Berlim (Alemanha) – Enquanto os olhos do tênis mundial estão voltados para as quadras de saibro de Roland Garros, o calendário de competições na grama também começa a se desenhar com a definição das inscritas para os principais torneios do piso. O torneio mais forte na preparação para Wimbledon será o WTA 500 de Berlim, com nove jogadoras do top 10.
O torneio na capital alemã será disputado entre os dias 16 e 22 de junho e terá como principais nomes as líderes do ranking, Aryna Sabalenka e Coco Gauff, além da atual campeã, Jessica Pegula. Também estão entre as atrações Jasmine Paolini, Mirra Andreeva, Qinwen Zheng, Madison Keys, Emma Navarro e Paula Badosa.
A lista de inscritas em Berlim é tão forte que jogadoras como Diana Shnaider, Elena Rybakina, Elina Svitolina e Karolina Muchova não são cabeças de chave e podem enfrentar tenistas do top 10 logo na primeira fase. A última vaga direta na chave é da croata Donna Vekic, 18ª do ranking. A suíça Belinda Bencic entrou com ranking protegido, enquanto Naomi Osaka e Emma Raducanu receberam convites.
Queen’s debuta no calendário feminino
Tradicional palco da temporada de grama no circuito masculino, o Queen’s Club, em Londres, receberá um WTA 500 a partir deste ano. O torneio será entre 9 e 15 de junho, na semana anterior a Berlim. Quatro top 10 estão inscritas: Pegula, Keys, Zheng e Navarro. E o torneio contará com a participação brasileira de Beatriz Haddad Maia, atual 23ª do mundo.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A lista de inscritas também é forte, com três campeãs de Wimbeldon: Elena Rybakina, Barbora Krejcikova e Petra Kvitova. A última a entrar diretamente na chave foi a cazaque Yulia Putintseva, que ocupa a 29ª posição do ranking no fechamento das inscrições. O torneio também convidou Osaka e Raducanu, além da britânica Katie Boulter.
A primeira semana da grama ainda tem o 250 de ‘s-Hertogenbosch, com as russas Ekaterina Alexandrova e Liudmila Samsonova como destaques.
Em Nottingham, Bia será cabeça de chave
Na segunda semana da grama, simultaneamente com Berlim, acontece o WTA 250 de Nottingham. Campeã em 2022, Bia Haddad Maia será uma das principais cabeças de chave. Entre as inscritas, apenas a dinamarquesa Clara Tauson tem ranking melhor que o da brasileira. O torneio terá nomes como Leylah Fernandez, Linda Noskova e Katie Boulter.
Iga só joga na terceira semana da grama
Única top 10 fora de Berlim, Iga Swiatek só jogará na terceira semana da temporada de grama, entre 25 de junho e 1º de julho, no WTA 500 de Bad Homburg. A polonesa já foi semifinalista do torneio em 2023. Entre as atrações para o evento também estarão a italiana Jasmine Paolini e a russa Mirra Andreeva. A suíça Belinda Bencic e a alemã Eva Lys receberam convites.
Na mesma semana, ocorre o WTA 250 de Eastbourne, que por enquanto anunciou apenas os nomes de Daria Kasatkina e Barbora Krejcikova.
Bia não vai jogar bad hamburg, era uma boa até jogar bad hamburg chave não está tão forte, e Berlim tá parecendo o wta 500 mais forte do ano