Londres (Inglaterra) – Depois de uma vitória em sets diretos em sua primeira partida da carreira em Wimbledon, o carioca João Fonseca teve mais trabalho na segunda rodada com o norte-americano Jenson Brooksby, mas novamente levou a melhor. Nesta quarta-feira, ele precisou de quatro sets para seguir adiante, gastando 3h14 para triunfar com o placar final de 6/4, 5/7, 6/2 e 6/4.
Fonseca iguala assim o desempenho de Roland Garros, onde também chegou até a terceira rodada e foi o seu melhor em Grand Slam até agora. Tentando chegar nas oitavas pela primeira vez, ele terá um duelo sul-americano pela frente com o chileno vindo do quali Nicolas Jarry, que derrotou o jovem norte-americano Learner Tien em sets diretos, marcando parciais de 6/2, 6/2 e 6/3.
Com campanha até agora no All England Club, o brasileiro vai subindo provisoriamente para a 46ª posição no ranking e tem tudo para entrar no top 50 no próximo ranking, embora ainda não garante esta colocação já que pode ser ultrapassado por uma série de outros jogadores que estão bem próximos e seguem na disputa do Grand Slam britânico.
Mais novo da chave masculina, com 18 anos e 326 dias, Fonseca se torna o mais jovem a chegar à terceira rodada de Wimbledon desde 2011, quando Bernard Tomic atingiu às quartas de final com 18 anos e 255 dias. Ele também é o primeiro tenista de 18 anos a chegar à terceira rodada do torneio desde 2019, quando Félix Auger-Aliassime chegou à terceira rodada com 18 anos e 340 dias.
Entre os brasileiros, Fonseca repete campanha masculina que não acontecia desde que Thomaz Bellucci também avançou duas rodadas em 2010.
Início de jogo firme para João
O jogo começou muito firme para o brasileiro, que no primeiro set se destacou nos momentos importantes, venceu o único break-point que teve a seu favor e salvou os dois que enfrentou. Outro ponto positivo foi o saque, que o ajudou todas as vezes em que esteve em apuros, como num 15-30 no sexto game e nas duas chances de quebra no oitavo, saindo de 15-40 para confirmar.
A segunda parcial seguiu na mesma toada, porém com Brooksby um pouco mais agressivo e errando menos. Enquanto Fonseca manteve o equilíbrio de winners e erros não forçados do set anterior, o norte-americano acertou a mão e errou bem menos. Assim, ele conseguiu pressionar o carioca cinco vezes e obteve uma quebra no 12º game, fechando no quinto set-point que teve.
Brooksby não manteve o nível no terceiro set e, ao mesmo tempo que baixou o ritmo, viu do outro lado Fonseca crescer. Com 10 winners e apenas 2 erros não forçados, o brasileiro abriu 3/0 com duas quebras, permitiu que o norte-americano devolvesse uma delas no quarto game, mas no sétimo voltou a se impor e ampliou a vantagem para depois fazer 6/2 e ficar mais perto da vitória.
Trabalho para fechar a partida
Depois de uma longa pausa no intervalo, o norte-americano começou o quarto set sofrendo com o saque. Ele salvou dois break-points já no primeiro game e cinco no terceiro, mas no quinto não resistiu a mais duas chances de quebra e na segunda enfim perdeu o serviço. Apesar da irritação, Brooksby teve uma oportunidade de devolver o break, mas não aproveitou, vendo Fonseca fechar o game com um ace.
Pressionando o rival com firmes devoluções, o brasileiro teve mais dois break-points no sétimo, não os aproveitou e acabou fazendo falta, uma vez que foi quebrado de volta na sequência com um erro não forçado e uma devolução vencedora de Brooksby nos dois pontos depois do 30-30. Fonseca não se abalou, bateu o saque do norte-americano outra vez e precisou sair de 0-40 em seguida para fechar.
Mais agressivo, Fonseca terminou a partida com bem mais bolas vencedoras do que Brooksby (50 a 34), mas também cometeu mais erros não forçados (45 a 33). O saque do carioca funcionou um pouco melhor, com 63% de aproveitamento contra 58% para o oponente, que também levou a pior no número de aces (9 a 6).
Jogo difícil. O placar 3 a 1, não traduz o jogo. Foi chorado, foi sofrido.
Parabéns.
O sonho continua.
Já era esperada essa grande dificuldade mas o João foi brilhante! Especialmente na parte mental. O americano é bem mais experiente e já acostumado com quadra de grama. Parabéns ao nosso garoto de ouro. Outra pedreira o aguarda com o Jarry.
