Tampere (Finlândia) – Na semana em que aparece com o melhor ranking da carreira, agora no 234º lugar da ATP, João Lucas Reis conseguiu sua vaga na chave principal do challenger de Tampere, em quadras de saibro na Finlândia. O pernambucano venceu nesta segunda-feira o sueco Olle Wallin, 468º do ranking, na rodada final do quali por 6/2 e 6/4 em 1h15 de partida.
Reis vinha de vitória no último domingo sobre o polonês de 18 anos Alan Wazny. Com os dois jogos já vencidos no torneio, ele soma 4 pontos na ATP. Sua estreia na chave principal será na terça, por volta do meio-dia (de Brasília), contra o peruano Gonzalo Bueno, 282º colocado. Eles já se enfrentaram quatro vezes no circuito com três vitórias brasileiras.
Se vencer mais uma, Reis pode enfrentar o francês Sascha Wayenburg ou o belga Kimmer Coppejans. Na temporada, acumula 38 vitórias e 19 derrotas considerando todos os níveis de competição do circuito. Em chaves principais de challenger, venceu 22 jogos e perdeu 16 em 2025. Ele conquistou seu primeiro challenger no início de junho na Argentina.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O pernambucano de 25 anos não estava inicialmente inscrito para o torneio finlandês, mas o incluiu em seu calendário em busca de mais pontos no ranking, sabendo que o quali do US Open fecha na semana que vem. Ele teve que jogar o quali em Tampere e subiu quatro posições em relação à semana anterior.
Também em Tampere, Matheus Pucinelli estreia nesta terça-feira às 6h (de Brasília). O paulista de 24 anos e 279º do ranking enfrenta o italiano Federico Cina, de apenas 18 anos e 238º colocado. Em caso de vitória, pode enfrentar o eslovaco Alex Molcan ou o russo Ivan Gakhov, que fazem um duelo entre dois canhotos.
Será que com o atual ranking já dá para sonhar com uma vaga no qualy do US Open?
Será que dá pro Lucas Reis? O quali do US Open deve fechar por volta de que ranking?
O do ano passado fechou em 219, mas tinham cinco com ranking protegido
Vixe! Tá longe ainda.
João deve entrar no qualy. E merece furar. Matheus acredito que se chegar na QF ou semi entra tb. Na torcida.
Reis tem estreia difícil contra o bom next gen peruano Gonzalo Bueno, mas acredito que seja o favorito. Jogo do Pucinelli difícissilimo contra o super promissor italiano Federico Cina, um dos melhores da geração 2007 junto com o alemão Justin Engel. Acredito que o italiano seja o favorito.