Paris (França) – Foram divulgados neste domingo os chaveamentos do qualificatório de Roland Garros. Ao todo, 256 atletas (128 em cada chave) lutarão por uma vaga no segundo Grand Slam da temporada, com três brasileiros em ação. Entre os homens, o país será representado pelo paranaense Thiago Wild e o paulista Felipe Meligeni Alves, que só devem estrear na terça-feira. Já a paulista Laura Pigossi será a única tenista do país no feminino e entra em quadra nesta segunda, por volta das 6h30.
Atual número 120 do mundo, Wild é o cabeça 14 da fase prévia e abre campanha diante do japonês Yasutaka Uchiyama, de 32 anos e 205º colocado na ATP. Eles nunca se enfrentaram antes no circuito profissional.
Se avançar, o brasileiro deverá enfrentar o vencedor do duelo entre o convidado da casa Geoffrey Blancaneaux, 272º do ranking, e o experiente cazaque Mikhail Kukushkin, de 37 anos, ex-top 40 e atual 165 do mundo.
Já num eventual confronto de terceira rodada, valendo uma vaga na chave principal, os quatro adversários no caminho de Wild são o georgiano Nikoloz Basilashvili (157º), o holandês Gijs Brouwer (219º), o monegasco Valentin Vacherot (262º) e o espanhol Carlos Taberner (139º).
Dos três brasileiros que disputam o quali, Wild é o que tem mais experiência em Paris, com duas participações na chave principal. Em 2023, ele furou o qualificatório e chegou até a terceira rodada, depois de eliminar na estreia o cabeça 2 Daniil Medvedev em jogo de cinco sets. Já no ano passado, o tenista paranaense não passou do primeiro jogo, caindo para o ídolo local Gael Monfils com por 3 a 1.
Meligeni tem estreia acessível, mas chave complicada
Vivendo boa fase e vindo do maior título da carreira no challenger da Cidade do México em abril, Felipe Meligeni é o 17º principal inscrito do quali e estreia contra o alemão Henri Squire, 261º do ranking. O nível de dificuldade, porém, deverá aumentar aos poucos, já que na segunda rodada seu adversário pode ser o eslovaco Jozef Kovalik, ex-top 80 e atual 173º, que encara o romeno Filip Cristian Jianu, número 226.
Já na fase final, as principais ameaças são os britânicos Billy Harris, 105º colocado e cabeça 6, e Daniel Evans, ex-número 21 do mundo e atualmente apenas na 190ª posição. Também estão neste setor o francês Clement Tabur, 301º e convidado da organização, e o australiano Li Tu (168º).
Felipe sonha em disputar o torneio parisiense pela segunda vez consecutiva, depois de furar o quali no ano passado e cair na primeira rodada para Casper Ruud. Ele tem apenas uma vitória na carreira em chaves principais de Grand Slam, obtida no US Open de 2023, quando também precisou disputar a fase prévia e chegou até a segunda rodada, se retirando da partida contra Sebastian Baez quando perdia por 2 sets a 1.
Pigossi tem francesas pelo caminho
Na chave feminina, Laura Pigossi terá a missão de encarar uma anfitriã já na primeira rodada, a ex-top 40 e atual 326ª do ranking Fiona Ferro. Se vencer, a paulista de 30 anos poderá cruzar com outra tenista local, a convidada Carole Monnet (278º), que encara a perigosa Petra Martic, ex-número 14 do mundo e atual 114ª da WTA. A croata é a cabeça de chave 11.
Por fim, Pigossi tem como possíveis adversárias na rodada final as bielorrussas Iryna Shymanovich (168ª) e Kristina Dmitruk (228ª), a australiana Maddison Inglis (155ª) e a chinesa Sijia Wei (129ª e cabeça 25).
Vale lembrar que Laura disputou a chave principal de Roland Garros apenas uma vez e foi eliminada na primeira rodada do ano passado, depois de furar o quali. Ao todo, ela tem três participações em Grand Slam, com quedas também na estreia em Wimbledon (2022) e no Australian Open (2023).
Brasil já tem três nomes garantidos em Paris
Além de Wild, Meligeni e Pigossi, que disputam o quali, o tênis brasileiro já tem pelo menos três representantes garantidos nas chaves principais de simples em Roland Garros. No masculino, o carioca João Fonseca e o cearense Thiago Monteiro entraram direto, enquanto entre as mulheres Beatriz Haddad Maia será uma das cabeças de chave.
Meligeni e Wild com chaves muito convidativas, espero q o Meligeni esteja saudável pra aproveitar, as Wildetes só ficarão muito tristes se for uma final contra o Basilashvilli.
Pigossi só sacar o cheque, uma pena….
Achei a chave do Wild ruim hein, Basilashvilli sobretudo tem muiiito mais curriculo e resultados recentes(mesmo sobre o saibro) doq o Paranaense.. Taberner é outro possível adversário com resultados recentes no saibro muito melhores.. Fora q fica muito difícil acreditar numa sequências de vitórias do marmitao do Dellien..
Meligeni provavelmente nem em condições físicas boas deve estar logo, n cabe maiores expectativas
Pigossi vai chegar na segunda semana, nossa André que maldade kkkkkkkk
Boas chances para o Wild e Meligeni, Pigossi tem chances de avançar a primeira rodada
Difícil algum dos três furar esse qualy.
Acho que os três têm boas chances. Fico um pouco em dúvida se o Felipe Meligeni conseguirá jogar pelo problema nas costas. Vamos Brasil!
Laura ganhar da Petra Martic? Só um milagre!
Primeira rodada bem acessível. Brasileiros favoritos. Se Meligeni estiver bem fisicamente e Wild estiver com a cabeça no lugar, eles tem chances de furar o quali. Chave da Pigossi difícil
Jogos difíceis para todos. Amanhã estarei torcendo pela Pigossi, in loco.
Eu também. sou fã dessa loirinha, se ela tivesse uns 20 cm á mais de altura ela seria Top 5, O que não falta para ela é raça, me lembra até um espanhol de não acreditar em bola perdida. Boa sorte pra ela em RG.
Se ela tivesse 20 cms a mais de altura e cerca de 50000% a mais de jogo ela estaria no top 5. Faltou pouco
Nem todos nascem Federer, Nadal ou Serena. O mundo é feito, em maioria, por pessoas comuns mas determinadas.
Achei que o Heide ia disputar o qualy tb. Vai ficando bem difícil pra ele se recuperar no ranking…
Na torcida, ano passado ninguém acreditava na Pigossi e no Meligeni e os dois furaram. Tb acredito no Wild.
E o Heide? Faz mais de um mês totalmente fora do circuito e ainda tem pontos a defender pq furou quali ano passado.