Gauff luta por 3h30 contra Zheng e garante vaga na final

Coco Gauff (Foto: Giampiero Sposito/FITP)

Roma (Itália) – Assim como já havia acontecido na decisão do último WTA Finals, Coco Gauff e Qinwen Zheng protagonizaram outra partida com mais de três horas de duração. E novamente a norte-americana levou a melhor e garantiu vaga na final do WTA 1000 de Roma, marcando as parciais de 7/6 (7-3), 4/6 e 7/6 (7-4) em 3h32 de partida.

Gauff mantém a escrita de nunca ter perdido para Zheng no circuito e passa a liderar o confronto por 3 a 0. Elas também haviam se enfrentado no saibro de Roma no ano passado, nas quartas de final. A jovem norte-americana de 21 anos e número 3 do mundo já havia perdido duas vezes na semifinal do torneio e agora faz sua melhor campanha no torneio.

Vencedora de nove torneios no circuito, com destaque para o US Open de 2023, Gauff disputará a 12ª final da carreira. Em competições de nível 1000, já conquistou títulos em Cincinnati e Pequim. Há duas semanas, ela ficou com o vice-campeonato em Madri. A norte-americana será a número 2 do mundo na próxima atualização do ranking e cabeça 2 de Roland Garros.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

A adversária na final do próximo domingo será a italiana Jasmine Paolini, número 5 do mundo, que mais cedo venceu a norte-americana Peyton Stearns, 42ª do ranking, por 7/5 e 6/1. Paolini é apenas a terceira italiana na Era Aberta a disputar a final de Roma, após o título de Raffaella Reggi em 1985 e o vice de Sara Errani em 2014. Gauff lidera o histórico contra Paolini por 2 a 1.

Eliminada na semifinal, Zheng vinha de uma vitória inédita sobre Aryna Sabalenka, número 1 do mundo, nas quartas de final. Foi a primeira vez em sete jogos que ela venceu a bielorrussa. A chinesa de 22 anos e número 8 do mundo tentava chegar a uma final de WTA 1000 pela segunda vez.

Primeiro set com oito quebras e reação de Zheng no segundo

O primeiro set da partida teve 1h15 de duração. E depois de não ter sofrido quebras no duelo das quartas contra Sabalenka, a chinesa acabou perdendo quatro games de saque. E o que custou mais caro foram suas três duplas faltas em momentos importantes. Duas delas aconteceram quando Zheng liderava por 6/5 e sacava para fechar. A outra foi logo no início do tiebreak. Em uma parcial com oito quebras, cada jogadora cometeu 35 erros não-forçados. Zheng até fez mais winners, 9 a 6, mas o começo ruim no game-desempate foi determinante.

A chinesa reagiu cedo na segunda parcial e saiu vencendo por 3/0. Ela chegou a liderar por 4/1, perdeu o saque no sétimo game, mas recuperou a vantagem. Ao todo, foram cinco quebras, 3 a 2 para Zheng. Cada jogadora fez 8 winners e Gauff cometeu dois erros a mais, 17 a 15. Curiosamente, a norte-americana fez um ponto a mais que a chinesa, 31 a 30.

Gauff ficou a um game da queda e cresceu no fim do jogo

O equilíbrio continuou no terceiro set. Foi um momento de instabilidade no saque para Gauff, que cometeu 7 duplas faltas, terminando o jogo com 15. E apesar de todo o desgaste pela duração do jogo, além do horário avançado da partida e das condições de quadra mais lentas, elas protagonizaram ótimos pontos, com destaque para uma intensa disputa na rede, com a chinesa levando a melhor no ‘quadradinho’.

O último set teve seis quebras, três para cada lado. Zheng esteve perto da vitória quando liderava por 5/3, mas não aproveitou a chance de sacar para o jogo, já que Gauff devolveu a quebra, atacando as paralelas. A norte-americana soube aproveitar o bom momento na partida, teve mais segurança no saque e venceu mais um tiebreak para fechar o jogo. Ela fez 27 a 22 nos winners e cometeu 82 erros contra 74 de Zheng. Ao todo, a partida teve 19 quebras de serviço.

Subscribe
Notificar
guest
20 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Vivi
Vivi
12 horas atrás

Pra quem assistiu a aula do Sinner, assistir ao jogo da Gauff foi doído. Eu achei o nível de ambas muito abaixo, talvez pelo cansaço, não sei.
Gauff teve seu dia de Sabalenka de anos atrás, cometendo 16 DF ! Vinda de uma número dois do mundo, é um número muito alto. A sorte é que do outro lado, a chinesa tbm não estava muito interessada em ganhar.
Impressionante tbm a quantidade de chances de quebra que a chinesa teve: 27. Só não soube aproveitar.

Vicentina
Vicentina
12 horas atrás
Responder para  Vivi

Miga acho que a chinesa passou uma vergonha hoje, pois o que ela tremeu não foi brincadeira porque teve n chances de vencer e a GAUFF que cometeu 84 erros e várias duplas faltas estava quase perdida, mas a Zengh não queria que a Gauff perdesse rsrs. Honestamente a Zengh fez o seu time passar vergonha hoje ao se comportar como top 100 e não 10.

M. Lima
M. Lima
12 horas atrás

Zheng e Gauff disputando ponto a ponto… pra ver quem conseguia perder primeiro. O caos venceu. Tá amarrado! Mas parabéns à Coco pela resiliência — ela sobreviveu ao próprio jogo.

Flávio
Flávio
12 horas atrás
Responder para  M. Lima

A Zengh é a tenista mais incompetente da face da terra, realmente nem parecia uma top 10 hoje, agora a Sabalenka deve ter visto o jogo e deve estar se lamentando ao perder para a Zengh, aliás, o que ela jogou contra a Sabalenka parece difícil se repetir, Gauff mereceu vencer porque lutou até o fim.