Finalmente. Há pouquíssimo tempo , Sabichões desde espaço querendo troca de Treinador , devido ao mental fraco e nervosismo exagerado… Esta turminha que acompanha desde 2011 (” goat ” já com 24 anos ) , não tem noção de como era Djokovic aos 18 anos , e esqueceram as oscilações do N 1 do Mundo na mesma idade . São uns autênticos chatos… Rsrs, Abs !
Discordo bastante. Fonseca sempre teve o domínio do jogo. O americano que tinha que se esforçar muito para ficar nos pontos. Poderia ter sido 3 x 0.
Eu vi outro jogo, João dominou. Deu um vacilo no fim do segundo set que foi crucial pra perder e nos outros 3 sets foi o Brooksby correndo atrás do prejuízo….
Independente do que o Fonseca faça no torneio ou até mesmo no resto da carreira. Uma terceira rodada de Wimbledon em sua primeira participação já coloca ele em um grupo muito acima da média dos tenistas brasileiros. Aliás uma terceira rodada de Wimbledon em qq momento já é muito raro pra qq brasileiros simplista. Eu não vi ninguem fazer isso além de Guga e André Sá. Já é um resultado monstro. Agora acho que o Jarry entra como favorito, mas se o João encaixar a devolução tem total chance de vencer. Diria que é um 60 x 40 pro Jarry.
Acho q o Monteiro tem uma terceira rodada em Wimblendon..
Segunda rodada apenas, me enganei..
Não conheço esse jogador chileno. Porém, 60$ a 40% é uma vantagem descomunal na grama.
Já foi 16 º no ranking
Jarry veio do qualy e derrotou o Rune 8º no ranking
Vai ser pedreira
Jarry já foi o 16º no ranking
O último que conseguiu chegar a 3R em Wimbledon foi Thomaz Bellucci em 2010.
Bellucci fez também, único Slam que o paulista não conseguiu 3R foi o Australian Open.
Teve o Thomaz Koch na década de 60 (inclusive era o brasileiro mais jovem a vencer uma partida de simples em Wimbledon antes do João), mas de fato é um grande feito.
Também acho que é 60/40 para o Jarry, mas dá para sonhar contra o chileno e contra Norrie ou Lehechka numa eventual oitavas.
Não vi Thomaz Koch, por isso não incluo ele nas minhas análises. O pessoal me corrigiu com razão, Bellucci também fez R3, o que é um resultado imenso e digno da carreira gigante que o Bellucci teve.
Bellucci fez 3 rodada em Wimbledon…
Perfeito. E tinhamos” jenios ” neste espaço, querendo troca de treinador , e somente falando em mental fraco e excesso de nervosismo, de um moleque de 18 anos . Isto com ele já TOP 64 ( provisoriamente já é TOP 47 ) . Esta geração que começou a acompanhar em 2011 , junto com o “goat” que já tinha 24 anos , é um pentelho…rs. Abs !
Sim, ja eh uma facanha incrivel. Mesmo o Guga no seu auge conseguiu uma QF, e uma 3a rodada. Mas nos dois primeiros Wimbledons, ele caiu na 1a rodada.
Sobre o 60 x 40, eu vejo mais para 50% x 50%. O saque vai fazer toda diferenca, mas se trocar bola com o Jarry sem afobacao, sou mais o Joao!
Isso, eu dei 60×40 pelo saque do Jarry. Mas se o João entrar na devolução o jogo todo aí já inverte o panorama.
Torcer para o chileno estar com 50% de aproveitamento.
Bom André, eu não acho que o Jarry entra como favorito, não. É um jogador com mais rodagem, sim, sem dúvida. Já foi top 20, chegando até a posição 16 do ranking. Mas de 2024 para cá vem caindo, e hoje é numero 143, subindo provisoriamente para 113 com a campanha em WB, enquanto o João provisorio na 46. Hoje Fonseca vive um momento muito melhor. Eu diria 60-40 para o Fonseca.
Boa visão, mas eu acho que o saque e estilo de jogo do Jarry são muito adaptados pra grama.
O saque pode ser um problema para o João. Mas quanto ao “resto” do jogo do Jarry, não sei. Mais um jogo difícil, mas é só o que tem pelo caminho, jogos difíceis, diferentes estilos. E o João está indo, passo a passo.
O Bellucci tem R3 de wimbledon em 2010
O Jarry tem muito mais experiência que o Fonfon, mas não vejo 1 golpe dele que seja melhor que o do Fonfon. Nem mesmo o saque.
