Fonseca faz grande estreia em Wimbledon e bate marca de Koch

Foto: AELTC

Londres (Inglaterra) – O carioca João Fonseca encarou o dono da casa Jacob Fearnley na Quadra 1 de Wimbledon e mostrou ótima adaptação à quadra de grama, superando sua estreia no mais importante torneio do calendário com vitória em sets diretos, parciais de 6/4, 6/1 e 7/6 (7-5 no tiebreak), tendo salvado um set-point no final do terceiro set, em partida de 2h03.

O próximo adversário sairá da partida de mais tarde entre o holandês Tallon Griekspoor e o norte-americano Jenson Brooksby, dois jogadores que fizeram finais no sábado em torneios ATP. Griekspoor levou o título em Mallorca e Brooksby foi vice em Eastbourne. Ambos serão oponentes inéditos para o brasileiro.

Aos 18 anos e 326 dias, Fonseca se transforma no mais jovem brasileiro a ganhar uma partida em Wimbledon, quebrando marca do gaúcho Thomaz Koch, que tinha 19 anos e 40 dias quando venceu pela primeira vez no torneio em 1964. O brasileiro também é o segundo mais jovem sul-americano, depois de Juan Martin Del Potro em 2007, a superar a estreia de Wimbledon e o mais novo desde o espanhol Carlos Alcaraz, em 2021.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Número 54 do ranking nesta segunda-feira, sua mais alta marca pessoal na curtíssima carreira, Fonseca provisoriamente entra na faixa dos 50 mais bem colocados, indo ao 47º posto, mas há muitos concorrentes ainda por jogar em Wimbledon. Ele soma agora 26 triunfos em nível ATP em 44 tentativas no geral, sendo 14 em 24 em 2025.

Em eventos de Slam, o carioca chega a quatro vitórias em seis jogos já feitos. Esta é a terceira vez que supera a estreia em torneios desse nível, repetindo Australian Open e Roland Garros, tendo atingido a terceira rodada do Slam do saibro. Ele havia obtido na semana passada sua primeira vitória em torneios de primeira linha sobre a grama.

Fonseca entrou em quadra com histórico favorável sobre Fearnley, tendo vencido as duas desta temporada sobre quadra dura, a primeira na semifinal do challenger de Camberra e a outra na primeira rodada de Indian Wells. O britânico de 23 anos disputou seu quarto Slam e havia passado uma rodada em Wimbledon no ano passado.

O primeiro set foi um tanto nervoso para os dois jogadores e o britânico se mostrava irregular, tendo permitido quatro break-points no quarto game e se salvado com o saque. Momento tenso veio para o brasileiro no oitavo game, quando cometeu duas duplas faltas e cedeu 0-40. Sem se apavorar, acertou o primeiro saque e reagiu muito bem. Aí foi a fez de Fearnley sentir a pressão, também cometendo duas duplas faltas, mas sem capacidade de reação.

Com a vantagem, Fonseca se soltou e o adversário mostrou-se ainda mais inseguro e o brasileiro se aproveitou disso para aprofundar a bola e obter nova quebra logo no segundo game. Fearnley não se achava e voltou a fazer dupla falta para perder outro serviço, dando 5/1 para Fonseca. Com 89% de primeiro saque em quadra e apenas três desses pontos perdidos, o brasileiro completou um segundo set muito bem disputado.

O equilíbrio voltou no terceiro set e desta vez os sacadores se mantiveram firmes na maior parte do tempo. A primeira chance de quebra apareceu em favor do brasileiro no 11º game, momento tenso que Fearnley soube se virar bem, e depois foi a vez de Fonseca evitar um set-point, tendo paciência para trocar bolas e aguardar a falha. A definição acabou no tiebreak e outra vez o brasileiro mostrou maturidade e ganhou seu nono desempate em 17 feitos em nível ATP nesta temporada. A situação chegou a ficar perigosa quando Fearnley sacou com 5-2, mas o britânico falhou duas vezes seguidas e Fonseca marcou dois aces seguidos (foram 11 no total) para obter a virada.

Subscribe
Notificar
guest
53 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Mauricio
Mauricio
12 horas atrás

Parabéns. Que venha o próximo!!!

Paulo A.
Paulo A.
9 horas atrás
Responder para  Mauricio

Brilhante vitória! Parecia que tinha nascido na grama, como o britânico que ele enfrentou.

