Roma (Itália) – Pelo terceiro jogo seguido, a norte-americana Peyton Stearns lutou até o tiebreak do terceiro set para avançar no WTA 1000 de Roma. Depois de eliminar Madison Keys e Naomi Osaka, a atual 42ª do ranking venceu a ucraniana Elina Svitolina, bicampeã do torneio, por 6/2, 4/6 e 7/6 (7-2) em 2h38 de partida.
Aos 23 anos, Stearns faz sua melhor campanha em um WTA 1000 e mais já disputou duas finais de 250 no saibro, com um título em Rabat no ano passado e um vice em Bogotá há duas temporadas. Com os resultados de momento, a norte-americana entra no top 30.
Stearns enfrenta na semifinal da próxima quinta-feira a italiana Jasmine Paolini, número 5 do mundo. As outras duas semifinalistas serão conhecidas nesta quarta-feira: Coco Gauff e Mirra Andreeva duelam às 8h (de Brasília), enquanto Aryna Sabalenka e Qinwen Zheng jogam às14h.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já Svitolina, que conquistou as edições de 2017 e 2018 em Roma, tentava voltar à semifinal do torneio depois de sete temporadas. A ucraniana de 30 anos e número 14 do mundo também poderia voltar ao top 10 em caso de título. Há duas semanas, ela foi semifinalista em Madri.
There’s something about Peyton and Rome 🤩@peyton_stearns plays a fantastic match to defeat Svitolina in an EPIC 6-2, 4-6, 7-6(4)!#IBI25 pic.twitter.com/p9713EKGna
— wta (@WTA) May 13, 2025
Stearns estava perdendo o último set por 3/0
Apesar de ter conseguido uma quebra logo no início, Svitolina não conseguiu fazer um bom primeiro set. Instável em seus games de saque, a ucraniana permitiu três quebras a Stearns, que fez seis games seguidos. A norte-americana fez 10 winners contra apenas 3 da ucraniana. A diferença no número de erros era muito menor, 12 a 8 para Stearns.
No começo do segundo set, Stearns voltou a quebrar e vinha sustentando a vantagem até liderar por 4/2, mas Svitolina devolveu a quebra no sétimo game e ainda salvou break-points antes de buscar o empate. Experiente e também mais regular nos ralis de fundo, a ucraniana cometeu apenas seis erros na parcial contra 14 da rival e voltou a quebrar no fim do set para igualar a partida.
O bom momento de Svitolina rendeu uma vantagem por 3/0 no último set, quando Stearns recebeu atendimento para a coxa esquerda. A norte-americana, que vinha de dois jogos longos contra Osaka e Keys, definidos no tiebreak do terceiro set, conseguiu buscar o empate. As jogadoras ainda trocaram quebras mais uma vez e a ucraniana encaixou uma sequência de aces no último game antes da definição do tiebreak. E o jogo agressivo da norte-americana fez a diferença para definir a partida. Stearns fez mais que o dobro de winners, 38 a 15, e cometeu 50 erros não-forçados contra 28.
Svitolina nunca decepciona.
Kkkkkkkkkkkk
Raçuda essa loura.