Concordo contigo na vitória do João. Nosso atleta fez jogo de superação contra Taylor fritz. Jarry é um degrau a menos que o americano. Então basta o João sacar bem e garantir seus games e na trocação de bolas sou mais o João. Meu palpite “com o João jogando bem” será 3×1 pro João. Se for para os tiebreaks a partida pode cair pra QQ lado. Esse jogo será “imperdível”.kkk
Será que Jarry é favorito mesmo? Eu acho que não, pela campanha dele neste ano. Horrível na temporada de saibro, não ganhou de ninguém. Na grama em três torneios, ganhou do Schoolkate e perdeu no r16 para o Mannarino em 2 sets em Birmingham, ganhou do Darderi e perdeu no r16 para o Opelka em 2 sets em Hertogenbosch e ganhou do Tien e perdeu no r16 para o Hanfmann em 2 sets em Halle. Ou seja, campanha pífia na grama este ano. Por isso, apesar de se tratar de jogo duro, se existe um favorito, ele é o Fonseca, na minha opinião.
60/40 pro João.
Jarry tem diferencial no saque.
João achou o saque do Fritz muito bem, e partindo dessa perspectiva, tem boa chance de também achar o saque do Jarry, o que pode fazer o jogo do chileno desestabilizar.
Jarry tem mais bagagem, já foi top 20, mas hoje passa longe.
João tem menos bagagem, mas é top 60 em ascensão.
Com equilíbrio, e devolvendo bem, tá bem mais pro João.
Gigante João!! Agora estamos esperando o André Borges vir falar onde o João errou no segundo set. Por favor André nos ilumine com sua sabedoria superior, o grande Capitão Retrospectiva.
Está passando ridículo….
Hahhahahaha!
Boa!!!
Excelente jogo do Fonseca, teve seus autos e baixos. O Brooksby se aproveitou disso no segundo set, quase se aproveita de novo no quarto. Mas soube pressionar nos momentos importantes, quebrar de novo no 4-4 do quarto set e levantar um 0-40 sacando em 5-4 para ganhar o jogo. É o tipo de jogo que gera resiliencia e motiva o jogador, e a torcida. Parabéns João. Pula provisioriamente para a posição 46, mas vai depender se o Monfils e Pedro Martinez ganham ou perdem nessa rodada. Excelente até agora.
Jogo difícil.
João, fez valer a garra e técnica.
O sonho continua.
Considero esta vitória de Fonseca, como a maior até agora! A única diferença do seu adversário, era no nome: Jenson Brooksby!
Meus parabéns!
Vamos Fonseca, avante.
Fonseca ainda vai me fazer infartar. rsrs
Show!!! Um brasileiro para nos dar alegria no tênis!! Vamu lá!!!!!! Bora João!!!!!
Ele precisou de quatro* sets… saiu errado no texto.
Parabéns, João! Tem totais condições de ir ainda mais longe em Wimbledon!
O que vier agora é lucro. Excelente campanha do Fonseca até aqui. Tá evoluindo seu jogo a passos largos pra tão pouca idade. Da pra sonhar com um top 30 até o final do ano.
Finalmente- Finalmente – os remédios contra afobação têm surtido efeito e neste Wimbledon o brasileiro está encurtando um pouco as bolas, evitando aquela infinidade de erros não forçados para fora.
Sim, é possível fazer winner sem ser arriscar linha de fundo!
Tá aparecendo o João que todos aguardavam. Mais consistente cada vez mais. Vai subir bem no ranking e ganhar jogos dos top 10. Quanto a Slams ou master 1000 ainda na minha opinião fica pro ano que vem. Bora ser feliz.
Olha, essa chave permite sonhar até com QF hein.. bora por mais!
Com certeza. Chave tá aberta. Eu já estou sonhando com um jogo contra o Alcaraz na central do All England Club
Depois que o Djokão se aposentar já tenho para quem torcer. JF é diferente demais… o que esse moleque joga aos 18 é brincadeira. Aposto que termina o ano no top 30.
E a chave ficou mais acessível pra ele, existe um mundo onde ele passa por Jarry e Lehecka… mas vamos jogo a jogo.
Hj num confronto joao x novak vc torceria para o sérvio????
Torceria para o Djoko, com certeza.
incrivel esses Enzos, e igualzinho acontece na F1 que tem gente que prefere torcer pra hamilton e ainda fica secando o bortoleto. torcer pro servio contra o brasileiro beira o absurdo…
Verdade, Jacques, e complementando seu comentário, eu sempre torceria para o GOAT contra o Fonseca, mesmo que o jogo fosse no Brasil, obrigado.