Gusmão
Gusmão
6 horas atrás
Responder para  Mauricio

E esse Inglês veio do Universitário Americano, e não decola.

Ronildo
Ronildo
5 horas atrás
Responder para  Gusmão

Mas ele tem um ranking ligeiramente melhor que o do Fonseca. Acho que ele está muito bem no circuito. Mas claro, o Fonseca tem mais potencial visto ter 18 anos contra 23 do outro.

Fernando
Fernando
12 horas atrás

Pequenos ajustes, principalmente, na devolução, farão do João um perigo a qualquer um nesse torneio. Subindo pra 47 e R$ 720 mil na conta, nada mal pra apenas um jogo

Leonardo
Leonardo
11 horas atrás
Responder para  Fernando

Bom isso vai depender de que os outros 3 que estão na frente dele percam na primeira rodada. Roberto Bautista ja perdeu. Mas sim, é um excelente resultado. E os possiveis confrontos nas proximas 2 rodadas são perfeitamente factiveis de ganhar. Chegando nas oitavas aí começam as pedreiras de verdade. Pode vir un Leheca, Norrie, Tiafoe, ainda assim acho que dá. Agora se chegar nas quartas, SE, aí aperta de verdade, porque o maior favorito para enfrentar seria Alcaraz. Mas bem, uma rodada de vez. Parabéns João!!!

Richard Krajicek
Richard Krajicek
11 horas atrás
Responder para  Leonardo

O próprio João disse que está se adaptando à grama. Os dois possíveis adversários do João na próxima rodada fizeram final no piso no último final de semana e estão em boa fase. Melhor manter a humildade e os pés no chão, pensando jogo a jogo.

Não há favorito para a próxima partida. Será ótimo se o João ganhar. Se perder, é preciso ter paciência e lembrar que derrotas fazem parte do processo.

Leonardo
Leonardo
7 horas atrás
Responder para  Richard Krajicek

Eu nunca disse que os proximos possiveis adversarios seriam mamão com açucar, mas sim factíveis de ganhar. O proximo é Brooksby, que chegou na final de Eastbourne, ou seja, bem adptado ao piso, mas é n. 101 do mundo. Se passar seria o Jarry que é outra pedreira, já foi n. 16 do mundo mas hoje é 140, ou Learner Tien, que é um Next Gen como o Fonseca, que incomoda muito, mas o Fonseca ganhou as ultimas. Então, mantenho meu comentario, perfeitamente factivel o João chegar nas Oitavas, se vai realmente chegar, é outra coisa.

Gregor
Gregor
12 horas atrás

Ótima vitória, realmente Fonseca é um jogador diferenciado, mas essa vitória vai deixar alguns que aqui comentam frustrados, kkkkk

Adalberto
Adalberto
9 horas atrás
Responder para  Gregor

Kk… Verdade!
Eu não sou mau, mas não tem como não sorrir ao ver os hater sofrer, kk…
E não há mais o que falar, esse Fonseca é um monstrinho, quebrador de records, kk…
E a Bia uma queimadora de língua de hater, kk…
Bão bsurdo!
VQV João e Bia!
Isso dá música!
Ah se o RR estivesse aqui…

Walter
Walter
12 horas atrás

Excelente estreia, jogou firme, sacou bem, alguns erros em bolas fáceis, mas faz parte do seu jogo. Segunda rodada vai ser pedreira, mas pelo menos não tem a ansiedade da estreia

Tribunal de Wimbledon
Tribunal de Wimbledon
12 horas atrás

Fearnley sinnerizou no TieBrak do 3°Set. Bela vitória do JF, mantendo o nível de hoje , vai chegar longe em Wimbledon. Veredito: oitavas de Final para JF.

Guilherme
Guilherme
12 horas atrás

Boa vitória do João, CPF na nota?!
E agora o quadrante abriu com a eliminação do Rune…

Gabriel
Gabriel
7 horas atrás
Responder para  Guilherme

O setor né, pq esse quadrante tem um dono e muito dono, Alcaraz, todos estão lutando para ver quem vai cair nas quartas de final…

Shermann
Shermann
12 horas atrás

Jogou bem demais!!! Tava 5×2 abaixo no tiebreak e cobtou com 2 aces pra uma viradaaa top!! Simboraaaa

Santista
Santista
12 horas atrás

Muito bom jogo, parabéns João .

