São Paulo (SP) – A gaúcha Sofia Mendonça marcou a primeira vitória brasileira no Brasil Tennis Classic Ano VII, torneio ITF W35 disputado no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Ela superou a peruana Romina Ccuno, atual 631ª da WTA, por 4/6, 7/5 e 6/4.
“Eu nunca tinha vencido a Romina, desde o juvenil que a gente se enfrenta. E venho de um período bem complicado, com uma lesão no ombro que mesmo tratando, nunca sei como vai reagir. Hoje não doeu, não senti nada e consegui jogar bem e vencer”, contou Mendonça, que certamente enfrentará outra brasileira, que pode ser a cabeça 5 brasiliense Luiza Fullana ou a jovem paulista Helena Bueno.
Em outro jogo bastante equilibrado pela chave principal, a paulista de 19 anos Luana Plaza ficou em quadra por 3h30, mas foi superada pela argentina Julieta Estable, cabeça 4 do torneio, por 7/6 (7-5), 6/7 (4-7) e 6/4. Luana, que ocupa o 940º lugar do ranking, vem de uma campanha até as quartas em Rio Claro.
Favoritas estreiam nesta quarta
As principais favoritas ao título entram em quadra nesta quarta-feira. Cabeça de chave 1, a chinesa Xiaodi You enfrentará às 10h30 a mexicana Marian Gomez. No mesmo horário estreiam Luiza Fullana contra Helena Bueno e também a gaúcha Pietra Rivoli, contra a chilena Antonia Rivera. Segunda pré-classificada, a italiana Miriana Tona enfrenta a paulista Julia Konishi. Já a peruana Luciana Perez Alarcon, campeã em Rio Claro no último domingo, estreia contra a gaúcha Laura Badia, que veio do quali.
Outras seis brasileiras também buscam a segunda rodada. Destaque para o duelo nacional entre a paulista Ana Candiotto, cabeça 7, e a catarinense vinda do quali Maria Carolina Turchetto. Já a jovem Nathalia Tourinho, de apenas 14 anos, encerra a programação na principal partida da noite, às 19h, na central contra a argentina Martina Capurro Taborda.
Durante as duas rodadas do quali, cinco brasileiras conseguiram vagas na chave: Pietra Rivoli, Maria Carolina Turchetto, Laura Badia, Giovana Barbosa e Helena Bueno.