Londres (Inglaterra) – A veterana taiwanesa Su-Wei Hsieh tem a chance de conquistar seu quinto título de duplas em Wimbledon, desta vez ao lado da letã Jelena Ostapenko. Elas venceram na semifinal desta sexta-feira a tcheca Katerina Siniakova e a norte-americana Taylor Townsend, principais cabeças de chave e campeãs no ano passado, por 7/5 e 6/4.
Hsieh, de 39 anos, conquistou seu primeiro título de Wimbledon em 2013, ao lado da chinesa Shuai Peng. Ela também venceu as edições de 2019 e 2023 com a tcheca Barbora Strycova. Já em 2021, teve como parceria a belga Elise Mertens. Em sua carreira profissional, acumula sete títulos de Grand Slam nas duplas femininas.
Parceira da taiwanesa, Ostapenko foi campeã de simples em Roland Garros em 2017 e de duplas no US Open do ano passado, quando jogou ao lado da ucraniana Lyudmyla Kichenok. No início da temporada, ela e Hsieh foram finalistas do Australian Open, superadas justamente por Townsend e Siniakova. A letã pode se tornar a nova número 1 de duplas em caso de título.
Na outra semifinal, a belga Elise Mertens e a russa Veronika Kudermetova venceram a australiana Olivia Gadecki e a norte-americana Desirae Krawczyk por 3/6, 6/0 e 6/3. Mertens foi campeã de Wimbledon em 2021 com Hsieh e busca seu quinto Slam nas duplas. Kudermetova tenta uma conquista inédita e disputará segunda final de Slam.
2⁰ ano seguido que as tenistas Taiwan e Bélgica chegam à final de Wimbledom
A Letônia tem a primeira representante na final de duplas na história de Wimbledom
A Rússia volta à final depois de estar em 2021 com a própria Kudermetova,que perdeu aquela final
EUA,República Tcheca e Bélgica chegaram à final ano passado com as mesmas tenistas
Já a Austrália chegou nessa final pela última vez em 2023 com Storm Hunter