Ademir Azzi Junior
Ademir Azzi Junior
11 horas atrás

Era um jogo perigoso que o João conseguiu vencer sem muito desgaste, ele tem uma segunda rodada muito difícil contra jogadores que vem com ritmo e campanhas muito boas, mas é uma chance de ir longe, já que a terceira rodada com Tien ou Jarry parece estar mais acessível que a segunda.

Welington Balbino
Welington Balbino
11 horas atrás
Responder para  Ademir Azzi Junior

Condordo 100%! Ainda mais se vier o freguês Tien na R3 kkkkk

Fernando
Fernando
11 horas atrás

Fonsecão da Massa….

Rbclima
Rbclima
11 horas atrás

\o////////

fbm
fbm
11 horas atrás

Uma belíssima surra. Imagina o Fearnley pensando que terá de jogar contra o Fonseca o resto da vida profissional.

Leonel
Leonel
11 horas atrás
Responder para  fbm

Visível o desnível. Bora João ao menos as oitavas que estaria bem com a sua evolução. Ganhar do grikspoor e depois do Harry tá dentro das possibilidades. Se chegar mais adiante é lucro. 47 ni ranking coloca ele em todos ATPs maiores na chave principal. Chega de depender de convites.

Diogo Coelho
Diogo Coelho
8 horas atrás
Responder para  Leonel

Mas convenhamos que neste ano ele já quase não está mais dependendo de convites como em 2024, quando recebeu 6 WCs (Rio, Santiago, Estoril, Bucareste, Madri e Halle).

Os únicos torneios que o João entrou como convidado em 2025 foram o M1000 de Indian Wells e o ATP 500 de Halle, sendo que neste último ficou a três desistências de entrar direto na chave. É verdade que ele tinha WC assegurado para o Rio Open, mas não precisou pois entrou como SE graças à campanha vitoriosa no ATP 250 de Buenos Aires.

SDR
SDR
11 horas atrás
Responder para  fbm

Verdade. Essa sequência de derrotas faz o cara ficar meio estressado. Mas também pode ser uma motivação.

Rafael
Rafael
11 horas atrás

E os 2 aces que ele acertou pra chegar no match-point? kkkkk duas marretadas que chega eu ri alto aqui, joga d+ esse garoto! na transmissão da ESPN internacional o narrador: It’s a hammer! kkkkk

Valmir
Valmir
11 horas atrás

Excelente João!
Mais uma vez podemos, como ele disse, sonhar com mais!

Julio Marinho
Julio Marinho
11 horas atrás

Foi muito bem hoje. Mais um degrau. Nota de destaque para o saque, com aqueles dois aces ainda no último tiebreak como um veterano.

Jorge Luiz
Jorge Luiz
11 horas atrás

Parabéns Fonseca da massa

Juscelino
Juscelino
11 horas atrás

Mais algumas vitórias e Fonseca estará entre os top40.

James Garcia
James Garcia
11 horas atrás

Dia amargo dos viralatas hoje com vitórias da Bia e do João clima de velório entre os haters

Rafael Azevedo
Rafael Azevedo
11 horas atrás

Enfrentou um tenista que está na sua faixa de ranking atual e provou que está um nível acima. Deve chegar em breve no top 30 ou 20, que é sua faixa de ranking de fato, atualmente.

Dá para passar a segunda fase tranquilamente. Fonseca é melhor tecnicamente que os dois postulantes.

Vamos!

Andre Borges
Andre Borges
11 horas atrás

Bela vitória, uma pena a queda do Rune que era o mais frágil do quadrante todo. Griekspoor eh osso duro de roer e se for o Jarry depois vai que ter toda paciência do mundo até ter 1 chance no saque dele. Se bater oitavas o trampo tá feito, o que vier é lucro.

Ricardo Cruz
Ricardo Cruz
8 horas atrás
Responder para  Andre Borges

Sei que estás triste com a vitória dos brasileiros, mas amanhã é um novo dia para secar.

Diogo Coelho
Diogo Coelho
8 horas atrás
Responder para  Andre Borges

Jarry já jogou três jogos no quali mais cinco sets hoje. Pode ser que lhe faltem pernas caso não consiga resolver rápido o jogo contra o Tien, e aí isso favorece o João caso passe pelo Brooksby.