Gisele Matias
Gisele Matias
12 horas atrás

Agora vai kkkkkkkk!ou será que perde pra Italiana?

EVGS
EVGS
10 horas atrás
Responder para  Gisele Matias

Se Gauff jogar o que jogou hoje, contra a chinesa, a Paolini vai agradecer e levar o troféu para casa.

Mas o feminino é meio imprevisível, Collins derrubou Swiatek jogando muito e perdeu para Svitolina. Stearns derrubou Keys, Osaka e Svitolina, perdeu para Paolini. Zheng derrubou Andreescu(derrubou Rybakina) e Sabalenka, jogando muito, e hoje pediu para perder da Gauff.

Flávio
Flávio
6 horas atrás
Responder para  EVGS

Assino em baixo.

Gisele Matias
Gisele Matias
12 horas atrás

Em galera eu estou acompanhando tênis a pouco tempo, quem vocês acham que é melhor Sinner ou o Alcaraz?

Gustavo
Gustavo
12 horas atrás
Responder para  Gisele Matias

Alcaraz pode ser mais habilidoso, mas, Sinner é bem mais consistente no seu jogo, Alcaraz vire e mexe perde a intensidade e consequentemente alguns jogos, Sinner não abaixa tanto e vencê-lo é muito difícil

Flávio
Flávio
10 horas atrás
Responder para  Gustavo

Se você basear em quadra dura eu concordo, mas no saibro ou na grama aí o Sinner esta atrás do Alcaraz porque o espanhol tem 1 RG e 2 Winbledon, então não há dúvida que no saibro e na grama o Alcaraz é melhor.

Flávio
Flávio
12 horas atrás
Responder para  Gisele Matias

Gisele analisando em termos de piso, que prefiro analisar desse jeito: em quadra dura acho o Sinner melhor, mas na grama e no saibro vejo o Alcaraz superior.

Ricardo
Ricardo
12 horas atrás
Responder para  Gisele Matias

Sinner

Sergio
Sergio
10 horas atrás
Responder para  Gisele Matias

Alcaraz já esteve em momentos melhores. Penso que hoje o Sinner é o melhor do mundo.

Flávio
Flávio
6 horas atrás
Responder para  Sergio

Discordo, pois o Sinner não é melhor do que Alcaraz no saibro e tampouco na grama.

Marco Aurelio
Marco Aurelio
12 horas atrás

Acho que a italiana Jasmine Paoline será campeã. A Coco Gauff deve exausta…

Fernando Venezian
Fernando Venezian
12 horas atrás

Quando as jogadoras sacam mal, a partida fica muito feia! Que agonia ver tantos segundos serviços e tantas duplas faltas!

Flávio
Flávio
12 horas atrás

Em termos de emoção o jogo foi ok, mas o nível do jogo foi ruim devido a tantos erros e a GAUFF pedia pra perder, mas aí contou com a ajuda da Zheng que é a tenista mais incompetente da face da terra que não parecia ser atleta top 10 porque ela tinha várias chances na mão como um 5×3 no terceiro set, tinha vantagem no primeiro set também (antes do tie break), aliás, ainda teve a chance de quebrar o game da Gauff no terceiro set que cometeu 4 duplas faltas, é isso mesmo 4 duplas faltas no mesmo game, mas aí a incompetente não aproveitou e ainda a GAUFF somou 15 duplas faltas com 84 erros não forçados que pasmem ainda venceu o jogo, agora se eu fosse o treinador da Zengh ficaria decepcionado com a Zengh porque ela simplesmente jogou fora uma final inédita, então eu dizia há dias que a Kostyuk tinha sido incompetente contra a Sabalenka, mas o que fez a Zengh hoje superou todas as expectativas que dificilmente alguém vai perder uma chance como ela perdeu hoje, realmente a Sabalenka vendo este jogo deve esta p. da vida e questionando a si mesma como perdeu ontem para a maior incompetente do ano, até aqui, de fato, o que a Zengh jogou com a Sabalenka parece que foi um acidente de percurso mesmo. Parabéns para a Gauff que mesmo fazendo um jogo ruim acreditou, mas também conseguiu encontrar mecanismos para vencer utilizando algumas variações e o seu lado mental fez a diferença, em relação a Zengh, que não é uma jogadora ruim, mas é uma pena ela ter dado a pipocada do ano como essa, pois se continuar com este mental frágil nunca vai ganhar torneio grande, exceto a medalha dourada conseguida em Paris. Em RG acho que Gauff, Sabalenka, Andreeva e talvez a Ostapenko podem surpreender, caso a iga não consiga se recuperar.

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
12 horas atrás

Zheng jogou muito bem contra a Sabalenka. Hoje parecia outra jogadora.

William
William
12 horas atrás

A maio pipoca do ano da Zheng de não for a maior está no top 10 , sacou pro set 6×5 foi quebrada e perdeu no Tie-break , sacou 5×3 no segundo pra ganhar o set foi quebrada novamente, aí deu sorte que quebrou pra fechar em 6×4 , no terceiro sacou pra jogo com 5×3 foi quebrada novamente kkkkkk e ainda me perde no Tie-break , braço de Lacoste ! Kkkkkk

Flávio
Flávio
11 horas atrás
Responder para  William

Falei isso aqui também meu caro, pois a Zengh( que não é ruim,mas é muito pipoca) é a tenista mais incompetente da face da terra, pois a sua pipocada foi a maior do ano, até aqui, Se não melhorar este mental frágil que possui não vai ganhar nenhum torneio grande, acho que a Sabalenka deve ter ficado perplexa porque perdeu pra Zengh ao ver este jogo. kkk

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.