Florianópolis (SC) – A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) divulgou, nesta sexta-feira, a equipe que representará o país no ITF World Junior Tennis Finals, o Mundial da categoria 14 anos, que será realizado entre os dias 4 e 9 de agosto, em Prostejov, na República Tcheca.
Foram chamados os mesmos atletas que disputaram o Sul-americano da categoria, com base em critérios técnicos disponíveis no site da CBT. Na competição continental, disputada em maio, em Salinas, no Equador, o time feminino conquistou o vice-campeonato, enquanto o time masculino ficou com a terceira colocação, garantindo vaga no torneio mundial.
O time feminino será formado por Eduarda Gomes, Flavia Cherobim e Gabriela Bettoni, sob o comando do técnico Ivan Cressoni. Já o time masculino contará com Miguel Ferraz, Pedro Nastrini e Henrique Custodio, capitaneados por Jean Linke.
Ivan Cressoni, capitão da equipe feminina, comentou: “O Mundial é, como eu digo todo ano, um torneio extremamente difícil. Eu estive agora em Wimbledon e vi algumas das jogadoras e jogadores que estarão lá. Como sempre, será muito duro. Temos um bom time, com meninas de qualidade. Dependendo do sorteio, temos boas chances de passar pela fase de grupos, que é nosso primeiro objetivo.”
Jean Linke, capitão da equipe masculina, também avaliou a participação brasileira. “A expectativa é grande. Temos três bons jogadores e um forte espírito de equipe, que foi o diferencial no Sul-americano. Os meninos estavam muito conectados, um torcendo pelo outro. Acredito que essa união será essencial para conquistarmos um bom resultado no Mundial”, afirmou.
Histórico e preparação
Em 2024, o Brasil fez história no masculino ao alcançar, pela primeira vez, a final do ITF World Junior Tennis Finals, conquistando um inédito vice-campeonato para o tênis brasileiro na categoria.
Como parte da preparação para o Mundial, os atletas disputarão o Internationale Deutsche Tennismeisterschaften, um torneio preparatório na cidade de Dueren, na Alemanha, iniciativa que integra o Programa de Desenvolvimento do Tênis Brasileiro.
Segundo Cressoni, a competição será fundamental para a ambientação dos atletas. “Na Alemanha, o objetivo é aproveitar ao máximo a oportunidade para que os meninos e meninas conheçam alguns dos adversários do Mundial e se acostumem ao ambiente e ao estilo europeu de competição. Isso fará muita diferença”, disse o técnico.
Formato do Mundial
Pelo sistema de disputa, os 16 países participantes são divididos em quatro grupos e jogam todos contra todos (round-robin), com confrontos de duas simples e uma dupla. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às quartas de final, onde disputam no formato mata-mata.
Várias convocaçãoes da CBT últimos anos são no mínimo estranhas, no masculino, foi os melhores, mas no feminino no mínimo estranha a convocação, pois a Clara Coura é número 1 Cosat 14 anos, e não foi convocada, as outras seguiu o ranking Cosat, no qual, Eduarda Gomes ano 2012, número 2 Cosat. Flávia Cherobim #4. Gabriela Bettoni #6. Lara Hass #7 é quem merecia essa terceira vaga, pela não convocação da Clara Coura, pois é a de melhor ranking ITF júnior
Vai entender