Curitiba (PR) – Foram definidos, neste sábado, os finalistas de simples e os campeões de duplas da 5ª Copa Instituto Ícaro, que acontece no Clube 3 Marias e na Academia DM Tênis. O torneio internacional juvenil tem a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Brasileira, Confederação Sul-Americana e da Federação Paranaense de Tênis.
Na categoria 18 anos, valendo pontos no ranking mundial, o cabeça 1 Leonardo Storck venceu um duelo nacional contra Bruno Rodrigues por 6/4 e 6/3 e irá disputar o título com Lorenzo Corsini, responsável pela eliminação do segundo cabeça de chave, Guilherme Renner, com parciais de 6/1 e 7/6 (8-6).
Storck, de 16 anos, busca seu segundo ITF seguido. Semana passada, ele foi campeão do J100 de Londrina. Também de 16 anos, Corsini tenta conquistar seu primeiro título. Nas duplas Corsini e Leonardo Santos venceram uma final brasileira contra os irmãos paranaenses Henrique e Bernardo Vialle por 6/1, 4/6 e 10-1.
No feminino, Alicia Reichel foi a melhor brasileira e chegou à semifinal. Ela foi superada pela chilena Isidora Lisboa por 6/4 e 6/1. A outra finalista é a peruana Micaela Moro, que superou a argentina Camila Markus por 6/4 e 6/1. Nas duplas, as campeãs foram as brasileiras Clara Borrasca e Larissa Silenci, que superaram Reichel e Markus por 6/4, 1/6 e 10-1.
As finais deste domingo começam às 9 horas. Nos 14 anos masculino, Enzo Kern enfrenta Nicolas Kanashiro, Manuelly Morzelle encara Beatriz Cristofaro entre as meninas. Nos 16 anos, Paulo Cotrim Dias mede forças contra Bruno Milani enquanto que Laura Ribeiro encara Giovana Aude. O torneio tem 350 atletas de 10 países.
Vicente Freda e Lara Hass também são campeões na semana
O gaúcho Vicente Freda, de 18 anos, conquistou o título do ITF J100 de Medellin, em quadras de saibro na Colômbia e garantiu o segundo troféu da carreira. Ele superou neste sábado o peruano Nicolas Baena por 7/6 (7-5), 2/6 e 7/5.
Já no ITF J30 de Montevidéu, Lara Hass ganhou seu segundo título seguido em quadras de saibro no Uruguai. Ela superou a anfitriã Gabriana Muela por duplo 6/1. Já Luiz Gustavo Felisberto ficou com o vice, superado pelo argentino Tiziano Barbier por 3/6, 6/2 e 6/2.
O Brasil tem 5 Jogadores Brasileiros Juvenis entre os 100 melhores do Ranking ITF Juvenil Masculino.
Assim 3 deles podem entrar direto na Chave de Torneios ITF Masculino profissional.
Falta só a CBT investir nos Torneios no Brasil. Não pode ficar com medo das adversidades momentâneas, tem que arregaçar as mangas e trabalhar para que o tênis Brasileiro seja destaque.
No começo vai ser difícil, mas com a sequência de Torneios, os jogadores Brasileiros irão predominar, como no Juvenil.
Força Brasileiros.