnio Damir Dzumhur, de 33 anos e 61º do ranking, que entra diretamente na segunda rodada por ser o cabeça 4 do torneio. O histórico de confrontos está empatado por 2 a 2, mas eles não se enfrentam desde o Australian Open de 2020.
Vintage Stan in Croatia ⏳@stanwawrinka defeats Guillen Meza 6-4 6-1 in Umag, where he lifted his first ever ATP title!#CroatiaOpenUmag pic.twitter.com/Rz9MRSJrye
— Tennis TV (@TennisTV) July 21, 2025
Também foram definidos os adversários de estreia dos principais cabeças de chave. O argentino Francisco Cerúndolo enfrenta o espanhol Carlos Taberner, que derrotou o francês Pierre-Hugues Herbert por 6/4 e 7/6 (7-1). Já Luciano Darderi, vindo de título em Bastad, enfrenta o taiwanês Chun-Hsin Tseng, que evitou um duelo italiano Giulio Zeppieri por 7/5 e 6/4.
Ainda nesta segunda-feira, o argentino Mariano Navone venceu um duelo sul-americano Tomas Barrios Vera por 6/1 e 6/2. Cabeça 5 do torneio, Navone pode enfrentar o holandês Jesper de Jong ou o croata Mili Poljicak. O dia não foi bom para os chilenos, já que Cristian Garin perdeu por duplo 6/3 para o francês Titouan Droguet. Na segunda rodada, Droguet enfrenta o cabeça 8 tcheco Vit Kopriva, que bateu o belga Raphael Collignon por 3/6, 6/4 e 6/3.
Como Wawrinka joga todos estes torneios com ranking tão baixo?
Convites na maciça maioria.