Ademir Azzi Junior
Ademir Azzi Junior
6 horas atrás
Responder para  Diogo Coelho

O problema do Jarry é muito mais o desgaste muscular no ombro para o movimento do saque do que nas pernas propriamente, tanto que serverbot não costuma ter vida longa em Slam, também não boto fé no desempenho dele numa 3R vindo do quali.

Edu Martins
Edu Martins
11 horas atrás

Vai João, acredita que dá !!!

Ricardo Cruz
Ricardo Cruz
11 horas atrás

Boa Fonseca!!!! Bah o André Borges deve estar triste hoje.

Andre Borges
Andre Borges
9 horas atrás
Responder para  Ricardo Cruz

Não sei de onde vc tirou isso… nem meus comentários vc deve ler

Evandro
Evandro
11 horas atrás

Definitivamente, temos um homem e uma mulher para torcer e esperar potência e competitividade nos principais torneios de tênis do mundo! Vamos, Brasil!!

Ricardo Cruz
Ricardo Cruz
10 horas atrás
Responder para  Evandro

Sim e o André Borges está triste com isso, o nosso capitão retrospectiva.

Andre Borges
Andre Borges
9 horas atrás
Responder para  Ricardo Cruz

Não sei onde vc arrumou essa ideia, procura os meus comentários, inclusive o de hoje

Ricardo Cruz
Ricardo Cruz
8 horas atrás
Responder para  Andre Borges

Aponte todos os erros dos brasileiros quando eles perderem, Capitão Retrospectiva!
Vamos João, vamos Bia!! Não queremos torcedor de social que senta em almofadinha aqui.

André Borges
André Borges
4 horas atrás
Responder para  Ricardo Cruz

“Não queremos” ahauhauahuahau “não queremos” quem, Jão? Vc eh quem recebe e aceita as inscrições pra torcedor da Bia e do Fonseca? Ahuahauahuahauhau

lucas
lucas
11 horas atrás

brasileiros tem que invadir as mídias socias de Wimbledon, pedir os jogos da Bia e João na quarta, um para abrir e outro fechar a rodada de quarta, evitar que os jogos se espelham

Mauricio
Mauricio
10 horas atrás
Responder para  lucas

Verdade, só temos os dois jogando. Não tem mais 200 tenistas de outros países. Cada uma !!!

Diogo Coelho
Diogo Coelho
8 horas atrás
Responder para  lucas

Jogo na Quadra Central até a R3 é bem improvável. Se enfrentar o Norrie nas oitavas aí é praticamente certeza.

Porkuat
Porkuat
11 horas atrás

Boa Fonfaun

Tom França
Tom França
11 horas atrás

Correspondendo do que se espera de um fenômeno ainda em maturação, ou seja, vencendo em estréia de Grand Slam sem perder set. Se mantiver a pegada, dá pra chegar tranquilamente entre os 16 melhores, no mínimo.

SDR
SDR
11 horas atrás

Grande vitória. E o João vai indo, degrau por degrau. Iniciou a temporada na grama jogando muito bem, e mesmo quando não ganhou, dificultou a vida dos favoritos, fez grandes jogos, e chegou como queria em Wimbledon. Jogando bem e ganhando. Agora é aguardar o próximo, e que faça outra bela partida.

Danilo BR
Danilo BR
11 horas atrás

Grande vitória! Vamos que vamos

Marcos Antonio Vargas Pereira
Marcos Antonio Vargas Pereira
10 horas atrás

Eu não diria que Wimbledon seja o torneio mais importante do calendário e sim o mais tradicional. Os 4 slams tem a mesma importância e pontuação e com relação a premiação este ano Wimbledon subiu em 11,1 % em relação ao ano passado e tem a maior premiação , mas o US Open é o que normalmente tem a maior premiação.

Daniel
Daniel
10 horas atrás

É… meu amigos… R1 de Wimbledon, e o Brasil bailando em sets diretos… Bia + João= 5×0. Alguém lembra outro episódio desses em GS’s?

Guilherme ES Ribeiro
Guilherme ES Ribeiro
6 horas atrás

Bela vitória. 3×0, no 51 do mundo, que no ano passado caiu pro Djokovic com 7/5 no 4° set, venceu Challenger na grama e fez quartas de ATP este ano no piso. Tá aí o potencial do João.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.