Roma (Itália) – Em grande fase na temporada de saibro, com uma final em Monte Carlo e a semi em Madri, Lorenzo Musetti faz mais uma boa campanha em Masters 1000 e garantiu vaga na semifinal em Roma. O italiano de 23 anos e número 9 do mundo eliminou o alemão Alexander Zverev, número 2 do mundo e bicampeão do torneio, com parciais de 7/6 (7-1) e 6/4 em 2h15 de partida.
Esta foi a terceira vitória seguida de Musetti sobre Zverev, repetindo os resultados dos Jogos Olímpicos de Paris e do ATP 500 de Viena do ano passado. A única vitória do alemão foi no Masters 1000 de Madri de 2022.
O adversário de Musetti na semifinal da próxima sexta-feira será o espanhol Carlos Alcaraz, número 3 do ranking. Este será o sexto duelo entre eles na elite do circuito, com quatro vitórias do espanhol, a mais recente na final de Monte Carlo. A única vitória de Musetti foi há três anos, em Hamburgo.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Novo integrante do top 10 e vencedor de dois torneios da ATP, Musetti tenta alcançar sua sétima final de ATP e a segunda em Masters 1000. Provisoriamente, o italiano está ganhando a posição de Alex de Minaur e subindo para o oitavo lugar. Ele ainda disputa a sétima posição com o norueguês Casper Ruud e pode chegar ao sexto lugar em caso de título.
No place like Rome 🇮🇹
Lorenzo Musetti reaches his 3rd consecutive Masters 1000 semi-final, defeating 2nd seed Zverev #IBI25 pic.twitter.com/WkUTkny5TQ
— Tennis TV (@TennisTV) May 14, 2025
Já Zverev, que defendia o título em Roma, vai perder a segunda posição no ranking para Carlos Alcaraz. Com isso, o espanhol será o segundo cabeça de chave em Roland Garros e só enfrentaria o italiano Jannik Sinner, atual líder do ranking, na final do torneio.
Musetti se recuperou no primeiro set e apostou em variações
Durante o primeiro set da partida, Musetti esteve por duas vezes com quebra atrás no placar. Zverev saiu vencendo por 3/1 e chegou a liderar por 4/2, mas não aproveitou a chance de sacar para fechar. O alemão perdeu quatro set-points. Em um deles, Musetti se salvou com uma incrível passada. O italiano, aliás, teve sucesso nas curtinhas, trazendo o alemão para rede e não dando ritmo a o rival, de jogo muito agressivo. No fim do primeiro set, cada jogador fez 12 winners, mas Zverev cometeu o dobro de erros, 20 a 12.
Já na segunda parcial, os sacadores vinham prevalecendo durante oito games, sendo que Musetti chegou a salvar um break-point ainda no começo. O italiano também só teve uma chance de quebra e passou à frente no placar com um ótimo winner de backhand na paralela. Sacando para o jogo, fez um game muito seguro e definiu a partida. Musetti fez um winner a mais que Zverev, 21 a 20, mas cometeu 22 erros não-forçados contra 36 do alemão.
Seria esse italiano o próximo “Muso da ATP”?
O cara é bonitão
Ele tá no meu top 10 dos mais gatos, com tranquilidade.
Hmmm. Essa coca é fanta, rs.
Lindíssimo o Musetti. Está outra coisa com o cabelo curtinho e barba.
Zverev em dia de Zé Verev. Sacando em 6×5 no primeiro set, 40×0 e tomou um vareio medonho. Acabou perdendo o set no tiebreak e o jogo.
Exatamente o que eu ia dizer
Pois é cara, realmente ele vacila demais às vezes age que nem as moças do tênis feminino ao perder chances em jogos grandes, ok que o Museti esta jogando bem no saibro, mas um tenista experiente como ele não pode perder essas chances ou sentir o peso de jogar contra a alguém da casa, aí não né parecendo o Zé verev mesmo.
Que palhaço é o Zverev
1 set nas mãos dele e ele ainda consegue entregar de bandeja pro Musetti.
Deplorável
Musetti esta jogando muito bonito, então acho que dos adeptos de uma mão ultimamente parece que ele tem o melhor backhand ou estou exagerando aqui gente? Obrigada meus queridos !
Na minha opinião , está exagerando . Acho que Gasquet , wawrinka , Dimitrov e Lajovic possuem revés simples melhor , mas a maioria deles está em vias de se aposentar. Acho q o está contando nessa evolução de Musetti são outros atributos : físico, saque e tática (leitura do jogo)
Dos que estão em atividade, eu destacaria também a de Dimitrov e a do Wawrinka claro (a mais mortal; pena que está mais para se aposentar). Agora, o Musetti tem confiança e bate muito bem a paralela de backhand).
Zverev, assim como Medvedev deveriam se preocupar, decadentes, não conseguem abrir uma vantagem como antigamente, os adversários não “respeitam”, a confiança some…apesar do título recente, Zverev não consegue impor seu jogo, não parece ser apenas uma fase ruim, vai ter que mudar algo no seu jogo.
Musetti jogou um bom tênis com seu jeito elegante, disparando bolas rápidas com seu backhand. Por vezes ele me faz lembrar do bom e velho Stan, the man.
Eu falei… cuidado Zé…. olha Zé….kkkkkk