Monastir (Tunísia) – O paulista Igor Marcondes completou sua boa semana e também conquistou o título de simples no ITF M15 de Monastir, disputado sobre quadras sintéticas na Tunísia. Um dia depois de faturar as duplas ao lado do brasiliense Gilbert Klier, ele superou com grande facilidade o russo Maxim Zhukov, de 20 anos e 651º colocado na ATP, por 6/3 e 6/1.
O brasileiro de 27 anos ergue assim seu terceiro troféu como profissional e o primeiro desde 2022, quando faturou o challenger de Blumenau. No ano anterior, havia triunfado também no challenger de Florianópolis. Ambos foram conquistados no saibro.
Esta foi a primeira final de Marcondes desde seu retorno ao circuito, depois de suspensão de três anos pelo sistema antidoping por não avisar três vezes sobre sua localização durante 12 meses na temporada 2021. Ele voltou a competir em março e disputou seu quinto torneio desde então. Também em Monastir, havia feito quartas de final no começo do mês.
Marcondes ocupa neste momento apenas a 1.767ª colocação no ranking da ATP e deve ter evolução de cerca de 700 postos com os 15 pontos obtidos, na lista que será computada no dia 26. O ex-top 300 vem precisando disputar o qualificatório mesmo em torneios menores. Somente nesta semana, ele entrou em quadra sete vezes, com duas vitórias na fase prévia e outras cinco na chave principal.
Importantíssimo resultado do Marcondes, sobretudo pq agora já conseguirá entrar direto nas chaves de M15/M25, o negócio pra ele será ir recuperando ranking nesse segundo semestre pra já poder começar 2026 disputando CHLs com regularidade..
Klier infelizmente vai patinando em simples, parece sentir demais fisicamente sequências de jogo, a dúvida é se é apenas por n estar na forma plena após longo período de lesão ou se é uma limitação física mais permanente msm..
B.R.A.V.O!!!
Espero que o Igor não se machuque e consiga ficar saudável apesar dessa maratona.
Pra cima, Marcondes, excelente resultado!
Parabéns Marcondes, sensacional
Ótimo resultado, é terminar essa gira de ITFs, fazer mais uma, e após o segundo semestre começar a disputar Challengers na América do Sul, quem sabe terminar o ano no top 500, já seria ótimo
É jogador pra receber convite nos nossos challengers sem mimimis devido ter passado por dopping
Vai perder 1 ano até aproximar do antigo ranking quando foi suspenso. Vai meio q fazer tipo o sell fez em um ano. Beirar top 300 e ano q vem vamos ver a real evolução. Esse ano é ano só de roer o osso msm
Parabéns Marcondao da Massa.
Campeão em Simples e Duplas.
Mas, importante é ter esse preparo físico. Foram 14 partidas na semana.
Com a pontuação conquistada, não vai precisar jogar mais quali de ITF.
Excelente semana do Marcondes. Conquistou seu 1° título de ITF na carreira. Venceu os adversários esta semana com muito mais facilidade. Parece que está encontrando seu ritmo. Esse título o colocará no TOP1000, o que é muito importante porque não precisará mais disputar qualis de ITF. Bora continuar evoluindo e subindo no ranking.
Parabéns duplo pela grande dobradinha do Igor em Monastir. Parece q vai brigar pra voltar aos 300. So uma coisa q eu ainda nao entendi: como pode alguém levar duas advertências sobre uma não localização, e não fazer TODO o possível pra não deixar q aconteça pela terceira vez, e correr o risco de ficar tres anos no congelador (como ficou)?
De repente pq sabia q, se aparecesse e testado fosse, podia vir coisa ainda pior?
É uma possibilidade.
Parabéns Marcondes. Excelente retorno. Step-by-step. Até o top 500, sobe rápido. Vamos brazuca.