Londres (Inglaterra) – Após dois dias de muito calor, com temperatura acima de 33°C, a chuva veio, conforme o previsto, e o início da rodada desta quarta-feira em Wimbledon foi adiada.
Mas a onda de calor no início do torneio deste ano trouxe uma nova experiência para os espectadores e funcionários do All England Club. Enquanto o aroma de protetor solar preencheu o ar, guarda-sóis com proteção ultra-violeta, ventiladores portáteis, garrafas de água, bonés e chapéus de abas largas foram acessórios indispensáveis. Mas os jogadores não podem simplesmente parar e se refugiar numa sombra para se refrescar.
Daí a Operação Toalha de Gelo, realizada cuidadosamente pela equipe de logística da competição, composta por 220 pessoas. A missão foi garantir que cada jogador tenha uma toalha de gelo, guardada em uma caixa térmica ao lado da quadra, no início da partida. Por questões de higiene, as toalhas foram armazenadas individualmente em sacos plásticos etiquetados com 0 ou 1 (cada jogador recebe um número no início da partida) e oferecidas nas trocas de jogo, detalha a jornalista Sarah Edworthy, da redação do site oficial de Wimbledon.
Mais toalhas de gelo estavam disponíveis mediante solicitação. Durante sua partida de três horas e sete minutos e quatro sets na Quadra nº 2 na segunda-feira, o russo Daniil Medvedev solicitou um número recorde de nove toalhas de gelo novas para cobrir seus longos membros, revelou Edworthy.
“Uma toalha de gelo não é apenas uma toalha úmida armazenada em um freezer. É uma toalha branca comum (ao contrário da toalha oficial do torneio), na qual uma fileira de cubos de gelo foi enrolada e depois fixada com fita adesiva em ambas as extremidades e em intervalos ao longo do comprimento para manter os blocos de água congelados no lugar”, informa a jornalista.
No final dos sets, os jogadores têm dois minutos para aproveitar os benefícios de sua toalha de gelo. Em sua partida de estreia, Carlos Alcaraz quis sua toalha “mais molhada” para que, ao ser enrolada no pescoço, ficasse literalmente encharcado de água gelada.
Alguns jogadores insistiram que deveriam recebê-las antes mesmo de começarem a jogar. Uma quantidade de toalhas de gelo é sempre feita e distribuída mediante solicitação, mas é uma ocorrência rara devido ao clima local. A operação desta semana não foi uma coisa comum. Historicamente, a preocupação dos organizadores é com a chuva.
Então, quando o All England Club recebeu o pedido para garantir o fornecimento de toalhas de gelo para todos os jogadores no domingo, a movimentação foi intensa na sede de logística sul do Departamento Serviços de Quadra, atrás da Quadra nº 2, conta a jornalista.

“Seguiram-se alguns telefonemas para aumentar o pedido de gelo e o número de toalhas brancas, e então colocamos uma linha de produção em funcionamento rapidamente”, disse Louise Spring, gerente de Serviços de Quadra, inspecionando os estoques, que incluíam uma entrega de 450 toalhas brancas para a terça-feira.
“Na tarde de domingo, tínhamos 142 toalhas de gelo prontas e armazenadas no freezer para a primeira rodada de jogos na segunda-feira. Depois, tornou-se uma operação contínua e tivemos que requisitar um espaço no que normalmente seria um depósito de congelados de Alimentos e Bebidas.”
A equipe de Serviços de Quadra possui um protocolo rigoroso para atender às necessidades dos jogadores em quadra – incluindo guarda-sóis, toalhas, água e outros itens – mas está sempre preparada para reagir às demandas de acordo com as condições.
Manter-se fresco e relaxar é mais fácil dizer do que fazer quando o clima da Grã-Bretanha oferece temperaturas diurnas escaldantes de 34°C e as noites são oficialmente classificadas como “tropicais” (definidas pelo Met Office como uma noite em que a temperatura não cai abaixo de 20°C).
A única decepção desta semana para a heroica Operação Toalha de Gelo dos Serviços de Quadra? Não poder desafiar a ciência. “Um jogador nos pediu para deixar o gelo mais frio … mas gelo é gelo.”