Paris (França) – Convidada para disputar o quali de Roland Garros, a francesa Daphnee Perricard, de apenas 16 anos, aproveitou a oportunidade e estreou com vitória nesta terça-feira. Ela superou a tcheca Gabriela Knutson, 199ª do ranking, por 6/4 e 6/3.
Daphnee é irmã mais nova de Giovanni Perricard, 32º do ranking da ATP. A jovem francesa, que disparou três aces na partida, ocupa o 107º lugar do ranking mundial juvenil. Mas como profissional é apenas a número 1.221. Sua próxima rival é a australiana Daria Saville, que venceu a britânica Heather Watson por 7/6 (7-2) e 6/2.
Outra jovem jogadora a avançar foi a canadense Victoria Mboko, de 18 anos, que derrotou a austríaca Sinja Kraus por 6/4 e 6/2. Em seu primeiro qualificatório de Grand Slam, Mboko já soma cinco títulos no circuito da ITF em 2024, além de um vice no WTA 125 de Parma e atuações de destaque em Miami e Roma, onde levou Paula Badosa e Coco Gauff ao terceiro set. Na sequência, enfrenta a experiente Kathinka Von Deichmann, de Liechtenstein, que passou com autoridade pela cabeça 7 Rebecca Marino, vencendo por 6/1 e 6/0.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Entre as veteranas, destaque para Sara Errani, finalista de Paris em 2012 e ex-número 5 do mundo, que disputa seu último torneio profissional de simples aos 38 anos. A italiana virou o jogo contra a alemã Jule Niemeier por 0/6, 7/6 (7-4) e 6/2. Além de ter sofrido um ‘pneu’ no primeiro set, Errrani também estava perdendo a segunda parcial por 5/2. Sua próxima rival é a alemã Anna-Lena Friedsam, que bateu a francesa de 16 anos Ksenia Efremova por 6/1 e 7/5.
Chwalinska supera jovem de 15 anos, Townsend volta ao circuito
Mais jovem jogadora da chave, a francesa Cindy Langlais, de apenas 15 anos, deu trabalho à cabeça 20 Maja Chwalinska, da Polônia, mas acabou superada por 6/4, 4/6 e 6/0. Sem ranking profissional, Langlais recebeu convite da organização. Já Chwalinska enfrenta a eslovena Kaja Juvan.
Já a norte-americana Taylor Townsend voltou ao circuito após quase dois meses parada por conta de uma concussão sofrida em Miami. Cabeça 6, ela mostrou poder de reação ao vencer a japonesa Sara Saito por 7/6(1) e 7/6(6). Townsend perdia o primeiro set por 4/1 e precisou salvar dois set points no segundo tiebreak, garantindo sua vaga na segunda fase da disputa. Ela agora enfrenta a compatriota Hanna Chang.