Sou fã do Djokovic, porém em um confronto com o Fonseca eu torço para o Fonseca
Belucci italiano tirou o Lehecka em 3×0. Abriu a chave mais ainda. Deve vir Norrie.
João está bem tranquilo , na grama ele está mais seguro , parou de ficar batendo forte toda hora e nisso o seu jogo também cresceu ..próximo jogo tem tudo p passar também boa sorte. Como ele tem um excelente saque pode surpreender muita gente podem esperar …
Uma excelente vitória do Fonseca. Devolveu melhor, usou muito bem o saque nos momentos importantes e controlou a partida.
Chegar na R3 com apenas 18 anos e em seu primeiro Wimbledon é um feito e tanto.
Contra o Jarry será outra partida difícil, mas vejo possibilidades de vitória.
Vamos, João!
Parabéns, garoto talentoso!
Grande João. Mais um passo. Parabéns, vamos firmes na torcida pelo sucesso na fase 3.
O Fonseca segue fazendo história, agora pega o chileno e uma vitória não é nada impossível,vamos João!!!
Parabéns João Fonseca! Chega com grandes chances de chegar às oitavas. Teve alguns momentos de instabilidade, mas só 18 anos, natural.
Excelente João, mais uma vez!
Dá pra sonhar com mais, mas já faz muito.
Subindo degraus, ganhando experiência, sendo conhecido e respeitado.
Muuuuuuito bom!
Jarry é um jogador que não está bem…
Curiosamente tem vitória diante dos três primeiros do ranking…
Venceu Alcaraz, Sinner e Zverev.
Está em péssima fase mas é ótimo jogador…todo cuidado é pouco,mas bora ganhar!!
Não sei por que alguns comentários colocam o Harry como favorito no próximo jogo. Tudo bem que ele tem um saque avassalador, mas o João também tem, está com um ranking muito melhor e está embalado!
O Harry ganhou do Rune porque esse se machucou durante o jogo.
Eu acho que o João chega nas quartas!
É Jarry
Maldito corretor! Fiquei com preguiça de corrigir depois kkkk
Porque alem de tudo ele tem muito mais experiencia e conta muito, ainda mais num GS.
Eu acho o Jarry minimamente favorito, jogo bem adaptado a grama, saque bombastico, bastante experiencia, já foi top20, mas é um jogo acessível pro João, não é o Alcaraz nem o Sinner então tem que ir pra cima.
Parabéns, João! Jogou muito bem!! Muito mais paciente, com muitas variações e menos pancada. E o Brooksby não se entregou em momento algum, exigindo atenção e resiliência. Muito bom!! Parabéns!
Sigamos!
Esse saque dele a mais de 200Km/h angulado é um absurdo!
Grande vitória do João! Brooksby vinha de boa campanha em Eastbourne e é um tipo de jogador chato, que joga sem peso e é muito consistente, o que poderia deixar o João afobado. O jogo com o Jarry será parecido como foi com o Sonego no AO: não é absurdo perder, mas fica aquela sensação de que dá pra avançar. Que ele use aquele jogo de amostra e vá pra cima! Bora
É mais divertido assistir tinta secando na parede do que esses jogos de tênis atuais, onde todos jogam igual e sem variação, personalidade, etc.
Melhor parar de perder seu tempo, então.
Jogar gamão fica melhor.
Todos te apoiamos !!
Boa partida, o americano fez João lutar bastante. Veredito: Vai chegar às QF.
Grande Fonseca, orgulho do Brasil
Sacando e devolvendo bem. Na minha opinião o Joao tem muita chance. Jarry e um ótimo jogador que não esta na melhor fase por n motivos mas vem embalado nesta semana. Dito isso, Joao esta jogando muito e tem total condição de passar. Hoje o garoto so nao e favorito contra top 20 e olhe la. VQV
Contra o Jarry o principal é focar nos serviços e levar nos detalhes do set. Difícil quebrar o chileno. Estilo jogo contra o Fritz. O mental do chileno já foi melhor, hoje vejo ele saindo mais, mas como venceu dois jogos, está mais confiante, o que é essencial em jogo de saque, primeira bola e ataques constantes ao segundo serviço do adversário. João poderia estar em um dia apurado em bolas baixas quando Jarry viesse para a rede.
Belíssima vitória. Outra 3º rodada de GS. E uma chave que dá até pra sonhar em ir mais longe. Deve entrar no TOP50, sendo o 12º brasileiro na história no ranking de simples masculino e o 1º do mundo da geração 2006.