Rio Claro (SP) – A paulista Luana Plaza será a representante brasileira nas quartas de final da etapa de Rio Claro do Circuito BRB/Engie de Tênis. Luana Plaza, de 19 anos, venceu a brasiliense Luiza Fullana por 6/4, 3/6 e 6/3, em partida de 3h12m.
“O jogo foi bem equilibrado desde o começo, exigindo muito físico e mental, e foi definido nos detalhes. A Luiza jogou muito bem, mas eu soube aproveitar o meus momentos e tive paciência, me mantendo fiel ao meu estilo de jogo agressivo. Estou muito contente pelo resultado de hoje e pelo meu nível”, disse Luana Plaza após a partida.
Nascida em São Paulo, Luana começou no tênis aos cinco anos e aos oito mudou-se com sua mãe para a Espanha, em busca de seu sonho de ser jogadora de tênis profissional.
“Primeiro me mudei pra Barcelona, onde fiz como base os primeiros três anos na Sanchez-Casal. Depois fui para Madri, porque o estilo de jogo de lá se adequava mais com as minhas características. Mais rápido e agressivo, lá também é maioritariamente quadra rápida, então gostei muito disso”, completou Luana, que vive em Madri e se divide em torneios europeus e sul-americanos.
Em busca de sua primeira semifinal de W35, Luana enfrentará a jovem argentina de 16 anos Candela Vazquez nesta sexta-feira a partir das 11h30, na abertura da programação da quadra central. Vazquez venceu a também argentina Luciana Moyano por 6/0 e 6/2.
“Sei que amanhã também será um jogo difícil, e que terei de lutar a cada ponto. Mas agora é descansar e me preparar. É muito gratificantes representar o Brasil em quadra. Acho que essa semana está sendo muito positiva, levando em conta que somente tive uma semana para me preparar para os torneios aqui no Brasil” complementou a jovem paulista.
Já a gaúcha Sofia Mendonça não superou a italiana Miriana Tona, cabeça 2 do torneio, que levou a melhor por 6/4 e 6/2. Já a chinesa Xiaodi You, principal cabeça de chave, derrotou a argentina Carla Markus por 7/5 e 6/0 e segue na disputa. Seu próximo jogo será contra a também argentina Berta Bonardi.
Vale vaga na decisão de duplas
Quatro duplas jogarão em busca de uma vaga na final de Rio Claro. Os jogos serão disputados na quadra central, com presença de três tenistas do Brasil. A dupla Catarina Melleiro e Sofia Mendonça enfrentará Luiza Fullana e a argentina Carla Markus.
As chinesas Yiming Dang e Xiaodi You encaram Martina Taborda a argentina e a peruana Dana Guzman, em confronto previsto para não antes das 14h30.
Que fase da Fullana
Em breve o tênis feminino Brasileiro vai melhorar, que a geração entre Bia Haddad e Victória Barros, são medianas, sendo muito otimista
Victoria Barros e Naná são muito promissoras, e junto com elas vem ótimas tenistas das gerações 2010, 2011 e 2012
Concordo que chegamos ao nível menor possível no feminino. Temos a Bia pra prestigiar e infelizmente muita gente não entendi isso e faz muitas críticas a ela. Com chegada da Nahuany e Victoria que devem chegar ao top 100 no mínimo aos 19 anos vão dar alento e alegria pros amantes do tênis.
Ouvi dizer que as gerações abaixo da nana Tb são bem boas, tem jogadoras promissoras.
gente! apenas uma representante nossa chegou as quartas de final? que tristeza internautas. eram tantas batalhadoras no início…
Parabéns a Luana. Bom resultado
Surpreendente a Luana mudar de país aos oito anos com o objetivo de ser profissional. Família tá podendo muito.
A Fullana está patinando e não consegue furar o top 500. Acreditava que em pouco tempo ela seria concorrente da Pigossi em breve, mas, pelo jeito vai ter que aguardar a Laura baixar o nível.